SUBKICK - DIY

kallanwu

New Member
bom dia professores SaV!
sei q jah tem varios topicos falando sobre, mas como não há comentários neles a bastante tempo resolvi abrir outro.

nesse topico http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=4798
o subkick da yamaha eh cheio de frescuradinhas dentro, acho q tem bonina, dimmer ou sei lah o q eh (so bem chucro nessas miudesas kkk, me desculpem)
e no msm topico tem um link do http://www.instructables.com/id/SPKR-MiK--How-to-make-a-microphone-from-a-speaker/#step1 que ensina a fazer o mic, mas tah em ingles dai a coisa pegou, então parti para o youtube, achei varios videos DIY, http://www.youtube.com/watch?v=LFKUNNMAMwM&feature=related em ingles tb, mas como um video vala mais que 1000palavras entendia facilmente, mas percebi q nenhum dos videos os caras faziam esse circuito nem igual e nem parecido ao da yamaha, somente ligavam os fios direto no falante e mandavam som neles

qria saber tem algum problema? (acho q sim caso contrário a yamaha n gastaria tb dinheiro complicando o sistema)
q vantagem o subkick da yamaha leva sobre os desses videos

obrigado desde jah
 
Problemaaa, problemaaaaa não tem...
O principio de um alto falante é igual a de um microfone, na verdade é um microfone grande invertido.
Ele vai funcionar somente ligando os fios? Sim, vários home estúdios usam assim e tem bons resultados.

Porque então o DIY e o da Yamaha tem bobinas, pots, e aquelas baboseiras?
Simples, para facilitar o trabalho.
Pois eles podem trabalhar a freqüência, volume, e cortes através destes sistemas e enviar para a mesa um som mais limpo.

Já tentei usar este sistema, funciona legal, mais como meu biombo é fechado e pequeno, tive muitos vazamentos, ai parei de usar.
 
hmm gosti das frescuras da yamaha! kkkkkkk

pra fazer tah complicado com esse passo a passo ingles q o google tradutor manda pra um portuguEIS horrivel de intender kkkkk

ele captou muito as outras peças? ou vc n gostou pq qria usar para gravação, pq eu vou usar pra ao vivo

e quais as medidas do seu biombo?
 
Usei ao vivo no culto...
Sim ele pegou sons de outras peças... O falante que usei não era um subwoofer, então acabou pegando freqüências fora das que eu queria que ele pegasse no bumbo... Na mesa atenuei bastante, mais não ficou tão bom...

Tocando só o bumbo ficou SHOWWW, mais quando entrava tudo, já era.
Você pode tentar prender o falante dentro do bumbo com elásticos, isso evita captar sons externos.
Mais é tentativa e erro, mais pra gambiarra quanto para algo profissional.

Quanto as medidas não sei de cabeça, mais não é muito grande.
 
oks, certamente a situação foi muito parecida com a minha será, vou usar em cultos tb, por isso estou tentando achar as coisas o mais barato possível, se bobear até a preço de sucata, assim se n prestar pro uso n perde muito ^^

e aproveitando q vc entende bastante, qual ou quais as diferenças para capa de resposta do bumbo sem furo e com furo?
 
O furo tem duas funcionalidades básicas.
1 - Alocar os microfones
2 – Controlar a ressonância tornando mais fácil a afinação, funcionamento parecido com a do DUTO de uma caixa, logo também causa mais projeção no som.

Ela fechada produz mais harmônicos, e a afinação é muito mais influenciada pela resposta do que pela batedeira.
Mais usado no JAZZ com bumbos pequenos...

Mais cuidado com o furo, dependendo do tamanho dele, é a mesma coisa que não ter resposta, pois o deslocamento de ar não vai atingi-la vai sair direto pelo buraco.
 
kallanwu disse:
tem tamanho ideal? para o furo? ou vai do q eu achar melhor para o bumbo e meu ouvido?
Não há uma regra muito certa para isso, porque depende da “litragem” do bumbo.
Existem bumbos de 18” que são mais compridos, e bumbos de 20“ que são mais curtos...

Mais a “regrinha” que se usa é furo de no máximo 4,2” para um bumbo de 20” o que subentende-se um furo de no máximo 21% da área da pele.

Então vamos montar uma tabelinha com os padrões de bumbos mais comuns...
22” – 4,62”
20” – 4,2”
18” – 3,78”
16” – 3,36”

Na dúvida, mede o bumbo e vai para a calculadora TAMANHO * 0,21 e pronto.
 
oks
vlww

furo do bumbo, resolvido

agora tenho q abrir outro topico para falar sobre main power, to lendo nos topico e to boiando mais q boia literalmente kkkkkk
 
atilacteixeira disse:
Eu colocando um falante de 4ohms ligado no pré da mesa não pode fazê-lo queimar não?

Queimar como? com que energia?
o alto falante vai mandar um sinal de baixisima corrente, por isso que liga no pré amp, é igual um microfone. igual.

o falante capta as ondas sonoras e se movimenta, gera uma corrente na bobina que é seu sinal e vai pro pré amplificador, pra voce poder ouvir e usar o som. sacou?
Dentro do microfone tem uma bobina tb e capta o som usando o mesmo principio.

seu falante é um microfone "dinamico" heh, entao phantom power desligado.

:)
 
Back
Topo