Subwoofer para reforço de PA

Tiago Lutz

New Member
Bom dia,

Recentemente construímos um salão para reuniões (igreja) com 25m de largura por 20m de profundidade.
Segue a foto do local:

1.jpg


2.jpg


Como a disposição das cadeiras é em meia-lua (marcado em preto no desenho) decidi colocar o PA em um cluster central, com 4 caixas DIY que eu montei com a seguinte configuração:

Médio-grave JBL 8W16P
Driver JBL D200
Super Tweeter ST200
Crossover passivo Butterworth 12db: 120-1200hz (médio grave) / 1200-6000hz (driver) / 6000~ (tweeter)

Portanto preciso preencher essa lacuna dos 40~120hz (pois usamos contrabaixo, teclado e ainda tem o bumbo da bateria - que ainda não está amplificada).

Vou dar mais características do local pra vocês me ajudarem. O salão é alto (em torno de 8m no centro) e o chão é de piso frio, além disso possui janelas de vidro em toda a volta. Por causa disso o ambiente tem bastante reverberação, e não possibilidade de tratamento acústico do local. Tenho que controlar no alinhamento das caixas, equalização e volume.
Reunimos de 200 à 300 pessoas.

Por fim, pesquisando alguns modelos de subwoofer encontrei as seguintes possibilidades (do maior para o maior):

2 Subwoofer (ativo + passivo) Machine FRD 318 Plus 18" - R$4000

1 Subwoofer ativo Attack 100W VRS 1510A 15" - R$2900

1 Subwoofer ativo Yamaha DXS12 12" - R$4600


Creio que embora o par de 18" sejam o melhor custo x benefício, no meu caso acho que vai ficar exagerado e que pode embolar o som (vou ter que usar 40% do sub).

O de 12" da Yamaha eu vejo como a melhor opção pois deve ter bem mais fidelidade de som, e acho que pode suprir a falta de graves, MAS é o mais caro de todos.

O de 15" é um meio termo, mas não tenho muita referência dessa marca (Attack) e penso que ele deve "falar" menos e mais embolado do que o Yamaha, mesmo sendo de 12".

Com base na experiência alguém pode me dar uma luz? Nunca comprei subwoofer grande, sempre usei caixas full range, mas agora que já montei essas de 8" vou precisar pra complementar o som!
 
Seja bem vindo amigo!

Antes de mais nada, já te adianto que mesmo com um sub DXS12 da yamaha vai faltar ainda os graves.... para este ambiente o minimo seria um sub como o SUBLINE 18sa da FBT, pois vai precisar de um bom punch para preencher o local....
 
Seja bem vindo amigo!

Antes de mais nada, já te adianto que mesmo com um sub DXS12 da yamaha vai faltar ainda os graves.... para este ambiente o minimo seria um sub como o SUBLINE 18sa da FBT, pois vai precisar de um bom punch para preencher o local....

Obrigado tonreb!

O objetivo não é ter um equipamento muito forte, até porque não temos costume de deixar o som muito alto.
Outro ponto em relação ao que tu sugeriu é que este sub custa o dobro do orçamento, pelo que eu pesquisei. Teria que ser algo em torno dos 3k mesmo.

Alguém pode recomendar esse sub da marca Attack? Só preciso de uma confirmação pra fechar a compra do VRS 1510A 15" (1000W), que é ativo.
Se eu notar que falta muito grave futuramente posso comprar o VRS 1510 que é a caixa passiva (o par).

É uma boa compra? O que acham?
 
O objetivo não é ter um equipamento muito forte, até porque não temos costume de deixar o som muito alto.

1 subline 18sa não ficará com som "muito alto" não.... ainda é pouco pro ambiente!

Alguém pode recomendar esse sub da marca Attack? Só preciso de uma confirmação pra fechar a compra do VRS 1510A 15" (1000W), que é ativo.

não recomendo, é fraco e timbre muito ruim.....
 
Por fim, pesquisando alguns modelos de subwoofer encontrei as seguintes possibilidades (do maior para o maior):

2 Subwoofer (ativo + passivo) Machine FRD 318 Plus 18" - R$4000

1 Subwoofer ativo Attack 100W VRS 1510A 15" - R$2900

1 Subwoofer ativo Yamaha DXS12 12" - R$4600

Dos três o que salva é o Yamaha e olha la, pra esse ambiente realmente vai faltar, ja tive Attack, é fraco em timbre e em SPL (tirando a linha Vertcon). Recomendaria no minimo um RCF SUB 708-AS II ou um FBT Subline 18sa.
 
Eu entendi que o recomendado seria usar FBT ou RCF, se coubesse no orçamento com certeza compraria.

Vocês não tem nada para recomendar entre 3 e 4 mil? Mesmo que vá faltar som, preciso saber qual seria a opção "menos pior".
 
Eu entendi que o recomendado seria usar FBT ou RCF, se coubesse no orçamento com certeza compraria.

Vocês não tem nada para recomendar entre 3 e 4 mil? Mesmo que vá faltar som, preciso saber qual seria a opção "menos pior".

primeiramente, seja muito bem vindo amigo!

No final do ano passado tbm fechamos as obras na igreja que faço parte e estávamos com a mesma necessidade que a sua, só que além de sub tbm tínhamos o desejo de trocar as caixas altas.

Tbm estava com a ideia de adquirir esse sub da attack que vc citou, primeiro pelo preço que ele tem, por ultimo com pensamento de que, como nunca tivemos sub nenhum em nossa igreja, esse sub já seria excelente para nossas pretensões.

Depois de ler quase todo o material daqui do fórum e pedir ajuda dos amigos, cheguei a conclusão que no caso de caixas acústicas e sub's o barato pode sair caro, pq o equipamento não vai te atender e rapidamente vc sentirá a necessidade de investir novamente no seu equipamento. Graças a esse entendimento que adquiri aqui com o pessoal do fórum seguramos um pouco nossa ansiedade, conseguimos mais capital e ao invés de comprar duas rcf's art310 e esse sub da attack, compramos ontem duas rcf's art710 e já estamos juntando mais grana para adquirir até o final do ano um sub do mesmo nível.

Pegue essa experiencia e aplique no seu caso. Junte mais recursos, pegue esse capital e faça atividades que possam dar retorno financeiro para o seu ministério e muito antes do que vc imagina terá condições de investir em algo que realmente valerá cada centavo. É como disse para mim o amigo AltVan13, "o que vale a pena ter, vale a pena esperar"
 
Vocês não tem nada para recomendar entre 3 e 4 mil? Mesmo que vá faltar som, preciso saber qual seria a opção "menos pior".

nessa faixa de preço, para um rendimento adequado.... não....

cara, não se engane com preço, escolha o que te atenderá tecnicamente e pro gosto e depois vai atras dos valores, NUNCA escolha nada pelo valor, NUNCA mesmo.... não existe segredos para tal...

se for comprar um sub e quer ser barato, pense em passivo, veja na 4vias algo com falantes importados (nacional infelizmente é muito abaixo) e o preço de um bom amp, verá que não fica tão barato assim...

sobre opções, o pessoal normalmente recomenda o que usa, tem o PRX718XLF que já usei e é legal, o 618 acompanha tb (versão XLF!), outras marcas eu não recomendo pelo valor ser muito alto..... veja tb DAS ACTION 118a.... se lembrar de outros vou informando.... ah, FZ 118 tb.... mas todos acima dos valores que quer encontrar...
 
pelo valor, tem opções melhores.....

e esse sub mackie me deixou chateado, pois quem ouviu um SWA1801 sabe que a mackie tem muito potencial, e não é o caso deste....
 
pelo valor, tem opções melhores.....

e esse sub mackie me deixou chateado, pois quem ouviu um SWA1801 sabe que a mackie tem muito potencial, e não é o caso deste....

Estou negociando um semi novo por 4500. Eu só posso pagar parcelado e no máximo R$400 (ex., 12x400).
Qual opção melhor nesse valor?
 
cara..... melhor pegar um subline usado (ou semi novo que não muda em nada!) por esse valor... renderá muito mais....
 
Na internet achei avaliações ruins do SRM1801 mas boas do SRM1850.
Já entendi que a ideia do subline é a que vai atender melhor mas não tem esse sub por menos de 5k em lugar nenhum.
 
O que acham de um JBL PRX815XLF?

As caixas altas são com médio grave JBL 8W16P. Será que ficaria legal com um corte entre 90 e 100hz?
 
Bom sub, nada exagerado mas bom.... verifique o valor dele e do 705as II da RCF (que é superior a ele)

Consegui por 5k em 12x, vou fechar a compra então. O RCF só achei bem mais caro.

Agora outra dúvida:

Uso como mixer a Behringer x32. Utilizo o Matrix (crossover) dela para fazer o ajuste entre o PA e o SUB?
Daí eu mando de 100hz pra cima para o amp e depois para o PA. E de 100hz pra baixo direto pro SUB.

Outra pergunta.. seria interessante adquirir outro equipamento para processar o sinal (entre a mesa e o amp)? Porque atualmente estou usando o crossover, compressor e equalizador embutidos na x32.
 
Back
Topo