Subwoofers: EKX-18SP x FBT SUBLINE 18SA

Vamos aos dados:



EV EKX-18SP
  • 18-inch DVX woofer for extended low-frequency response
  • 1800 W Class-D power amplifier with integrated FIR-Drive DSP
  • 135 dB peak SPL
  • Special DSP preset for true cardioid performance across the full operating bandwidth
  • Combo pole cup (insert and threaded) for use with the ETX Powered Loudspeaker full range models
  • Removable casters

FBT Subline 18SA
  • Frequency response from 33Hz - 120Hz
  • 1200W RMS Class D power amplifier with switch mode power supply
  • Digital Signal Processor with 6 presets, 3 equalization with 2 LPF Crossover Settings, Digital 6 step delay line
  • Control Panel with Stereo XLR in/outs, Volume, EQ Presets, Delay, Phase Reversal Switch 0°-180°, 3 status LED Indicators
  • 15mm (5/8”) Baltic birch plywood cabinet with scratch & scuff resistant paint finish
  • 133 / 137 dB spl (cont/pic)
Agora, ignorando totalmente os dados apresentados, somente pelo uso que tive dos 2 modelos, fico com o FBT, e digo mais, se fosse contra outro sub, um prx618xls da jbl por exemplo, iria de jbl!
Nào gostei dessa linha de subs da EV.
 
Do que não gostou? Do timbre?

Dentre os subwoofers assemelhados a esses dois que mencionei, quais outros vc indicaria?

Eu havia colocado o JBL PRX618 em uma pré-lista, porém, ele saiu de linha ou foi substituído por outra série (PRX 700).

Pelo preço que esse EV está nas americanas, eu havia decidido por ele. Hoje, passei a considerar o FBT Subline, porém, tenho poucas informações sobre ele.

Estou à caça de sub para casar com as RCF NXL24A.
 
Cara.... pra casar com as NXL24a até o subline vai apanhar um pouco..... tanto que recomendam o 8005 ou o 8004 pra acompanhar elas....

vc pode também orçar os H7 na 4vias com um amp + processador, vai dar conta de boa.... mas que seja o original com B&C!
 
Subwoofer passivo???:(
Tem nada menos trabalhoso, não??? Kkkkkkkk

Tento entender como funcionam algumas medidas de comparação entre os equipamentos.
Por exemplo, o 8004 possui potência e SPL semelhante ao Subline 18. Por que o Subline apanha e o 8004 não?

Pensei em 4 Sublines para casar com 4 NXL24A. Achava que 4 subs de 18' já causariam um estrago grande.

Como o 8004 é bem mais caro, eu precisaria que apenas 2 subs RCF 8004 resolvessem, porém, acredito que 2 não seriam suficientes.
 
Pensei em 4 Sublines para casar com 4 NXL24A. Achava que 4 subs de 18' já causariam um estrago grande.

Dependendo da montagem, vai dar conta sim..... pensei que fosse 1 pra 1.... mas colocando 2 sublines acoplados por lado ou, melhor ainda, os 4 acoplados no centro, da conta sim!

o 8004 possui potência e SPL semelhante ao Subline 18. Por que o Subline apanha e o 8004 não?
Só ouvindo pra crer.... o 8004 sustenta muito mais que o sunline!
 
Dependendo da montagem, vai dar conta sim..... pensei que fosse 1 pra 1.... mas colocando 2 sublines acoplados por lado ou, melhor ainda, os 4 acoplados no centro, da conta sim!


Só ouvindo pra crer.... o 8004 sustenta muito mais que o sunline!

Tonreb sempre gentil!
Obrigado, irmão.
Estou indo para Manaus na sexta-feira fazer uma visita a C. Borges, para verificar in loco os equipamentos e já adquirir o que precisamos. Conversei alguns minutos com o Andrei, gerente da loja. Ele disse não ser necessário pegar 8 peças da RCF NXL 24A.

Por enquanto, considero a seguinte configuração:
- 4 x RCF NXL 24A
- 4 x FBT SUBLINE 18SA
- 4 monitores, sendo 3 x FBT VERVE 115MA + 1 x FBT STAGE MAXX 12MA (eles não tem as 4 verve).

Acho que esta configuração é suficiente para cobrir bem o templo com área de audiência de 17x9x20 (LxAxP).
 
Galera!!! Boa tarde!!

Dúvidas em adquirir um dos dois Subs ativos.

FZ SUB 18A = R$ 6.600,00 (Ainda não pedi desconto a vista) Fábrica
FBT SUBLINE 18SA = R$ 6.000,00 tudo incluso (Pedi desc.) C. Borges

Ambas como sabemos usam falantes B&C.
FZ usa amplificação digital LabGruppen, FBT digital, mas, não sei fabricante.

Seguinte, considerando que moro em Recife, área litorânea.
Caixas para acompanhar: Promaxx 12 ou 14a // FZ108a ou 102a

Vale a pena a FBT devido seu spl top, etc..., porém, assistência técnica mais complicada (Manaus) ou FZ, spl menor, preço será pouco maior e assistência técnica na Bahia?


Me ajudemmm... rsrsrs...
 
Última edição:
Cara, ja tive problemas com as duas marcas, ambas tem assistência técnica excelente, demorada um pouco mas nunca fiquei na mão, porem, se der problema, pode esquecer o equipamento por algum tempo, isso vale para as duas.

Pro seu caso eu iria de FBT pelo SPL maior, pra acompanhar as NX24 teria de ser o 218 da FZ, e mesmo assim acho que não casaria tão legal, visto que o corte dele é meio baixo, o Subline consegue subir um pouco mais. Mas ainda sim, recomendo testar e ver como se comporta.
 
o comparativo neste caso seria o PRX da jbl contra o EV apresentado!

O FBT tem um timbre bem mais bonito (o mesmo que acontece com o FZ em comparação ao EV, provavelmente pelos transdutores utilizados - B&C), o PRX q mencionei tem um bom SPL, da muita pressão, mas nem só de SPL que se vive uma caixa!rsrs
 
Cara, ja tive problemas com as duas marcas, ambas tem assistência técnica excelente, demorada um pouco mas nunca fiquei na mão, porem, se der problema, pode esquecer o equipamento por algum tempo, isso vale para as duas.

Blz!!!

Pro seu caso eu iria de FBT pelo SPL maior, pra acompanhar as NX24 teria de ser o 218 da FZ, e mesmo assim acho que não casaria tão legal, visto que o corte dele é meio baixo, o Subline consegue subir um pouco mais. Mas ainda sim, recomendo testar e ver como se comporta.

Valeu!!!
 
Seguindo um conhecido meu dos EUA, não existe um sub convencional (sub comum de apenas 1 alto falante) que consegue acompanhar certas caixas de som, como a NXL24-A. A NXL24 "engole" apenas um 8004-AS.


Segue o link de um vídeo que ele gravou utilizando duas NXL24-A e quatro SUB8004-AS:

Se a NXL24 engole um 8004-AS, com certeza vai engolir a FBT 18SA.
 
Aí é questão de gosto....

Um 8004 da sim conta (sem exageros e sem sobras), mas um subline 18sa, dependendo do estilo e do gosto, vai faltar.... mas se for em uma igreja, ambiente fechado, e dependendo do estilo, da pra levar de boa....
 
Por exemplo, com banda você vai usar muito mais as altas que os subs, e a própria RCF recomenda o 8004 pra NX24, então pode ir sem medo.
 
@Salv , só pra constar, DJ's exageram em graves!!!rs (é o que me pareceu neste video tb....rs)

Mas, tem algo que gostaria de deixar como observação: viram que ele utiliza DI's para ligar os cdj's? Seria maravilhoso se todos tivessem o mesmo cuidado para ligar os equipamentos!
 
Cara, ja tive problemas com as duas marcas, ambas tem assistência técnica excelente, demorada um pouco mas nunca fiquei na mão, porem, se der problema, pode esquecer o equipamento por algum tempo, isso vale para as duas.

Pro seu caso eu iria de FBT pelo SPL maior, pra acompanhar as NX24 teria de ser o 218 da FZ, e mesmo assim acho que não casaria tão legal, visto que o corte dele é meio baixo, o Subline consegue subir um pouco mais. Mas ainda sim, recomendo testar e ver como se comporta.

Cara, qual foi o problema que tivesse com elas?? Apresentaram em pouco tempo?
 
Última edição:
[Vamos causar mais um pouco de discórdia]

Montei esse sistema com 2 Subline de standby esse final de semana, e aqui vai o teste cego dos dois sistemas:



Alguém arrisca qual é qual? :D:D:D

Potencia dos subs Behringer iNuke 6000DSP (imaginem agora o motivo de precisar dos subs em standby)

------------------------------------------------------------------------------------------------

E conforme esperado...


Captura%20de%20Tela%202016-10-09%20agraves%2019.47.57_zps1kst2fvi.png


Mas vai um comentario, essas potências funcionam bem sim, só não pode trabalhar com elas no talo por muito tempo (que foi o caso), ai não tem jeito...

E antes de qualquer coisa, não foi eu que decidi colocar as SB daquele jeito, eu so montei os Sublines.




 
Back
Topo