Sugestão de caixa para retorno

alexluza

New Member
Gostaria de sugestões para caixas passivas de retorno (2 caixas), no valor de até 2 mil reais.
O ambiente é uma igreja, espaço pequeno e com acústica bastante ruim. Pesquisando vi muitos elogios à RCF. Será que um par de passivas ART 310 ficaria bom? Penso mesmo em algo com 10". O uso é essencialmente o uso normal de uma igreja e as músicas quase sempre são com playbacks ou um teclado, ficando o retorno apenas para os cantores. Temos 2 microfones (sem fio) Shure Beta 58a para isso. Vou inclusive preparar uma medusa para ficar como espera para instrumentos e microfones adicionais (com fio).
 
As caixas RCF são boas, assim como várias outras. agora quanto a resolver o problema em um ambiente com acustica muito ruim não acredito muito, nem RCF e nem outra! Tambem não sei se existe a RCF310 passiva. Qual caixa voce usa hoje?
 
Alex;
Acredito que não tenha importação da RCF passiva, pelo menos não da Art 310. Tive esta informação não lembro se foi aqui no SAV ou em algum contato com o pessoal da CBorges.
Stract, sei que problemas acústicos são resolvidos com soluções acústicas mas minha experiência é que uma caixa equilibrada, como a Art 310, se sai bem melhor em um ambiente ruim do que uma caixa que não tem definição. Fiz um teste usando minhas Art 310a no lugar das O`Neal OPB 620 da igreja, coloquei nas Art o baixo e uma batera eletrônica Roland TD4 KX2, que não vão nas O`Neal porque elas não aguentam e ficam rachando, e o som ficou limpo, nítido. Usei para o retorno e todos perceberam a diferença pra melhor.
 
AltVan13, a melhora percebida se deu em função das qualidades da caixa, o que qualquer outra caixa de qualidade daria. Nao que tenha resolvido o problema acustico.
 
Bem, na verdade eu não encontrei essas caixas passivas, mas como vi (mas não acho mais o link) vendas em pares, acabei supondo que devam existir. Bem, a questão acredito ser mesmo qualidade. A minha opção por caixas passivas é porque é mais fácil passar o cabo PP para ligar a caixa do que fiação elétrica e cabos de áudio, além de não ter controle sobre a caixa de nossa mini "ilha" de controle. Bem, na falta de uma versão do ART 310 passivo, qual seria a sugestão? Lembrando que minha opção de 10" é principalmente pela amenização dos graves, sendo que, para o espaço pequeno que temos acho desnecessário uma amplificação dessa faixa. (As caixas principais tem woofers de 15" e pra tirar/amenizar o "eco" eu precisei equalizar praticamente zerando as baixas frequências). Praticamente somente cantores e pregadores ficarão na dependência desse esquema. Para teclado, violão e uso esporádico de outros instrumentos instalei uns monitores aéreos, que até agora não me deram problemas.
 
Amigo, comprei duas Yamaha DBR10, para usar como retorno, achei excelentes, pelo preço que paguei, veja na LUMIX, mas são ativas, passivas de qualidade são difíceis de achar, tem as Antera e Attack, que quebram o galho.
 
Encontrei essa discussão.

http://somaovivo.org/forum/showthread.php?tid=3630

Será que ainda encontro essas caixas passivas?
 
alexluza disse:
Encontrei essa discussão.

http://somaovivo.org/forum/showthread.php?tid=3630

Será que ainda encontro essas caixas passivas?
Encontra caso encomendar. O problema é que dificilmente alguem vai pagar o valor dela :( ....

Abrcs,
andry110
 
Fiz uns novos estudos (leia-se pesquisa google) e conclui que para o meu ambiente especificamente eu não precisaria de tanta potência (2x300W) Provavelmente um sistema com 2 caixas de 200W ficaria melhor, ainda aproveitando uma potência que temos aqui de 400W. Bem, sei que RCF é referência mas o custo é salgado. Temos (ou teremos) em torno de 4 mil reais para gastar. Mas não quero gastar o que não for preciso, ou seja, comprar duas caixas de 300W para usar 2/3 da capacidade, seria desperdício. Não encontrei RCF com menos potência. Aqui não tem lojas boas (nem ruins) e pra eu ir até Curitiba não é longe, mas eu teria que ir sabendo o que vou atrás e se possível onde ir. Alguém saberia me indicar algo nessas condições:

Woofer de 10" (ou 12", no máximo)
200W Passivo
Preço até 2000 cada
Boa qualidade para a aplicação (retorno).
Marcas boas. Conheço RCF e JBL/EON. Entre essas ficaria com RCF, (mais pelos resultados das minhas pesquisas do que por conhece-las) mas o preço (relação custo/benefício) pode modificar minha preferência.

Se houver indicações agradeço. Pode ser até mais de uma sugestão, já melhoraria minhas condições de teste quando for até uma loja.
 
stract disse:
As caixas RCF são boas, assim como várias outras. agora quanto a resolver o problema em um ambiente com acustica muito ruim não acredito muito, nem RCF e nem outra! Tambem não sei se existe a RCF310 passiva. Qual caixa voce usa hoje?

Stract;

Note que eu ressaltei que problemas acústicos são resolvidos com soluções acústicas mas tb é verdade, como vc tb cita em relação à RCF ou qualquer outra caixa de qualidade, que uma boa caixa torna as deficiências acústicas muito menos sensíveis. Este é exatamente o meu caso, em minha aplicação para retorno do louvor, embora não melhorem a acústica da igreja resolvem o problema de inteligibilidade tanto do vocal quanto dos instrumentos pois não ficam todos embolados nos médio-graves que são as frequências que me atrapalham.
Achei conveniente compartilhar porque o Alex poderia pensar que adquirir boas caixas não traria nenhum benefício para ele.
 
Não temos retorno nenhum no momento. A acústica do local é péssima e a curto prazo não tem como mexer na estrutura do templo. Na verdade até pra colocar esses retornos tive que insistir bastante, por que liderança da igreja queria somente uns monitores suspensos, nada com fio aparente ou no chão...
Bem, pelo menos já consegui convence-los a comprar os retornos.
a minha busca por sugestões é justamente comprar algo com boa qualidade para ter o melhor desempenho possível a despeito dos problemas acústicos do local.
 
Devido a sua escolha. Monitor 10'' de qualidade, marca conceituada e PASSIVO. Você dificilmente vai achar algo a pronta entrega em alguma loja para ouvir ou opinião de quem usa.

Geralmente quem usa de MARCA é ativo.
Passivo vc encontra aos montes por aí, mas é o que muitos denominam "caixa facão", bom acabamento, mas poucos cálculos na hora da construção, qualidade duvidosa. (claro que não se pode generalizar)
Passivo + Marca Boa = encomenda. E fica ate difícil de indicar pois pouca gente usa essa combinação.
 
Amigo, não deixe de conferir os monitores da DB Tecnologia Acústica. Esta seria a minha sugestão.

Acredito que para ti o Monitor Piccolo 6" estaria de bom tamanho (por mais que possa parecer pequeno, ele "fala" muito, é impressionante!), e ainda por cima custa por volta dos dois mil reais que você deseja pagar (cada).

Caso ache pequeno demais, o Monitor Piccolo 10" está show, mas custa por volta de 2.500 reais cada.

Na igreja que frequento e sou o responsável pela sonoplastia, iremos adquirir um par de 10" para a parte inferior do púlpito (coral), outro par de 6" para a parte superior do púlpito (pastor e cantores em geral) e mais um de 6" para o pianista.

Ps. São passivos, como tu desejas.

Links: 

http://www.dbtecnologiaacustica.com.br/index.php?menu=detalhes&id=172
http://www.dbtecnologiaacustica.com.br/index.php?menu=detalhes&id=175

Valeu! Abraços.
 
marceloleipnitz disse:
Amigo, não deixe de conferir os monitores da DB Tecnologia Acústica. A qualidade é impressionante e acredito que para ti, que tens problema com a acústica, ajudaria. Esta seria a minha sugestão.

Acredito que para ti o Monitor Piccolo 6" estaria de bom tamanho (por mais que possa parecer pequeno, ele "fala" muito, é impressionante!), e ainda por cima custa por volta dos dois mil reais que você deseja pagar (cada).

Caso ache pequeno demais, o Monitor Piccolo 10" está show, mas custa por volta de 2.500 reais cada.

Na igreja que frequento e sou o responsável pela sonoplastia, iremos adquirir um par de 10" para a parte inferior do púlpito (coral), outro par de 6" para a parte superior do púlpito (pastor e cantores em geral) e mais um de 6" para o pianista.

Ps. São passivos, como tu desejas.

Links: 

http://www.dbtecnologiaacustica.com.br/index.php?menu=detalhes&id=172
http://www.dbtecnologiaacustica.com.br/index.php?menu=detalhes&id=175

Valeu! Abraços.
 
marceloleipnitz disse:
marceloleipnitz disse:
Amigo, não deixe de conferir os monitores da DB Tecnologia Acústica. A qualidade é impressionante e acredito que para ti, que tens problema com a acústica, ajudaria. Esta seria a minha sugestão.

Acredito que para ti o Monitor Piccolo 6" estaria de bom tamanho (por mais que possa parecer pequeno, ele "fala" muito, é impressionante!), e ainda por cima custa por volta dos dois mil reais que você deseja pagar (cada).

Caso ache pequeno demais, o Monitor Piccolo 10" está show, mas custa por volta de 2.500 reais cada.

Na igreja que frequento e sou o responsável pela sonoplastia, iremos adquirir um par de 10" para a parte inferior do púlpito (coral), outro par de 6" para a parte superior do púlpito (pastor e cantores em geral) e mais um de 6" para o pianista.

Ps. São passivos, como tu desejas.

Links: 

http://www.dbtecnologiaacustica.com.br/index.php?menu=detalhes&id=172
http://www.dbtecnologiaacustica.com.br/index.php?menu=detalhes&id=175

Valeu! Abraços.

Obrigado pela dica.
Pra mim é uma marca desconhecida, mas as especificações são bem o que procuro. Achei o preço meio alto pra uma marca desconhecida (Ou pode ser que somente eu não conheça, rsrs). Alguém mais já usou e pode dar referências de qualidade?
 
10708721_210310482472759_7460501933879033242_o.jpg
 
Colega, somando mais uns R$500 aos R$2500 desse monitor passivo vc pega um da Db technologies Ativo. Pra variar parece que essa empresas têm nomes parecidos...rsrs

Segue o link do produto que citei:
http://dbtechnologies.ind.br/catalogo/flexsys/flexsys_fm10.htm
 
Eliezer, ele descartou as opções ativas desde o inicio do tópico. Só serve passivo de qualidade.
Opções como os ativos 10'': 310A e Yamaha drb10 já foi indicado, mas foge do que ele deseja.
Pelo que entendi ele não esta preso a marca DB, mas tem dificuldade de indicação de outras marcas e modelos de qualidade, devido ao uso passivo não ser muito comum nesse caso. Ate existe como por exemplo uma 310 passiva que acho que vou morrer e nunca ver uma unidade em uso.
 
Back
Topo