Sugestões de PA

Felipe26

New Member
Boa tarde!
Gostaria de uma sugestão de um PA de alta qualidade e inteligibilidade para uma banda que toca ao vivo e para as pregações.
Eu gosto muito do timbre da QSC K12.2, queria adquirir umas 4 delas pra usar duas na frente do palco e mais duas no meio do templo com delay, o problema é que o templo da minha igreja é muito estreito, comprido, reverberante e o teto não é tão alto. Uma caixa tradicional acaba refletindo nas paredes, teto, chão e o som não fica tão uniforme mesmo equalizando bem. Acho que um Line Array de 4 células, ativo (pra minimizar o risco de problemas) centralizado seria a melhor opção até mesmo pra fazer um upgrade futuramente. O público é mais ou menos de 200/300 pessoas no momento mas queremos investir em um som que dure bastante tempo mesmo indo pra um templo maior que suporte mais pessoas.
Queremos investir por volta de R$ 30.000 nas caixas de agudos e médios e R$ 10.000 no sub (já temos dois subs passivos de 18p mas queremos renovar tudo)
Estava pensando no JBL VL8A (foi a única caixa que encontrei que o preço cabe no orçamento e não é de marca nacional apesar da fabricação ser feita aqui, infelizmente eu tenho um certo preconceito com marcas nacionais), eu queria muito um line da RCF, mas são bem mais caras do que podemos pagar.
O que vocês me recomendam?
Muito obrigado desde já!
 
Olá @Felipe26 , se sua igreja é estreita o line é que não vai servir mesmo. A dica é usar uma caixa centralizada na frente em fly, e uma como delay, se necessário for. Mas nos informe as dimensões do templo, e se possível poste fotos.
 
Sou novo aqui
Aproveitando o post, queria tirar uma duvida
Tenho um som que toco em sociais (max 100 pessoas) - 2 tripes, uma ativa e passiva moug 10 polegadas - . Até então me atende em locais fechados, já em local aberto é outra historia, gostaria de saber se vocês gostam desse som? (vi um post antigo sobre a moug de um dj mas acho que foi apagado) e gostaria de saber também, o que eu poderia fazer para aumentar a potência...UMA MESA, AMPLIFICADOR, CONTROLADORA?
Me ofereceram um sub passivo, mas atrapalharia o som? e com sub precisaria de uma mesa ne?
Desde já, obrigado!
Obs: Não tenho tanta grana!!!
 
A igreja tem 8x25 metros.
Agora vou te passar umas informações aproximadas porque não tenho a planta aqui. Do chão até o telhado tem uns 6/7 metros, a estrutura é de ferro, ela deve ficar a uns 4/5 metros do solo.
 
Infelizmente não resolve rs
Assim o som ficaria com muita pressão sonora para uns com pouca para outros
Nós usávamos assim antes e tivemos reclamações
Eu já uso 2 caixas passivas de médio, agudo e 2 subs lá no palco e 2 passivas de médio, agudo e grave no meio do templo para o som ficar o mais uniforme possível
Nós queremos fazer um upgrade em todo sistema de som, não faz sentido investir tanto em mesa digital, microfones profissionais, etc. e manter as mesmas caixas acústicas antigas, eu tive que passar dias equalizando para o som ficar o mais flat e uniforme possível mas ainda não fiquei completamente satisfeito com o resultado
Mas muito obrigado pela sua boa vontade em tentar ajudar
Baixei os arquivos gll de vários modelos de caixas para testar a cobertura delas aqui no software de predição
 
Nós usávamos assim antes e tivemos reclamações
Qual caixa? Qual sistema estava utilizando?

não faz sentido investir tanto em mesa digital, microfones profissionais, etc. e manter as mesmas caixas acústicas antigas
A qualidade do sistema sempre será definida pelo elo mais fraco da corrente, não adianta investir em apenas 1 parte, ou atualiza tudo para mesmo padrão de qualidade ou nem perca seu tempo (leia-se $$$$$).

A igreja tem 8x25 metros.

Tem igreja com essas medidas usando apenas 1 caixa e com resultado fantástico.... e o pessoal é daqui do fórum....
 
São caixas feitas artesanalmente mesmo, não são de marca, creio que só os falantes tem uma marca de qualidade razoável, elas são grandes e altas mas qualidade não têm tanta
Só as que ficam no meio do templo que são de uma marca bem barata mesmo que não consigo lembrar agora
Quando vou em outras igrejas ou shows daqui com a sonorização mais avançada tem bastante diferença
Todos os equipamentos atuais são amadores ou semi profissionais
O que ajudou a melhorar bastante foi o crossover e o equalizador
Queremos trocar tudo por coisas realmente boas e novas, ainda não podemos investir tanta grana pois a igreja tem poucos anos, mas sabemos a importância de um som de qualidade e queremos fazer o melhor com o que temos
Já escolhi praticamente tudo, só faltam as caixas mesmo
Eu devo ser muito enjoado com som então, só pode kkkk
Quase sempre que ouço algum penso em como poderia melhorar
 
@Felipe26;

Se a experiência de posicionar as caixas conforme recomendado pelo @Ronaldo1 foi feita com estas caixas que vc precisou de 4 para sonorizar um ambiente como o seu, elas terminantemente não servem para tirar conclusões a esse respeito de forma definitiva. Veja bem, um ambiente como o seu pode ser sonorizado tranquilamente com 2 RCF Art310 ou uma RCF Art735 ( dependendo do seu estilo musical talvez até mesmo uma 722 ) mais sub ( eu acho que pra vc ficaria bom um de 15" ). Com relação a diferença de volume entre frente e fundo da igreja suas caixas tb não servem de parâmetro pois vc não vai acreditar em como é diferente a experiência de ouvir um som de RCF, de longe vc imagina que próximo deve estar bem alto mas ao se aproximar não se sente incômodo algum, como pensamos a princípio. Acredito que isso se dá devido a caixa ser extremamente equilibrada e ter um tiro diferenciado.
Acredito tb que na CBorges vc vá gastar metade do orçamento disponível ( pra comprar a ou as caixas e o sub ), terá um som top e ainda sobra pra pegar uma mesa digital.
 
Bom dia!
Realmente
Quando eu ouvi uma QSC K12.2 em um evento eu fiquei impressionado
Pensei em como uma caixinha tão pequena pode ter mais qualidade, potência e atingir uma distância tão grande, até mais do que 6 caixas gigantes
Ainda não ouvi essas que me recomendou da RCF mas elas devem ser ainda melhores que essa né?
Pelo menos o line que eu ouvi da RCF era sensacional
Muito obrigado a todos pelos conselhos, ajudaram muito
Eu tenho um certo receio mesmo em investir tanto em caixas tradicionais porque minha experiência com elas não são boas, é uma responsabilidade muito grande também ter que escolher entre tantas opções e dar um tiro certeiro, praticamente todos os shows ou igrejas maiores que vou por aqui tem lines e acho que nem são os melhores, mas mesmo assim a diferença é clara, o problema do line é pq é caro demais, como você disse daria pra gastar menos
Mas ainda assim acho que fazer um line da RCF seria um investimento melhor pra fazer um upgrade no futuro, apesar do preço ser maior. Eu vou tentar ouvir essas caixas em alguma loja física e ver a opinião dos donos e especialistas como vocês sobre elas.
 
@Felipe26, sua igreja é muito pequena e muito estreita pra line. O som refletirá muito nas paredes. Como dito, existe usuarios doesse fórum com igrejas de dimensões parecidas com a sua sonorizada por apenas uma caixa. Siga o conselho do @AltVan13, e terá um som muito top em sua igreja. Mesa digital, sub, alta e só. Nem precisará de outro equipamento.
 
Bom dia @Ronaldo1 eu pensei que o line por ter a abertura na horizontal de 100 graus e na vertical ser bem estreito poderia jogar menos som no teto e nas paredes do que uma caixa tradicional que tem um ângulo maior e um alcance menor. E também pensei que por ter esse alcance maior eu poderia equilibrar o spl reduzindo gradativamente a medida que o som for chegando na frente do palco pro som ficar mais uniforme.
Eu vou postar as fotos das comparações que fiz no Ease Focus mais tarde
É melhor decidir vendo uma demonstração visual né
Gente, muito obrigado por toda ajuda
É sempre bom ter várias opiniões de quem entende
Qual a melhor caixa tradicional da RCF? Tô apaixonado pelo som dessa marca italiana kkk mas se tiverem outras opções melhores também podem dizer. Eu tô tentando pesquisar o máximo antes de comprar
@tonreb boa ideia, esse rapaz trabalha em uma loja de sonorização daqui?
 
@Felipe26, é isso mesmo, o line abre 100 graus na horizontal, cobrindo assim uma ampla área lateral, o que num ambiente estreito refletirá nas paredes. Já na vertical a cobertura é muito estreita, exigindo o acoplamento de ao menos 4 elementos para uma cobertura eficiente, mas o tiro é longo, que num salão pequeno como seu refletirá na parede da frente. Ouça o som da RCF HD12.
 
Boa noite, irmãos! Estou reabrindo esse tópico porque me encontro na quase mesma situação do questionador. Nosso templo tem 20m de profundidade por 11m de largura e 3,5m de altura até o forro (gesso).

Nosso sistema hoje conta com mesa analógica SoundCraft de 16 canais (Com um Eq amador mais eficiente para o que se propõe) com duas caixas artesanais pulsando woofer de 12" da JBL (não me recordo o modelo exato) e driver de marca desconhecida mas muito competente, tocados por um amp da voXstorm de 1600 w tocando também dois retornos idênticos as caixas.

Temos a Batera Acústica com tratamento do "semi-aquário", sem isolamento total, Piano, Violão, Baixo (Tocando em cubo sem line no momento)3 Vozes e só! Não temos nenhum super técnico para dominar a área e hoje a nossa situação é que não temos definição no sistema da nave, equalização inexistente e muito volume pra conseguir cobrir toda a área.

Temos um orçamento inicial de 20k pra colocar algo mais digno. Quero as sugestões e dica dos irmãos sobre a indicação do que é melhor utilizarmos.
Testamos a Mesa SoundCraft UI24R e estamos muuito direcionados a adquirir ela.
Com o up da mesa, partiremos para usar monitor in ear...

Minhas dúvidas são:
O sistema line array é uma boa solução para nós que temos pouca altura? Terei muito problema de reverberação?
Se sim, o Attack 206 é o melhor custo benefício do mercado?
O que acham dos sistemas da NHL Pro Sound?
Podemos inserir o Sub sob a plataforma do púlpito, onde fica esteticamente perfeito e se tem uma boa distribuição.
Mesmo utilizando todo o sistema ativo com essa mesa, preciso investir em processador de áudio, equalizer, etc?

Abraço a todos, desde já.
 
Não precisa de processador, pelo menos de início, line não seria boa opção. Use caixas convencionais de preferência em cluster central.
 
Pessoal, desculpem ressucitar o tópico, mas tenho uma dúvida:

Nossa igreja esta se mudando para um lugar maior. Aqui estão as dimensões:

Comprimento do palco até o fundo: 25m aprox
Largura: 10m
Altura: 6,5m

É um galpão com aquelas telhas eternit. :/

Temos bons microfones e uma mesa digital bacana que nos atende mas o problema são as caixas e o posicionamento...

Hoje temos:
-2x caixas que eu montei de 15 no PA (tem timbre agradável, bem montada e bem equilibrada mas não muito potente.)
-1x DBR10 que usamos no retorno (dá pau nas duas que montei e da até dó de usar ela como retorno rsrs)

Eu tinha pensado em usar a DBR em fly no meio do salão (adaptar um suporte pra inclinação vía serralheiro) e pegar essas duas de 15 pra por de retorno provisioramente até termos dinheiro para comprar um powerplay/mais uma caixa...

Agora a dúvida que não quer calar:

Preciso de mais uma DBR10 para delay em um salão com essas dimensões?

Pergunto pq pensei em por um delay para diminuir a pressão e não incomodar tanto os vizinhos...

Em cultos normais, só temos o violão, teclado e vozes ligados na mesa e a bateria é acústica. Pensamos no futuro em microfonar a bateria ou comprar uma eletrônica quando tiver um sub pra acompanhar (um dxs12 da vida eu imaginei)...

Temos 3k de verba nesse primeiro momento (sei que não é muito mas da pra comprar mais uma dbr10 pelo menos rsrs)

Esses 3k são bem no limite do orçamento mesmo pq precisamos ainda comprar conector e cabo pra ligar as caixas nessa distância...
Eu consegui a dbr10 por R$2574 a vista
 
O palco tá incluso nesses 25m?
A área necessariamente onde o publico vai ficar, é menor que esses 25m?

Estando bem posicionada, creio que funcione bem. Essas caixas já tem furação pra suspender com cabo de aço. E, se n me engano, a yamaha tem suporte específico pra pendurar.

Acho q vale vc testar antes de comprar. Creio que funcione bem no teste. Vc disse q o tamanho é 25m, mas, provavelmente, a área que o som precisa ser projetado é menor. Logo, creio que não seja uma diferença mt substancial.

Talvez dê pra comprar mais uma DBR pro retorno e continuar sendo feliz. As de 15 podem ir pra eventos externos, festas, venda na olx...
 
Back
Topo