Sugestões de PA

Opa Deluna, na verdade, o palco não está incluso nesses 25m.

Se eu incluir o palco, vira uns 35m rsrs

25m é a área da audiência a partir do "pé" do palco...
A primeira fileira de cadeiras deve começar a 2m do pé do palco...

Sobre a furação pro olhal e cabo de aço, ela tem, mas não tem o ponto de inclinação (apenas a de 12 polegadas e de 15 tem o ponto pra inclinar) e por isso preciso de um serralheiro pra fazer esse suporte inclinador.
Sobre o suporte oficial da Yamaha, até onde sei, não tem no BR pq é bem caro (impostos etc). Procurei e não achei, mas posso estar enganado...
 
Eu pesquisei, realmente as DBR10 não tem furação pra inclinação. Elas são super leves, o suporte próprio já deve dar conta de segurar bem elas inclinadas. Mas tb vi que parece bem simples de se fabricar o suporte. Um bom serralheiro deve resolver.
 
Eu pesquisei, realmente as DBR10 não tem furação pra inclinação. Elas são super leves, o suporte próprio já deve dar conta de segurar bem elas inclinadas. Mas tb vi que parece bem simples de se fabricar o suporte. Um bom serralheiro deve resolver.

Opa, sim, um serralheiro da conta com o pé mas costas...

Consegui orçamento pro powerplay já... \o/ Isso significa que aquelas caixas de 15 vão servir praticamente pro retorno apenas do preletor e isso uma daquela faz com o pé nas costas e então podemos segurar mais um pouco a compra de uma nova caixa pro retorno caso seja preciso...

Minha dúvida é se preciso ou não de uma torre de delay...

Tem um custo envolvido com o andaime (R$600, 00) pelo dia e mão de obra pro camarada suspender a caixa. Se eu precisar do delay, queria gastar uma vez só com o andaime rsrs

Agora se eu não precisar de delay, melhor ainda: compro +1 DBR10 e boto no retorno e todos ficam felizes...

Refiz o cálculo aqui e na verdade a área da audiência é 22~23m...
 
Eu acho que vale vc testar primeiro só com uma caixa. 22m com 6,5m de pé direito pode ser que dê conta.

Duas caixas já gera mais cancelamentos/reforços indesejados.

Mas, se a reverberação for absurda, o delay é uma boa pedida.
 
Opa Deluna, obrigado pela dica...

Vamos comprar uma DBR então para o retorno. Na pior das hipóteses, eu subo ela pra delay ou cluster junto com a existente. Sei que não é investimento perdido.

Sobre sub, alguma indicação?
Pretendemos comprar em meados de maio do ano que vem para depois adquirir uma batera eletrônica e já preciso começar a pesquisar para nos planejar financeiramente.

Nós não somos ávidos por grave não! Gostaríamos apenas de um complemento para que a bateria soasse legal mas sem exageros. Gostaríamos também de ligar o baixo no futuro...
 
Graça e paz a todos .
É importante que aquele que está responsável
por comprar um equipamento de áudio para sua congregação entenda ....
Não é o preço do equipamento que resolverá seus problemas e sim o bom
dimensionamento do sistema , o preço muitas vezes está relacionado a qualidade do produto.
Áudio , é física e matemática.
Bons equipamentos são fundamentais , porém se mau dimensionados só trará oneração a sua
congregação.
Nem sempre um super sistema será a solução na sua igreja.
Onde congrego tem duas caixas com 2 falantes de 15'' e drive Ti cada, 2 sub 18'',ui-24R , só .
O templo tem 15m largura por 25m comprimento e 8m altura.
Houve-se perfeitamente em qualquer lugar da igreja , menos a bendita bateria acustica ,
que dependendo de quem toca reflete bastante.
 
Muito obrigado por tudo pessoal!

Quando tudo estiver montado no lugar novo, posto aqui. Tenho certeza que tudo bem posicionado (chance que não tinhamos como fazer no antigo lugar que estávamos por restrições do proprietário do imóvel) teremos um sonzão :)

Se existe fórum melhor que esse na internet, eu desconheço!
 
Opa pessoal, estamos ainda no processo de mudança e ainda não está pronto muita coisa mas já fixamos a nova dbr em fly central...

Olhem como ficou.

Dessa forma vai ficar uma DBR no PA e a DBR antiga que já tínhamos vai ficar no retorno das vozes mesmo :)
O palco vai ficar naquele espaço trapezoidal.

Fixamos com olhal M8 nos pontos de fly e para a inclinação da DBR 10 tivemos uma idéia boa e que custou apenas 10 reais e pode ser útil para quem tiver a DBR:

Compramos uma corda (nem muito grossa e nem muito fina, daquelas de amarrar carreto ou encontrada em feira).
Desparafusamos a grade frontal, contornamos com a corda dentro do espaço da grade e a saída da corda pela parte superior da caixa (pq ela fica de ponta cabeça).

Quando nós parafusamos a grade de volta, a grade por si só prensou a corda por toda a extensão da caixa e ela ficou super justa (muito firme mesmo, sério). Até ergui a caixa segurando apenas a corda e nem sinal de a corda ficar frouxa ou algo do tipo...

Conclusão: não gastamos com o serralheiro e economizamos umas pilas com andaime pois aproveitamos o pessoal que estava fazendo manutenção no telhado no dia :)

Com essa economia no serralheiro/andaime, compramos cabo com conector Neutrik e material elétrico de qualidade para proteger o circuito (DPS, Clamper etc...)

Hoje testamos a caixa apenas com uma música (Sublime, do Leonardo Gonçalves) e a pressão foi ótima pela área de audiência inteira...
Vamos inaugurar o som apenas na quarta que vem. Por hora, o culto está no gogó mesmo rsrs

Quando tiver mais fotos, eu posto aqui :)

WhatsApp Image 2020-10-21 at 13.54.11 (2).jpegWhatsApp Image 2020-10-21 at 13.54.11 (1).jpegWhatsApp Image 2020-10-21 at 13.54.11.jpeg
 
Apenas como curiosidade, fui comprar a DBR aqui em SP e foi bem dificil de achá-la na Santa Ifigênia (achava RCF na Ninja mas não a DBR).

Eu ia comprar pela internet mas estava esgotada no preço que eu havia visto antes. :/

No fim, eu consegui na Khalifa Pro Audio depois de chorar bastante um preço abaixo do ML (outra loja): R$2944,00

A RCF e a DBR estavam o mesmo preço mas como eu não queria misturar os timbres, optei pela DBR (confesso fiquei bem tentado a pegar a art310 mas sei que estamos bem atendidos de DBR também... rsrs)

Dólar alto tá quebrando as pernas... :/
 
Só de ver as fotos já ouço a reverberação daqui kkkkkk
Paredes lisas e paralelas. Pé direito alto e piso liso...

Mas, fez bem em pendurar. Conseguiu manter longe das paredes. Parece q a caixa tá bem direcionada ao público.

Se não estou enganado, essa grade é perfeitamente simétrica. Dá pra inverter a grade pra caixa não parecer de estar de cabeça para baixo.(da proxima vez que houver andaime de bobeira aí)

Não consegui identificar nas fotos, mas vc usou cabos de aço msm, neah? A corda é apenas pra inclinação?

Falando sobre eletricidade, é demasiadamente importante que todo o sistema esteja na msm fase e devidamete aterrado. Fases diferentes podem ter ddp, correndo risco de queimar os equipamentos! É extremamente contra indicado ligar o som na msm fase da iluminação.

Mt bom seu retorno. Mt gente resolve e não vem mais dar o feedback.
 
Opa,

Sobre a reverberação, acho que quando o palco estiver montado (todo de madeira e carpete), vai dar uma melhorada (atualmente está bem ruim na real rsrs). Caso o palco acarpetado não resolva, vamos pensar em algumas alternativas (uns nichos com lã de rocha talvez que sirvam tambem como decoração, mas não decidimos). Vamos esperar o palco e depois pensamos o que fazer... Infelizmente nem tudo são flores Kkkkk

Sobre a grade: nem precisa, achei até bonito assim rsrs

Sobre o cabo de aço, sim usamos cabos de aço, olha M8 x 15mm e mosquetão. A corda foi apenas na inclinação...

E por último, sobre a eletricidade, amanhã eu posto foto do quadro... Eu mesmo estou montando com barramento pente etc. Pegamos uma fase direto do padrão de entrada junto com o neutro e montei um quadro novo só para o som com disjuntores para cada caixa (retorno e PA), projetor, house mix, tomadas do palco, etc... Vários circuitos devidamente separados...

A única coisa que não fiz ainda foi enterrar a haste de aterramento mas já deixei tudo preparado: todos os circuitos que montei contam com cabo terra e na semana que vem enterro a haste!

Proteção elétrica é igual seguro de carro: vamos pagar pra não usar. Quando precisar usar, é bom que ela esteja lá! rsrs
 
Só de ver as fotos já ouço a reverberação daqui kkkkkk
Paredes lisas e paralelas. Pé direito alto e piso liso...

Mas, fez bem em pendurar. Conseguiu manter longe das paredes. Parece q a caixa tá bem direcionada ao público.

Se não estou enganado, essa grade é perfeitamente simétrica. Dá pra inverter a grade pra caixa não parecer de estar de cabeça para baixo.(da proxima vez que houver andaime de bobeira aí)

Não consegui identificar nas fotos, mas vc usou cabos de aço msm, neah? A corda é apenas pra inclinação?

Falando sobre eletricidade, é demasiadamente importante que todo o sistema esteja na msm fase e devidamete aterrado. Fases diferentes podem ter ddp, correndo risco de queimar os equipamentos! É extremamente contra indicado ligar o som na msm fase da iluminação.

Mt bom seu retorno. Mt gente resolve e não vem mais dar o feedback.

DDP significa diferença de potencial, e falando grosseiramente, é necessário que exista para que uma grandeza possa realizar trabalho. No caso da água, se não houver diferença de potencial ( altura ) ela não pode gerar trabalho girando uma turbina de hidroelétrica por exemplo. Ou no caso da eletricidade, se não existir diferença de potencial não pode ser estabelecida uma corrente, que vá produzir trabalho. No caso de manutenção de linhas de transmissão de alta tensão, é comum dizer que é preciso estar no mesmo potencial, ou entrar no mesmo potencial, da linha para manuseala. Como não há diferença de potencial, não se estabelece uma corrente, e o profissional está seguro para realizar sua manutenção.
A questão do circuito, que pode inclusive ser bifásico ( 220 Volts ), o objetivo é separar o sistema de som de interferências provinientes de reatores, ou circuitos equivalentes usados em iluminação, ruídos eletricos provenientes de motores/compressores elétricos ( Condicionadores de ar, bebedouros, geladeiras, etc...).
Ainda no quesito proteção elétrica, se quer ficar tranquilo adicione um gerenciador de energia microprocessado ao seu sistema.
 
DDP significa diferença de potencial, e falando grosseiramente, é necessário que exista para que uma grandeza possa realizar trabalho. No caso da água, se não houver diferença de potencial ( altura ) ela não pode gerar trabalho girando uma turbina de hidroelétrica por exemplo. Ou no caso da eletricidade, se não existir diferença de potencial não pode ser estabelecida uma corrente, que vá produzir trabalho. No caso de manutenção de linhas de transmissão de alta tensão, é comum dizer que é preciso estar no mesmo potencial, ou entrar no mesmo potencial, da linha para manuseala. Como não há diferença de potencial, não se estabelece uma corrente, e o profissional está seguro para realizar sua manutenção.
A questão do circuito, que pode inclusive ser bifásico ( 220 Volts ), o objetivo é separar o sistema de som de interferências provinientes de reatores, ou circuitos equivalentes usados em iluminação, ruídos eletricos provenientes de motores/compressores elétricos ( Condicionadores de ar, bebedouros, geladeiras, etc...).
Ainda no quesito proteção elétrica, se quer ficar tranquilo adicione um gerenciador de energia microprocessado ao seu sistema.

Opa,
O circuito é trifásico na vdd nesse local. rsrs

De qualquer forma, pegamos do padrão de entrada uma fase. Infelizmente ela não é totalmente limpa, mas é limpa na medida do possível (não temos lampadas nessa fase, geladeira ou ventiladores).

Instalamos filtros de linha clamper além de DPS no quadro e todos os circuitos aterrados.
Queriamos mt um Pentacustica, mas por hora, tendo proteção contra surtos e alguns filtros, já está melhor que antes rsrs

Quem sabe em um futuro não muito distante? :)
 
Só um detalhe, aterramento com uma haste não é aterramento, eu uso no mínimo 5, com cabo de cobre nu fazendo a ligação entre elas, enterrado diretamente no chão. E interligo o Aterramento do neutro ao aterramento de proteção, pra ficar TN-S, o mais indicado.
 
Opa @Ronaldo1
Obrigado pela ajuda!

Vamos de TN-S mesmo.
Sobre a quantidade de hastes e aterramento em geral, confesso que não sou expert. Poderia me dar uma opinião sobre esse vídeo?


Digo pq eu fiz assim aqui em casa justamente por não ter espaço! rsrs

OBS: sei que não é um fórum de elétrica e sei que há um artigo sobre aterramento, mas não encontrei essa informação...

O que pega, é espaço físico mesmo...
 
Esse é um dos canais que sigo e me inspira. Esse cara é fera. O aterramento TN-S nunca é só uma haste, pois ele acaba se interligando com as hastes de aterramento de neutro, por isso é a melhor escolha.
 
Pessoal, desculpem a demora...

Vim compartilhar aqui como ficou pós instalação de tudo no lugar.

Peço que não reparem na bagunça na house mix pois ainda não terminamos de colocar tudo no lugar (estamos fazendo manutenção de cabos etc) rsrs

Agora temos então no setup:

1x Presonus 16 canais
1x DBR10 no PA
1x DBR10 no retorno
4x Sennheiser e835
1x Headset AKG C520L
1x Headset audio technica ATW 701
1x Lyco bastão (humilde mas dá conta do recado pro que precisamos)

Cabos todos com amphenol pra evitar dor de cabeça (ou quase todos, confesso que ainda deve ter uma meia dúzia de chineses que quando a grana melhorar serão substituidos também)

Cortamos um pouco de graves no GEQ e ficou filé o som (não perfeito pq não tem tratamento acústico, mas muito bom mesmo assim)...

Pelo que percebo, os próx passos são trocar os direct box que estão velhinhos e o subwoofer e uma bateria eletrônica na parte do som e na parte de iluminação mais uns PAR64... mas isso fica pra daqui uns anos rsrs

No fim já estamos bem servidos e graças ao apoio de vocês aqui do fórum... Mais uma vez obrigado a todos de coração!

Fica aqui uma dica: compramos o ATW701 no ML por R$1300,00 novo e com garantia. Apesar de antigo, nos, atende com certa folga e qualidade...

church3.jpgchurch4.jpg
 
Back
Topo