Surround 3.1 na Yamaha 01v96

Reinaldo Neto

New Member
Bom dia pessoal,

Estou mudando o meu sistema de som de estéreo para 3.1 com a 01v96.

Quando subo o 3.1 ele joga os canais nos buses.
Bus 1, 2, 3 e 4...


Devo direcionar os buses para as minhas saídas do ADA. Estou jogando no aux 5, 6, 7 e 8.

O problem é que só está modulando do BUS 3 ao 8... ou seja, só estou usando as caixas Central (BUS3) e Sub (BUS4).

Os outros BUSes (5 ao 8) acredito que seja o Stereo padrão.

Eu sei que eu poderia usar o stereo, duplicar o canal para 2 auxiliares, cortar os agudos no sub,
mas depois eu ia ter que controlar o volume independente em cada saída.
Se eu precisasse aumentar um mic, iria aumentar no stereo e depois tinha que subir na outra saída, isso trabalhando com Pré, ou se eu trabalhasse com Pós...

A qualidade da caixa central com o Subwoofer ficou sensacional, mas ainda não consegui jogar na L ou R.

Ajuda ?

Segue a tela da mesa que estabelece os Buses :

3.1-2.png

E este é o croqui do que quero fazer :


3.1.jpg
 
@Reinaldo Neto, como está seu path de saída?

poste para vermos, pois creio que toda confusão está nele.... e não creio que seja necessário jogar para os AUX, o correto seria fazer o out direto.
 
Olá tonreb, eu li, reli, li de novo no manual...

A noite consigo fotografar e posto aqui, mas está desta forma.

OMNI 1 - Aux 1 - Retorno de Palco
OMNI 2 - Aux 2
OMNI 3 - Aux 3
OMIN 4 - Aux 4

ADA da Behringuer

ADAT 1 - Aux 1
ADAT 2 - Aux 2
ADAT 3 - Aux 3
ADAT 4 - Aux 4
ADAT 5 - Bus 1
ADAT 6 - Bus 2
ADAT 7 - Bus 3
ADAT 8 - Bus 4

Mas a questão é que quando olho no Master, não está modulando no BUS 1 e 2... do 3 ao 8 está modulando normal...
 
faz o seguinte, inverta a saída.....

deixe a saída BUS de 1 a 4 direto no OMNI, e os aux pela saída ADAT (não será necessário alterar...rs)

@pTjz , simula na sua 01v96 o procedimento e veja se funciona, estou sem a mesa aqui......
 
Nunca tentei usar um LCR mas vou testar la sim.

Muito provavelmente você pecou nos detalhes, basicamente os passos seriam:
1- Habilitar o Surround
2- Endereçar o Surround patch para o BUS
3- Endereçar o BUS para as saídas físicas

Da uma olhada no manual: https://www.somaovivo.org/downloads/01v96portugues.pdf
Pagina 135.

mas ainda não consegui jogar na L ou R.
Pode ser que a opção "Surround LR to Stereo" esteja habilitado, neste caso eles não seriam direcionados para os BUSES mas para a saida L/R padrão da mesa.
 
Última edição:
Não tem haver com a dúvida, que creio Eliabe e o Everton já deve ter sanado, mas porque decidiu usar o sistema dessa forma?
 
Oi pessoal.

Se observarem, fiz o direcionamento aparentemente certinho para as saídas físicas.

20151104023722.jpg


E nesta imagem o problema em si (pelo menos o que eu acho).

20151104023726.jpg

Como podem ver, a mesma modulação que esta na saida stereo (LR) esta jogando nos buses 5,6,7 e 8.

Ja nos Buses 3 e 4 esta modulando diferente, o surround 3.1.

Como eu resolvi paleativamente, mas de forma tericamente errada.

Joguei o Bus 3 na central, bus 4 no sub (cortando os agudos no Bus) e joguei o bus 5 nas caixas laterais.

Mas é notável a diferença da caixa central para as laterais. Ficou bem melhor

Nunca tentei usar um LCR mas vou testar la sim.

Pode ser que a opção "Surround LR to Stereo" esteja habilitado, neste caso eles não seriam direcionados para os BUSES mas para a saida L/R padrão da mesa.

Não tem haver com a dúvida, que creio Eliabe e o Everton já deve ter sanado, mas porque decidiu usar o sistema dessa forma?

@pTjz - eu testei dessa forma, mas vou verificar novamente. Talvez eu não tenha me atentado nesse passo 2 Endereçar o Surround patch para o BUS. Mas uma coisa que eu tentei e não consegui foi direcionar para o Bus que eu quero.

@deneripr - estou tentando melhorar o som de uma forma geral, não apenas esta modificação. Penso que usando esta função terei mais recursos (equalizando as caixas individualmente, fora a questão do stereo funcionando direitinho. Veja este teste:


A outra razão é o conhecimento também. Se e perceber que não melhorou relativamente bem, eu volto para o stereo padrão, jogando um dos lados na outra caixa ou jumpeando na potencia mesmo).
 
Última edição:
Nunca tentei usar um LCR mas vou testar la sim.

Muito provavelmente você pecou nos detalhes, basicamente os passos seriam:
1- Habilitar o Surround
2- Endereçar o Surround patch para o BUS
3- Endereçar o BUS para as saídas físicas

Da uma olhada no manual: https://www.somaovivo.org/downloads/01v96portugues.pdf
Pagina 135.


Pode ser que a opção "Surround LR to Stereo" esteja habilitado, neste caso eles não seriam direcionados para os BUSES mas para a saida L/R padrão da mesa.

Onde fica essa bexiga do Surround Patch?
Não tem como escolher outros Buses do Surround ?
 
Back
Topo