T18 quase tudo sobre ela

LORDSANSUI

New Member
Olá pessoal tudo bem?

Fiquem um tempo sem postar e quando voltei o forum foi transferido de servidor e minha conta antiga já era :D

Mas vamos lá esse topico será longo então se você não procura informação específica do projeto T18 para por aqui e vá ler outros tópicos legais do forum.

para aquele que avançaram e ainda possuem dúvida em comprar ou fazer a sua T18 eis um conclusão importante de um trabalho feito por D.B. Keele Jr (isso mesmo, aquele que projetou a W-Horn da JBL em 1977) e publica na AES em 1976 "Efficiency Constant of Horns vs Direct Radiactors":

Conclusões:
A teoria e análises experimentais (testes) indicam que as caixas de radiação direta podem em alguns casos competir diretamente com a cornetas (Horn) quanto ao tamanho das caixas no que tange a baixas frequências para auto-falantes de eficiência moderada. Cornetas de baixa frequência são melhor destinadas para as situações em que a maior eficiência é requerida e o tamanho do sistema pode ser tolerado. Na maioria dos casos a corneta precisa ser dividida para se chegar a um tamanho aceitável o que significa uma construção mais complexa da caixa. Para um mesmo sistema de baixa frequência multiplas caixas de radiação direta poderia oferecer a mesma resposta com um tamanho menor. A relação de custo benefício é:

Cornetas:
  • Alta eficiência (para mesma energia elétrica consumida seu PA terá mais SPL)
  • Caixas com construção complexas
  • Menor quantidade de auto-falantes
Radiação direta:
  • Moderada eficiência
  • Caixas menores e de construção mais simples
  • Maior número de auto-falantes
Isso basicamente significa que se você tem muito espaço mas não muito dinheiro para gastar com auto-falantes e amplificadores além de mão de obra disponível, então faça um corneta. Se a mão de obra é cara e você não tem muito espaço porém pode gastar com amplificadores e auto-falantes então faça uma radiação direta.

Obs.: Em alguns casos de multiplas caixas de radiação direta como as ventiladas (dutadas) o sistema pode atingir uma potência acustica superior ao das cornetasporém irá consumir mais energia elétrica.

Caixas tipo corneta possuem algumas características que os usuários precisam conhecer bem para tirar o melhor proveito do sistema e garantir a sua longevidade como:

Cornetas em função do seu princípio de funcionamento demandam pouco deslocamento do cone do auto-falantee isso vale para a banda que ele foi projetada para trabalhar, abaixo da frequência inferior o deslocamento do cone cresce absurdamente e modo que é quase que obrigatório você ter um filtro passa alta configurado para algo como 40Hz.

A caixa T18 é um projeto da Electro Voice americana que não é mais fabricado e vendido por ela no mercado de modo que hoje as vendidas são clones o que não significa que a qualidade é inferior, muito pelo contrário, podem existir várias caixas melhores até porque os auto-falente se modernizaram um pouco de lá pra cá.

O Auto-falante original desta caixa é o Electro Voice DL18MT e vocês encontram facilmente a ficha técnica dele na internet assim como da caixa original de modo que alguns dados estão também nesta postagem.

O projeto da caixa você pode encontrar aqui: http://hornplans.free.fr/t18.html
Alias quem não conhece esse site vai se surpriender pela quantidade de projetos disponíveis gratuitamente como a Martin WSX e WLX que são melhores que a T18 porem com complexidade de construção bem superior e certamente o peso :D

A dúvida cruel que paira na cabeça de todos é qual o auto-falante usar? não é verdade que se não for o original ficará pior, você certamente corre o risco de ficar pior mas pode ficar próximo ou até melhor mesmo e essa postagem irá por tempero nessa discussão.

Tentei ler várias literaturas para conseguir simular a T18 e fazer engenharia reversa porém sem grande sucesso como:

  • Low-frequency horn design using Thiele/Small driver parameters (1977) è By D.B. Keele Jr
  • On the Specification of Moving-Coil Driver for Low-Frequency Hon-Loaded Loudspeakers (1979) è By W. Marshall Leach Jr
Até que encontrei um software gratuito bem simpático e fácil de usar o Hornres disponível no site http://www.hornresp.net/ e isso facilitou as coisas.

Então na sequência eu vou postar as questões da simulação e os resultados.
 
Back
Topo