Daniel Gimenes
New Member
Olá pessoal,
Não sou da área de som mas tenho um problema com uma aplicação super específica, já falei com diversos profissionais e ninguém me deu uma solução minimamente satisfatória.
Eu estou profissionalizando meu hobby de RPG de Mesa, tentando transforma-lo em podcast periódico com uma qualidade minimamente aceitável.
Pra quem não sabe o que é RPG(Roleplaying Game) imagine um jogo-teatro, onde 6 atores(players) interpretam um personagem na base do improviso, sem roteiro, descrevendo verbalmente suas ações e dizendo falas improvisadas quando necessário. Enquanto isso, um narrador(mestre) descreve o cenário, o resultado das ações dos players e ainda interpreta os NPC(Seriam como os figurantes). O resultado final de uma gravação disso tudo, é como uma rádio-novela improvisada.
Agora surgem os poréns/problemas:
*Eu preciso do áudio em canais separados dos 6 players mais o meu(mestre). Pois as vezes enquanto um está falando, alguém fala por cima ou tosse sei lá e eu preciso cortar isso na edição. Além do mais alguns falam mais baixo outros mais alto, e isso precisa ser regulado.
*Por ser uma interpretação de improviso, mesmo sentados à mesa, as vezes os ânimos se exaltam, um player chega a levantar, caminhar pela sala, etc, o que creio que inviabilize microfones fixos na mesa.
*Hoje, gravando apenas em um Olympus VN-701PC vagabundo(para recordação pessoal), a trilha sonora da cena costuma ser tocada numa pequena caixa de som(dessas bluetooth), com um som não muito mais alto que a voz dos players(pois obviamente temos que ouvir o que cada um está falando), mas mesmo assim a trilha sonora vaza para o gravador.
*Algumas vezes o ambiente é minimamente silencioso, além da caixinha de som com a trilha um ventilador ou ar condicionado, algo que um noise removal no audacity já ajuda...as vezes quando vou narrar em algum evento com muitas pessoas assistindo é algo bem barulhento, necessitando talvez de alguma técnica de cancelamento de ruido mais avançada, ou microfone de alta rejeição.(Isolar cada player em cabines está fora de cogitação, pois na medida do possível os aparatos de gravação devem ser "invisíveis" para não atrapalhar a interpretação/improviso)
*O tempo de gravação também é um problema, pois enquanto num evento eu gravaria em média 2h sem intervalo, em casa já cheguei a gravar 12h sem intervalo. Obviamente que para um podcast eu dividiria em parte 1,2,3... mas sendo a gravação contínua, a bateria de alguns equipamentos não suportam(e interromper uma cena para trocar baterias ou prender todo mundo a fios está fora de cogitação).
Tive algumas ideias mas como não sou da área fiquei com medo de serem soluções porcas...
-Para a captação, pensei em usar gravadores de voz portáteis individuais para cada player. Vi alguns modelos de 1 canal stereo que aguentam mais de 12 horas com pilhas novas, enquanto usar um transmissor wireless para gravar no PC por exemplo, a pilha não aguentaria tanto. (Depois eu sincronizo todo mundo, mas não sei se um gravador de voz pessoal dá qualidade boa pra podcast)
-Quanto ao microfone, inicialmente pensei em lapela se possível, ou no máximo um headset bem discreto(como usados no teatro convencional)...ouvi falar de microfones de alta rejeição que possuem 2 capsulas bem próximas com fases opostas, mas não sei muito sobre isso.
E ae? Será que alguém pode me dar algum rumo? Aceito sugestões de baixo custo e também outras mais caras, se necessário.
Um abraço.
Não sou da área de som mas tenho um problema com uma aplicação super específica, já falei com diversos profissionais e ninguém me deu uma solução minimamente satisfatória.
Eu estou profissionalizando meu hobby de RPG de Mesa, tentando transforma-lo em podcast periódico com uma qualidade minimamente aceitável.
Pra quem não sabe o que é RPG(Roleplaying Game) imagine um jogo-teatro, onde 6 atores(players) interpretam um personagem na base do improviso, sem roteiro, descrevendo verbalmente suas ações e dizendo falas improvisadas quando necessário. Enquanto isso, um narrador(mestre) descreve o cenário, o resultado das ações dos players e ainda interpreta os NPC(Seriam como os figurantes). O resultado final de uma gravação disso tudo, é como uma rádio-novela improvisada.
Agora surgem os poréns/problemas:
*Eu preciso do áudio em canais separados dos 6 players mais o meu(mestre). Pois as vezes enquanto um está falando, alguém fala por cima ou tosse sei lá e eu preciso cortar isso na edição. Além do mais alguns falam mais baixo outros mais alto, e isso precisa ser regulado.
*Por ser uma interpretação de improviso, mesmo sentados à mesa, as vezes os ânimos se exaltam, um player chega a levantar, caminhar pela sala, etc, o que creio que inviabilize microfones fixos na mesa.
*Hoje, gravando apenas em um Olympus VN-701PC vagabundo(para recordação pessoal), a trilha sonora da cena costuma ser tocada numa pequena caixa de som(dessas bluetooth), com um som não muito mais alto que a voz dos players(pois obviamente temos que ouvir o que cada um está falando), mas mesmo assim a trilha sonora vaza para o gravador.
*Algumas vezes o ambiente é minimamente silencioso, além da caixinha de som com a trilha um ventilador ou ar condicionado, algo que um noise removal no audacity já ajuda...as vezes quando vou narrar em algum evento com muitas pessoas assistindo é algo bem barulhento, necessitando talvez de alguma técnica de cancelamento de ruido mais avançada, ou microfone de alta rejeição.(Isolar cada player em cabines está fora de cogitação, pois na medida do possível os aparatos de gravação devem ser "invisíveis" para não atrapalhar a interpretação/improviso)
*O tempo de gravação também é um problema, pois enquanto num evento eu gravaria em média 2h sem intervalo, em casa já cheguei a gravar 12h sem intervalo. Obviamente que para um podcast eu dividiria em parte 1,2,3... mas sendo a gravação contínua, a bateria de alguns equipamentos não suportam(e interromper uma cena para trocar baterias ou prender todo mundo a fios está fora de cogitação).
Tive algumas ideias mas como não sou da área fiquei com medo de serem soluções porcas...
-Para a captação, pensei em usar gravadores de voz portáteis individuais para cada player. Vi alguns modelos de 1 canal stereo que aguentam mais de 12 horas com pilhas novas, enquanto usar um transmissor wireless para gravar no PC por exemplo, a pilha não aguentaria tanto. (Depois eu sincronizo todo mundo, mas não sei se um gravador de voz pessoal dá qualidade boa pra podcast)
-Quanto ao microfone, inicialmente pensei em lapela se possível, ou no máximo um headset bem discreto(como usados no teatro convencional)...ouvi falar de microfones de alta rejeição que possuem 2 capsulas bem próximas com fases opostas, mas não sei muito sobre isso.
E ae? Será que alguém pode me dar algum rumo? Aceito sugestões de baixo custo e também outras mais caras, se necessário.
Um abraço.