Tela com 3 Projetores

Teuber

New Member
Novo no fórum, boa tarde a todos!

Em nossa igreja temos três projetores Optoma BR541, um da Sony e um PC com placa de vídeo ATI Radeon HD6950 (Com as seguintes saídas de vídeo: 2xDVI 1xHDMI 2xMinidisplayport).

A ideia era criar uma tela superwide com os tres projetores (semelhante ao que fazem os pc Gamers com tres monitores) mais um projetor traseiro como retorno para palco. Porém, nossos projetores estão a 30m de distância.

Eis as tentativas de solução:
Tentamos estender os cabos de vídeo via cabo de rede, o que deu mais ou menos certo no começo (como no vídeo abaixo), mas depois se mostrou extremamente instável.
[video=youtube]http://youtu.be/IPrE4-hGz94[/video]

Há um tempo também compraram a placa Matrox TripleHeadToGo Digital que deu resultado interessante, mesmo conectando via cabo vga com adaptadores dvi direto da placa de vídeo on board.

Depois dessa novela, estamos com o seguinte sistema: Utilizamos a placa de vídeo on board do pc, que manda sinal para um spliter de vídeo, que manda para tres projetores: dois para o público com imagem repetida e um traseiro para retorno do palco. Está suprindo as necessidades, mas não está como queríamos.

Ou seja, gastamos uma grana, cada um quis resolver do seu jeito e não funcionou. Alguém tem alguma dica? Pois temos bons equipamentos parados como a placa da matrox e a placa de vídeo da ati com saídas digitais.

Conclusão: Queremos fazer o telão com três projetores mais um projetor de retorno. Existem cabos hdmi, dvi ou minidisplyport de 30m? Teríamos que utilizar repetidores de sinal?
Quaisquer outras dicas também são bem-vindas!

Muito obrigado
Abraço!
 
Olá Teuber,
Seja bem vindo ao SAV.

Vamos por partes...

Muito bom o seu projeto. Poucos tem a coragem de fazer o que você fez. parabéns. O que você quer fazer chama-se Triple Wide Media ou Environmental Projection. Eu já pesquisei a respeitode como fazer isso também.

A primeira coisa que você deve pensar no seu projeto: Quanto à instabilidade do sinal, deve-se a vários fatores: Comprimento do cabo é um deles. A grande maioria dos fabricantes de cabos HDMI só fabrica cabos com até 3 metros de comprimento por causa da qualidade do sinal (eu li em algum lugar que isso deve-se à norma do protocolo HDMI, mas eu não encontrei essa informação - fico devendo). Mas o mercado com o tempo careceu de soluções maiores e alguns fabricantes começaram a aumentar o comprimento dos cabos para atender à demandas.

A qualidade do cabo também influencia no envio correto dos sinais.

A resolução que você está mandando também influencia no conjunto todo.

A sua placa de vídeo pode não estar conseguindo mandar o sinal a essa distancia toda com a resolução toda. Veja se a instabilidade continua com cabos menores. Retire os projetores e refaça as conexões com cabos curtos veja se consegue projetar com a resolução que você quer e informe aqui no grupo.

Veja se você consegue manter a sua Matrox TripleToGo o mais próximo possível dos projetores: Envie um cabo do micro para a Matrox (longo) e coloque ela posicionada junto dos projetores com cabos curtos entre ela e os projetores. Pode ser que as instabilidades diminuam.

Quanto aos cabos HDMI de 30 metros, sim. Existem no mercado prontos. Até maiores se for o caso.
Não sei de onde você é, mas aqui no Rio de Janeiro eu encontrei no centro da cidade, perto da Republica do Libano uma loja que vende cabos com 30, 40 e 50 metros HDMI ou VGA. Os preços são salgados para cabos assim.

Você pode mandar fazer o cabo também na metragem que você quiser. Há varias lojas que fazem isso.
Outra solução que voec pode tentar fazer são os conversores de VGA ou HDMI para CAT6. Eles conseguem levar os sinais com cabos de rede em cerca de 30 metros também.

Eu gosto deste tipo de solução a sua e já havia pesquisado soluções neste sentido. Eu acho que todas as igrejas poderiam adotar soluções assim porque isso não é so privilegio dos gamers não... Veja se aqui você pode encontrar mais alguma coisa para lhe ajudar.

http://www.triplewidemedia.com/
http://www.triplewidemedia.com/what-is-environmental-projection/
http://www.rethinkworship.com/triple-wide-media-review/

Para ver cabos:
http://discabos.com.br/

Shalom.
Vanderson Araújo
IB Jardim Guanabara - Ilha do Governador
 
30m de cabo VGA é tranquilo.
Seu problema provavelmente está na soma das resoluções.
Use 800x600 nos 3 projetores e faça um teste.
Lembrando que para projetar 3 seu micro terá 4 monitores, sendo 3 projetores mais o monitor do PC.

Tirar a placa de vídeo e usar a ON-BOARD foi a maior "caca" que vocês fizeram.

O mais plausível de se fazer é manter a placa de vídeo, e utilizar em conjunto a matrox via USB, assim você poderia ter os 4 monitores independentes.
O problema na verdade seria como manter um sincronismo de imagens nestes 3 monitores... No momento não consigo pensar em uma forma estável para fazer isto.
 
Olá Irmão tbm ando pesquisando e achei esse equipamento que acho que resolve teu problema

http://display4.com.br/produtos/42/x4

1 entrada e 4 saidas pode colocar esse equipamento no "meio do Caminho" e economiza com cabos longos.
 
Já utilizamos o EasyWorship que funcionou muito bem. Reconheceu a tela inteira e ficava muito legal.

Quanto ao teste com cabos menores, foi feito sim. Na verdade essa foi a demonstração para que fosse efetuada a compra. Colocaram os tres projetores no chão com os respectivos cabos de tamanho normal e tudo funcionou perfeitamente.
Mas a trinta metros de distância com conversores e adaptadores é outra história!

Vamos ter que fazer isso mesmo. Tirar os projetores e fazer testes no chão novamente. É a única saída.
 
Paz do Senhor

Estamos colocando 3 projetores em nossa igreja e verificamos a importância da Matrox Triple Head e do programa ProPresenter 5.
A distancia do cabo vga não influênciou tanto, estamos com 30 metros de cabo vga e adaptadores para DVI, porém o equipamento Matrox e o programa ProPresenter 5 são fundamentais.
Com o EasyWorship não funciona bem, teste o ProPresenter 5...

Se vão usar os três pra fazer uma imagem grande vai precisar de:
- um Mac ou PC de ótima configuração.
- Propresenter 5
- Edge Blending
- 03 REPETIDORES DE SINAL VGA ATE 300MT VIA RJ 45
- 03 cabos CAT5 de 30 metros cada (conforme a sua necessidade, pode chegar ate a 300 metros com a mesma qualidade)
- Matrox TripleHead2Go
http://www.renewedvision.com/propresenter.php?page=modules#edge-blending
 
Fiz um evento em que foi solicitado 3 projetores simultaneamente, a solução que encontrei foi na saáda VGA do notebook que foi usado foi colocado um cabo duplicado em duas saídas fêmeas (mandei fazer esse cabo), ligando cada um em um projetor, mas um dos projetores tem uma saída de vídeo. Acabou ficando assim, você olhando de frente para o palco. Um cabo ligado diretamente no projetor que enviava para o telão da esquerda, outro cabo ligado no projetor que enviava imagens para o telão sobre o palco e na saída desse projetor foi um cabo que enviava o sinal para o projetor que enviava imagens para o telão da esquerda. Usei esses sistema para o eventos 2 anos seguidos.
 
Olá!
outro cabo ligado no projetor que enviava imagens para o telão sobre o palco e na saída desse projetor foi um cabo que enviava o sinal para o projetor que enviava imagens para o telão da esquerda.
No final você nao queria dizer para o telão da direita?

Ate mais,

Vladimir
 
Fiz um evento em que foi solicitado 3 projetores simultaneamente, a solução que encontrei foi na saáda VGA do notebook que foi usado foi colocado um cabo duplicado em duas saídas fêmeas (mandei fazer esse cabo), ligando cada um em um projetor, mas um dos projetores tem uma saída de vídeo. Acabou ficando assim, você olhando de frente para o palco. Um cabo ligado diretamente no projetor que enviava para o telão da esquerda, outro cabo ligado no projetor que enviava imagens para o telão sobre o palco e na saída desse projetor foi um cabo que enviava o sinal para o projetor que enviava imagens para o telão da esquerda. Usei esses sistema para o eventos 2 anos seguidos.

Os 3 com a mesma imagem?
 
Olá, Lucas!
É bem provável. Pelo que entendi a origem das imagem que vao para os projetores é um só, depois ele usa um cabo Y VGA e depois cascatea de um para outro projetor.
Aguardaremos.

Ate mais,
Vladimir
 
Olá, Lucas!
É bem provável. Pelo que entendi a origem das imagem que vao para os projetores é um só, depois ele usa um cabo Y VGA e depois cascatea de um para outro projetor.
Aguardaremos.

Ate mais,
Vladimir


Isso mesmo Vladimir, quis dizer que iria para a direita, desculpe a minha falha.

Sim, os 3 tema mesma imagem. Está tudo em VGA, não tem a qualidade de HDMI, mas a resolução ficou boa. Os 2 projetores das pontas são meus e o central que distribui o sinal para o da direita eu aluguei as 2 vezes.
 
Ola amigos... vi algumas duvidas aqui no Fórum sobre esse assunto e acho que posso ajudar vcs... trabalho com projecao a algum tempo ja e posso dar algumas dicas para quem vai montar uma tela wide na igreja,,, a primeira sugestão e usar projetores de qualidade com no mínimo 6mil ansilumes... depois comprar extenders que ja vendem no mercado com preço bem bacana... estes extenders servem muito bem pra mim em todos eventos... uso da seguinte maneira ... 1 Receiver vc usa na saída do seu projetor e o Sender vc usa na entrada da sua placa Matrox TripleHeade2Go SE que e aa melhor e ajuda muito a não te deixar na mao... os extenueis são vendido em kits Ou seja Receiver e Sender... Enatam se vc tem 3 projetores vc vai precisar de 3 kits... alguns modelos não funcionam na placa vale a pena pesquisar antes de comprar... pode se usar alguns Extenders com ate 50mts de distancia... eu uso os programas Blendvj para tirar as marcas dos projetores... MadMaper para marear a tela. e Modul8 ou Resolvem para trabalhar com as Midias,, uso tem uma placa da Blackmagic para usar mais de um pc na tela e usar câmeras para transmissão tbm... valeu espero ter ajudado alguém aki... abraços
 
Ola amigos... vi algumas duvidas aqui no Fórum sobre esse assunto e acho que posso ajudar vcs... trabalho com projecao a algum tempo ja e posso dar algumas dicas para quem vai montar uma tela wide na igreja,,, a primeira sugestão e usar projetores de qualidade com no mínimo 6mil ansilumes... depois comprar extenders que ja vendem no mercado com preço bem bacana... estes extenders servem muito bem pra mim em todos eventos... uso da seguinte maneira ... 1 Receiver vc usa na saída do seu projetor e o Sender vc usa na entrada da sua placa Matrox TripleHeade2Go SE que e aa melhor e ajuda muito a não te deixar na mao... os extenueis são vendido em kits Ou seja Receiver e Sender... Enatam se vc tem 3 projetores vc vai precisar de 3 kits... alguns modelos não funcionam na placa vale a pena pesquisar antes de comprar... pode se usar alguns Extenders com ate 50mts de distancia... eu uso os programas Blendvj para tirar as marcas dos projetores... MadMaper para marear a tela. e Modul8 ou Resolvem para trabalhar com as Midias,, uso tem uma placa da Blackmagic para usar mais de um pc na tela e usar câmeras para transmissão tbm... valeu espero ter ajudado alguém aki... abraços


Olá Misael, gostaria de entrar em contato com você referente ao post.
 
Depende do projetor e do tamanho da imagem que você quer obter... não existe receita.
 
Graça e paz queridos!
Estou procurando uma solução para um problema semelhante.
Quero fazer a projeção em dois projetores que estão a 30 metros do pc.
Andei pesquisando algumas soluções como projeção sem fio, usando cabo cat6 ou cat7, com vídeos splitter, com um amplificador do sinal do vídeo, em fim. Encontramos muitas coisas por ai, mas por se tratar de um investimento que não será baixo, acho que vale buscar o máximo de informações e conhecimentos possíveis.
Então vou tentar relatar o máximo de detalhes para que consigam entender meu dilema e me ajudarem com a experiência de você.

Pois bem. Atualmente mudamos de prédio e estamos passando por toda aquela transição de deixar o espaço de um jeito que nos atenda, com reformas estruturais, sonorização, tratamentos acústico, estética, em fim... e por enquanto estou me virando com soluções temporária, que consegui bolar com meu conhecimento limitado, para projeção de imagens.
Hoje temos dois projetores (vou nomeá-los de P1 e P2) da Epson, não sei a quantidade de lumens mas posso trazer essa informação, que projetam numa parede. O computador, é um notebook simples sem placa de vídeo dedicada, que está conectado ao P1 (que tem entrada e saída de vídeo VGA). O P1 envia a mesma imagem para o P2, que deve estar há 12m de distancia, via cabo VGA.
Esse notebook que fornece a projeção esta muito próximo do P1 (tanto é que está usando aqueles cabos de tamanho simples para ligar no P1 e um cabo de 20m, que já tínhamos, do P1 para o P2 , como se fosse um jump) está sendo controlado remotamente por um segundo notebook que está há menos de 30m de distancia, usando o programa Radmin, através de uma rede wireless sem internet. O Roteador que comunica o Note1 com o Note2 está no meio do caminho entre os computadores. Atualmente usamos o EasyWorship para reprodução de mídias, de letras entre outros. Tem nos atendido na medida das limitações, mas como já falei no começo "por enquanto estou me virando com soluções temporária que consegui bolar com meu conhecimento limitado"
Bom, espero que tenham entendido como estou me virando.
Mas essa "solução temporária" não pode perdurar, e estou atrás de alternativas de qualidade que possam me atender.
Eis aqui o que estou pretendendo fazer:

- Quero tirar essa projeção da parede (que é a parede do fundo do altar, de traz de quem está ministrando e dos levitas, mas nas extremidades do altar, ou seja uma projeção do lado esquerdo e uma do lado direito. O altar tem 16 metros de comprimento por 5 de profundidade), trazer os projetores uns 3m para distante do altar e projetar essas imagens em telas de projeção elétrica com controle remoto de 100", que devem ser presas na treliça onde está o P.A.

- Quero controlar esses dois projetores de forma individua, independente, usando apenas um PC (ou notebook se possível e de preferencia) assim apenas uma pessoa seria suficiente para manusear, já que eu fico no controle da sonorização e toco contrabaixo (controlo o console pelo iPad, uma SoundCraft SI Expression 3), mas também gostaria de ter a opção, se possível, de controla-los simultaneamente, ou seja, a mesma projeção nos dois.

- Quero fazer essa comunicação entre o projetor e o notebook sem usar cabos, via wireless. Andei pesquisando e tem alguns projetores que já oferecem essa opção, inclusive um dos que temos tem esse recurso, mês precisa de uns componentes adicionais como um token de transmissão wireless da Epson, nada muito difícil de encontrar. Porém, não sei se consigo fazer isso de forma wireless e controla-los de forma independente.

- Se não for possível fazê-lo de forma wireless, prefiro usar cabos cat7, o de rede. por ter uma maior durabilidade e manutenção mais simples, além de custar mais barato se precisar trocar os 30 metros. Nesse caso tenho duvida se vou precisar de um vídeo splitter, amplificador de sinal, adaptador, conversor...em fim, como deve ser feito essa comunicação via cabo cat7

- Se não for possível usar ou inviável usar o cabo cat7, optaria pelo cabo VGA de 30m. Sei que esses cabos, sendo blindados e sendo bem revestidos, transmitem imagens a uma distancia aproximada de 30m sem perda de qualidade. sendo assim me atenderia...entretanto não são tão baratos, e quando se trata de cabos blindados sua manutenção é muito difícil.

É isso queridos. Acho que me estendi muito nas explicações, peço perdão, desde já, pelos detalhes dispensáveis e erros de português. Espero que tenha colocado detalhes suficientes, e que tenha conseguido explicar de forma clara. Se faltou alguma informação relevante, posso traze-la a tona.

Será que alguém sabe como posso fazer isso, o que preciso...?

Um detalhe que esqueci de mencionar; somo uma congregação em crescimento. hoje somos em 600 pessoas frequentes, mas nosso novo espaço comporta até 1.200 pessoas acomodadas, como disse estamos passando por todo processo de adaptação do espaço e já investimos muito. Temos muito para pagar ainda. Não sei exatamente como está nosso orçamento para esse tipo de solução, mas deduzo, eu sendo leigo no assunto, que seja um custo em torno de 10mil. Então agradeço a todos que puderem ajudar com uma sugestão, uma solução, uma opinião, vamos procurar o melhor custo beneficio. Ou então fazer por partes.

Graça e paz!
 
Olá @Adan,

Sugiro pensar simples nas instalações, vou listar uma ideia abaixo:

1º: Você vai precisar de um PC com placa de Vídeo que tenha duas saídas independentes (a maioria das placas já possuem essa opção). Então com isso você terá 3 saídas de vídeo: 1 placa onboard - que será o monitor do operador , 2 placa de vídeo - que será para os projetores e 3 placa de vídeo que será para o retorno de palco.

2º: Softwares como EasyWorship conseguem trabalhar com 3 saídas: https://www.somaovivo.org/forum/threads/easyslides-vs-easyworship.12743/#post-158001

3º: Para os projetores eu sugiro usar o conversor CaT6 ou Cat7 para HDMI, o sistema sem fio pode te deixar na mão. Portanto voce vai ter que splitar o sinal de vídeo, utilizando um spliter HDMI ou um HUB de Rede. Eu utilizo atualmente um HUB de rede fazendo a replicação do sinal, pois eu testei um spliter
 
Olá @Adan,

Sugiro pensar simples nas instalações, vou listar uma ideia abaixo:

1º: Você vai precisar de um PC com placa de Vídeo que tenha duas saídas independentes (a maioria das placas já possuem essa opção). Então com isso você terá 3 saídas de vídeo: 1 placa onboard - que será o monitor do operador , 2 placa de vídeo - que será para os projetores e 3 placa de vídeo que será para o retorno de palco.

2º: Softwares como EasyWorship conseguem trabalhar com 3 saídas: https://www.somaovivo.org/forum/threads/easyslides-vs-easyworship.12743/#post-158001

3º: Para os projetores eu sugiro usar o conversor CaT6 ou Cat7 para HDMI, o sistema sem fio pode te deixar na mão. Portanto voce vai ter que splitar o sinal de vídeo, utilizando um spliter HDMI ou um HUB de Rede. Eu utilizo atualmente um HUB de rede fazendo a replicação do sinal, pois eu testei um spliter

Caro @fredsom.
Obrigado pela resposta. Refletindo, eu decidi que teria menos chances de futuros problemas se usar a comunicação através de cabos. Nesse caso é bem-vinda sua sugestão de usar cabo cat6 ou cat7 junto com um conversor para HDMI.
Com relação a 1ª ideia listada, isso descartaria usar um notebook. Mas me daria a solução de controlar todos os projetores (ate 3) de forma individual e de forma conjunta pelo software EasyWorship.
Ontem fiz a medição com precisão do ponto onde deve ficar os projetores até o ponto onde ficará o computador e dá 23,7 m...sendo assim eu não precisaria de um amplificador de sinal para evitar perca na qualidade da imagem, certo?!

Graça e paz!
 
Se tu vai montar um novo vou pra usar com o projetor, procure uma placa com triple view. Na minha igreja eu montei um AMD A8 numa gigabyte, uso um monitor DVI e a saída VGA para o projetor, sobrando ainda a saída HDMI. Pode ser uma boa se for trocar o cpu
 
Back
Topo