TEORIA - CAIXAS ACUSTICAS

heriberto

Active Member
A PAZ

Há tempos que quero levantar algumas indagações e aproveito o momento para se assim voces permitirem fazer.
Já tenho visto em alguns artigos informações que no minimo me deixa como diz o popular com a "pulga atraz da orelha". Vejamos
Woofer de 15 a faixa com melhor aproveitamento é de 40 a 350 Hz,
o de 12 de 50 a 500 extendendo até 750 Hz e por ai segue.
Outra máxima é que caixas de som devem ter por falantes no máximo 3 oitavas.
Minha dúvida reside exatamente nestas afirmações, pois caixas ativas de 15" + ti os corte dos TI'S é aproximado entre 1,8 a 2,0KHz, como entender?
se ainda informam que as caixas respondem à partir de 50Hz, ora se isto é verdade 3 oitavas estaria em 400Hz, seria necessário talvez um falante de 8" ou 6" + TI, estou errado no meu entender?


Heriberto
 
Olá Heriberto,

estudando, heim!!! Que bom. Estudar sempre gera dúvidas, e com dúvidas aprendemos mais e melhor.

Woofer de 15 a faixa com melhor aproveitamento é de 40 a 350 Hz
o de 12 de 50 a 500 extendendo até 750 Hz e por ai segue.

Quanto menos frequências colocarmos sobre um alto-falante qualquer, melhor ele vai respondê-las. Se você tiver um sub que só precise responder de 20 até 80Hz, ele terá um melhor desempenho do que o mesmo sub (a mesma caixa, o mesmo falante) respondendo 20-200Hz.

Pensando deste modo, o texto acima está certo. Entretanto, isso exigiria sistemas com inúmeros falantes, cada vez mais complicados e muito mais caros.

Por outro lado, se você observar as curvas de resposta de frequência de um falante, dá para perceber qual a melhor resposta que o falante pode ter.

Veja só este exemplo:

cruva_resp_freq.jpg


Podemos notar que o falante é bem linear de 90Hz até 3KHz, e se colocarmos uma variação de -10dB (que o fabricante usa para especificar a resposta de frequência), o valor passa a ser de 60Hz a 4KHz.

Agora, vamos voltar ao que você disse. Se o falante responde muito bem até 3KHz e bem até 4KHz (que fosse 2KHz e 3KHz), porque gastar uma grana para fazer ele responder até "apenas" 350Hz??

Outra máxima é que caixas de som devem ter por falantes no máximo 3 oitavas.

Uau! Vamos traduzir na prática:

Sub woofer respondendo 3 oitavas
de 20Hz a 40Hz - 1a. oitava
de 40Hz a 80Hz - 2a. oitava
de 80Hz a 160Hz - 3a. oitava

Woofer mid-bass respondendo mais 3 oitavas

de 160Hz a 315Hz - 1a. oitava
de 315Hz a 630Hz - 2a. oitava
de 630Hz a 1K25 - 3a. oitava

Driver Mid-high respondendo mais 3 oitavas

de 1k25 a 2K5 - 1a. oitava
de 2k5 até 5K - 2a. oitava
de 5k até 10k - 3a. oitava*

Supertweeter

de 10K - 20K - 1a. oitava
acima disso - ultrasons, não percebidos pelo ouvido humano.

*poucos drivers fenólicos tem resposta tão grande até 10KHz. A maior parte se situa entre 8 e 9KHz. Mas sem problemas, pois a maioria dos supertweeters responde bem desde 5KHz.

Este esquema foi sim válido, e muito usado antigamente, antes dos drivers de resposta extendida (que "falam" tanto médio quanto agudos). Muitos sistemas de PA eram assim, e note que é um dos motivos para termos crossovers com 4 vias.

Mas hoje, com os drivers falando bem várias oitavas, para que complicar isto tudo? Se antes precisávamos de 4 vias, logo 4 amps, hoje precisamos de no máximo 3 vias: um sub, um woofer fazendo o médio-grave e o driver cuidando do resto. Mais simples, mais barato.

Minha dúvida reside exatamente nestas afirmações, pois caixas ativas de 15" + ti os corte dos TI'S é aproximado entre 1,8 a 2,0KHz, como entender?

O avanço tecnológico não fica apenas na área de informática, abrange áudio também. Há vários woofers de 15" e conseguem dar uma boa resposta até na faixa de 1KHz, 1,5KHz. Por outro lado, os drivers conseguem respondem cada vez mais baixo. O D210 Selenium tinha corte indicado em 2KHz, mas o D220 (modelo novo) já tem corte indicado em 1,6KHz. Isso para citar um exemplo, existem inúmeros.

Em resumo: modernamente falando, com apenas 2 vias é possível fazer caixas acústicas de excepcional qualidade, a partir de 50Hz ou até um pouco menos. E se precisar de um gravão, só colocar um sub que está resolvido.

É o que o mercado tem feito. Caixas com falantes de médios (drivers ou mesmo pequenos woofers de 6" ou 8") estão em completo desuso. Isso não quer dizer que são caixas ruins, só que está mais simples e barato para os fabricantes projetarem para 2 vias que para mais vias.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo