Teoria de Áudio - O que é vibração, som, harmônicos e timbre

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Teoria de Áudio - O que é vibração, som, harmônicos e timbre.
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=86

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p>Não basta saber mexer nos equipamentos. Conhecer teoria é fundamental para um serviço bem feito. Quanto mais se conhece da teoria, melhor é a prática. Apresento abaixo alguns conceitos que devem ser conhecidos por todos que trabalham com áudio, cujo conhecimento é imprescindível para a operação correta dos equipamentos, tais ..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Artigo muito bom e necessário.
"Ficar na mesa de som" não é só aumentar volume, tem que conhecer muita, mas muita teoria musical.
Se vc pretende progredir, vá estudar!!!!

Abçs
 
"Quando percebemos uma frequência "sobrando" muito, por exemplo, 100Hz, abaixá-la por si só não trará o melhor resultado. Teremos também que abaixar o 200Hz, que é um harmônico dessa frequência."
Quer dizer que SEMPRE que eu atenuar uma frequência no eq. eu devo atenuar seus harmônicos? Queria que alguém falasse mais sobre isso.
 
A resposta e SIM e NÃO !

Se vc esta se referindo a um unico canal ou dubgrupo que contem um unico instrumento ou voz, ao manusear a fundamental, vc precisa as mexer (as vezes) nas harmonicas se for possivel.

Mas se for na saida da mesa e um unico equalizador manda soom para os retornos ou PA vc precisa saber muito bem o que esta fazendo pois uma harmonica de um instrumento pode ser a fundamental de outro !

Por isso é preciso um pouco de cuidado com isso !
 
Back
Topo