ter uma idéia

Glauco

New Member
Olá amigos
segue as medidas do novo templo da igreja
igreja.jpg


o forro será de pvc, foi a opção mais barata, não estamos muito preocupados com o vazamento de som que poderá ocorrer pois não teremos vinhos tão proximos, mas estou preocupado com a qualidade de som, e as provaveis dificuldades que encontraremos ali, gostaria de saber tbm qual o posicionamento melhor para colocar as caixas pa quanto de palco, e se as portas laterais vão atrapalhar em alguma coisa? qual retorno seria melhor pra nós ali naquele lugar individual ou de outro tipo?
caixas presa no teto dão uma acustica melhor ao ambiente?
e qual a distancia ideal para colcar caixas de retorno(seria mais monitor de palco)?
 
Olá Glauco,

o forro será de pvc, foi a opção mais barata,

Sempre é a opção mais barata. Infelizmente, uam das piores em relação à acústica. Não absorve nada, reflete tudo, favorece reverberação.

e se as portas laterais vão atrapalhar em alguma coisa?

Aquelas duas portinhas, não atrapalham em nada. Entretanto, não entendi o que é uma "porta de enrolar".

qual retorno seria melhor pra nós ali naquele lugar individual ou de outro tipo?

Geralmente retornos individuais POR FONE custam menos e dão resultados melhores (desde que bem implementados) que um monte de caixas acústicas espalhadas pelo palco.

qual o posicionamento melhor para colocar as caixas pa

Para saber onde colocar as caixas de PA, dê uma lida no artigo "A lei dos Inversos dos Quadrados". Lá tem algumas formas de instalar, e você mesmo faz alguns cálculos (simples, Teorema de Pitágoras) e descobre qual a melhor forma.

Um abraço,

Fernando
 
Re: porta de enrolar

seria aquelas portas igual de buteco que enrola pra cima, elas pegam a dimensão toda da lateral e vai até o teto. isso não atrapalha em nada o som ?
 
Oque que vcs tem no teto?Telhado ou laje de concreto?iiiiiiiiiiiiiiiii até rimou !

Cara, coloca PVC não,se for telhado com o calor o PVC vai empenar todo e fica horrível...
eu ja ví em uma igreja e ficou feio.

Meu conselho é que se vc for fazer um forro faça de lã de vidro,é caro,mas vc não vai se arrepender mais tarde...
na minha igreja fizeram de isopor,é sim,são placas de isopor com uma fina camada de textura que esteticamente fica bonito,mas,
não ajuda em nada a acústica e quem dá a manutenção sou eu mesmo ,pois,qualquer vento derrubava as placas...
...na época a igreja pagou +ou- R$ 10,000 em uma área de 360 metros quadrados,o forro de lã de vidro ficaria em torno de R$20,000 .

Moral da história,pagamos caro pelo barato ! Até nos dias de hoje !

Forro em lã de vidro é um investimento e não um gasto,fale isso pra sua igreja !
 
então amigos seria até a melhor opção mudar pra este tipo de material que o Hélio citou, mas como eu dissea igreja não tem condições mesmo de fazer este investimentomuito alto, primeiro pq o prédio não é nosso e outra é questão de valores mesmo o bolso da igreja anda meio apertado, pra vcs terem uma idéia o salão tem 700 metros quadrados e vai ficar apenas 400 pro salão e em questão de valores, iremos construir 6 salas, 01 sala pastoral, 04 banheiros(sendo 02 banheiros por conta do dono do salão) escadaria pois o lugar era uma transportadora, o pulpito e a forração todo material incluindo tijolos forração ficou em 8 mil reais,só acho que o mairo investimenteo será em som mesmo, pois acho que nosso som não dara conta do recado, no inicio até que sim pois temos 300 membros mais ou menos, mas quando a igreja crescer, no ritimo que esta indo, ai contruiremos nosso templo próprio, colocarei as fotos de nosso equipamento de som
DSC02234.jpg

mesinha que pra variar uma ciclotron que será trocada na primeira oportunidade rsrs
DSC02233.jpg

potencia e equalizador
DSC02235.jpg

uma de nossas caixas de frente ativa e tem outra igual pass ligada nela
DSC02237.jpg

um de nossos "retornos"
e mais os equipamentos de culto domestico que acredito que teremos que usar tbm
DSC02486.jpg

potencia, equalizador e efeito, e tem duas caixas tbm que da pra ser usada em ultimo caso pois não tem uma regulagem boa
 
Com esses equipamentos e forro pvc... não espere coisa boa não.. acho que vai piorar e muito, mas como voce disse que não esta preocupado..!!! depois de uns dias usando o som com o PVC, voce mesmo e outros vão notar a diferença..!!! e vai haver muita reclamação..

[]'s..
 
Caro Leonardo nossa maior preocupação é quanto a qualidade de som, e não tanto absorção e tudo mais preocupados nós estamos, mas não adianta eu querer fazer um investimento de 10 mil reais pra mais apenas com forração de um salão que não é nosso, e se fosse só forração tudo bem mas não é é um investimento alto para uma igreja tão pequena ainda, minha preocupação é mais referente ao futuro pra depois não precisar ter que mexer em estrutura novamente, e saber quais materiais seriam melhore e mais baratos
 
Esse é o problema... querer ou tentar melhorar, no que não é da gente...
mas vamos lá..
Quanto a qualidade como disse no post anterior.. não vai melhorar em nada.. só piorar.. isso por causa do pvc.. não tem como sair disso... voces já optaram por ele... agora o gasto sera maior para tentar melhorar o som ambiente que voce quer.. qualidade, primeiramente se precisa de bons equipamentos e local bem adequado, com boa acustica.. que não é o seu caso.. mas me diga como pretente ter um bom som num local que não é adequado..??
Caro Leonardo nossa maior preocupação é quanto a qualidade de som

outra, que voces não querem investir um bom dinheiro no local, devido não ser de voces..!!!
mas não adianta eu querer fazer um investimento de 10 mil reais pra mais apenas com forração de um salão que não é nosso

Agora..
minha preocupação é mais referente ao futuro pra depois não precisar ter que mexer em estrutura novamente, e saber quais materiais seriam melhore e mais baratos

Tem gente bastante competente aqui para lhe dar essa opnião.. eu passo.

[]'s..
 
Gente,

se vocês já moraram de aluguel, sabem que gastar com reforma no que não é nosso é dureza... Ainda que seja para melhorar, você nunca sabe se o contrato será renovado, se daqui a um tempo você não achará outro imóvel melhor e irá trocar, etc, etc. É complicado.

No caso do Glauco, acho que investimento em acústica hoje estaria descartado. Então, invista em equipamentos! Troque a mesa logo por uma bem melhor (que tal uma Yamaha MG2442FX?), bons microfones, bons cabos... Tudo isto será bem aproveitado em um templo novo, próprio.

Gostei das caixas. VS-600 são boas...

Um abraço,

Fernando
 
acho que se pelo menos quebrar o paralelismo do teto em relação ao chão e trabalhar com relevos no PVC (tipo formato de uma escada) já teria menos reverb.
 
Muito boa essas ideias, JoPereira.

61738736_2-Imagemns-de-FORRO-PVC-BRANCO-TIGRE.jpg


Paredes paralelas favorecem ondas estacionárias. Paredes com relevo funcionam como difusores, muito melhor que refletores (o que uma parede lisa é).

O problema é conciliar custo x desenho. Qualquer desenho que não o reto já é mais caro (instalação mais complicada, mais material). E poucos relevos fazem pouca diferença na acústica.

Um abraço,

Fernando
 
Satisfação meus queridos!

Glauco, sou totalmente a favor da visão do Bersan, no tocante a investir nos equipos. Infelizmente e por questões já apresentadas aqui, um investimento na parte acústica não será possível; então que outra opção temos? (...)
Faça um dimensionamento do seu sistema, levando em consideração a qtde de fontes sonoras, disposição no palco/púlpito, real necessidade e prioridade na aquisição dos equipos/acessórios. Leve em consideração também que ao adquirir estes novos equipamentos, eles poderão ser utilizados no novo templo...
Adotei este método aqui na igreja e está dando super certo! Como estamos em campanha para construção do novo templo, e não podemos deixar a qualidade do atual cair, estou fazendo isso. Conversei com os integrantes dos grupos + diretoria local e ouvi a REAL necessidade de cada um; dentro dos dados obtidos montei um projeto que está em andamento... E como já disse, graças a Deus está dando super certo!

Só tu sabe a tua necessidade!

Um abraço irmão

Anselmo
 
Cara Fosse vocês então nem investiriam em Forro, deixa na telha mesmo, já que nada vai melhorar, somente em estetica , invista em um Som Melhor, Minha igreja e MInuscula e temos o teto somente em telha e o pastor não que fazer nada porque o prédio não e nosso, então não temos forro nem nada, fazer oque ? , invista em algo que será sempre da igreja, e não de outros, nosso local não trocamos nem os espelhos de tomada So Fizemos pintura algo que foi Bancado Pela Superitedencia.
 
Deve ser obra de XXX esse tal do forro de PVC, pior que isso pra acústica só vi aqueles telhadões de zinco...
uma solução barata que encontrei foi o uso de forro de gesso comum mesmo ou acartonado caso seja barato em sua região (varia muito de região pra região) ou até mesmo o isopor que ainda serve de isolante térmico acondicionando melhor o ambiente nesse quesito, e por cima desse forro uma camada de lã de vidro, que pode ser encontrado por um preço bemmmmmmmmmmmm módico em ferros velhos por meio de desmanches de fornos industriais e câmaras frigoríficas.

Se a lã não estiver no melhor estado de conservação um pouco de sol, faz maravilhas na higienização tenho feito também "almofadas" daquele tecido/papel conhecido como TNT, e recheado de lã com grande sucesso é assim que faço em minhas caixas de som para não vazar lã mineral pelos dutos talvez possa funcionar pra você.

O uso das caixas suspensas no centro, o tal fly PA, com o sistema mono, não iria adiantar muito no quesito da distância relativa e por conseqüência menor diferença de pressão sonora, dado a altura do pé direito ser muito baixa, mas ao menos livraria de cometer o sacrilégio de pendurar as caixas nas paredes laterais como normalmente vemos por aí ( e acredito que seja seu caso hoje), isso por si só diminui tremendamente as reflexões projetadas nas paredes laterais diminuindo o tempo de reverberação e aumentando a inteligibilidade, a clareza do som que é oque você procura, te dá uma possibilidade maior de angulação das caixas melhorando também a cobertura, precisando tão somente saber a cobertura nominal de suas caixas, e daí definir a inclinação das mesmas.

e no mais no que diz respeito a equipamentos os problemas costumam estar nas extremidade, boas caixas (já tivemos referência de outro participante do fórum dizendo que as suas são boas eu particularmente não as conheço) e bons microfones/instrumento fazem toda diferença, se bem que uma mesa mackie usada hoje se encontra por bons preços por aí...
 
Back
Topo