Termos de Eletricidade

ls.bastos

Active Member
AC - Alternate Current, Corrente Alternada

DC - Direct Current, Corrente Contínua

Overload - Sobrecarga, Quando é solicitada uma potência acima da projetada do equipamento

No-break ou UPS - Uninterruptible Power Sytem, Sistema de Energia Ininterrupta, Sistema que, através de uma bateria que é carrega pela energia fornecida pela rede, fornece energia elétrica de corrente alternada na ausência de energia elétrica na rede.

Estabilizador - Equipamento que, através de uns transformador com vários taps (tomadas, pontos intermediários de uma bobina), compensa a queda ou elevação de tensão elétrica da rede.

Disjuntor - Equipamento de proteção contra sobrecarga e curto-circuito da rede, através de efeitos térmicos e/ou magnéticos.

Fusível - Acessório de proteção contra sobrecarga e curto-circuito para instalações elétricas ou equipamentos.

Tensão Elétrica ou Diferença de Potencial Elétrico - "Força" com que a carga elétrica é direcionada por um condutor. Medida em Volts (V).

Corrente elétrica - Quantidade de carga elétrica num condutor por unidade de tempo. Medida em Ampères (A).

Potência Ativa - Potência elétrica que resulta em trabalho, por exemplo, potência elétrica que é convertida em energia mecânica num eixo de um motor elétrico, mais as perdas. É medida em Watts (W)

Potência Reativa - Potência elétrica necessária para manter o campo magnético de um indutor ou um campo elétrico de um capacitor, como no exemplo acima do motor. É medida em Volts-Ampère-Reativo (VAr)

Potência Aparente - Soma vetorial das potências Ativa e Reativa. É medida em Volts-Ampère (VA).
 
O pessoal da área de elétrica do fórum podia juntar a explicação de cargas resistivas, capacitivas e um monte de outras que tem por aí que eu sempre confundo e me atrapalho na hora de aplicar na prática.
Eu sei que inclusive meu xará Marcelo Cavic já postou alguma coisa sobre isso em outro tópico, o problema só é achar!
[]'s
 
Back
Topo