Tessituras e extensões

isinho

Administrator
Moderador
Boa Noite

Estava dando uma olhada, e não encontrei nenhum artigo ou postagem que falasse sobre vozes e tessituras, por isso, resolvi escrever um pouco.
Só para esclarecer, não toco nenhum instrumento, tão pouco tenho conhecimento de técnica vocal, o que escreverei é baseado no parco conhecimento adquirido com o tempo.

Vou começar primeiro usando uma tabela que o Fernando postou aqui pra exemplificar...

Tessitura.jpg


Aqui podemos ver uma relação de cada voz, seu alcance ao se comparar com as oitavas de um piano, e sua relação em Hertz.
Podemos ver que a extensão média de cada voz é em torno de duas a duas oitavas e meia, podendo logicamente variar, mas geralmente é muito raro encontrar pessoas com mais de 3 oitavas e meia de extensão.

Vou começar falando mais detalhadamente da voz soprano:

(Vou usar as informações que posso confirmar da internet, mesmo Wikipédia, mesmo não sendo referência em confiabilidade)

A voz de soprano normalmente recobre a extensão do Dó3 ao Lá4, em alguns casos mais raros até o Dó5 (os números correspondem às oitavas do piano). Em termos gerais, e é o mais alto, ou seja, o mais agudo dentre os registros femininos, distinguindo-se desse modo das vozes de mezzo-soprano e de contralto.
Usualmente, apenas adultos do sexo feminino são capazes de emitir confortavelmente notas na altura correspondente à faixa de um soprano, pois as pregas vocais dos homens engrossam após a puberdade, produzindo vozes mais graves.

Exemplo:
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.isinho.com/som/soprano.mp3">www.isinho.com/som/soprano.mp3</a><!-- w -->

Contralto:
O Contralto é o timbre feminino mais pesado, e soa quase que com a plenitude de uma voz masculina. É um timbre robusto e vigoroso, chamado também de contralto profundo. Sua extensão aguda é curta e compensada no registro grave. Não tem divisão interna por timbre, e raramente canta papéis em Óperas. Sua tessitura usual é do Lá1 ao Fá4.
Muitas vezes, as contraltos tem de apelar para falsetes a fim de atingir notas agudas, recurso esse que se mal executado, pode prejudicar toda uma apresentação.

Exemplo:
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.isinho.com/som/contralto.mp3">www.isinho.com/som/contralto.mp3</a><!-- w -->

Tenor:
De acordo com a classificação tradicional, a voz de tenor corresponde à faixa de sons mais aguda que pode ser emitida por uma voz masculina.
Em termos simples, é a voz que geralmente mais “aparece”, pois geralmente faz a melodia da música. Portanto, ao se mixar, deve estar um pouco a frente da segunda voz, pouca coisa.

Exemplo:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.isinho.com/som/tenor.mp3">http://www.isinho.com/som/tenor.mp3</a><!-- m -->

Baixos:
O baixo é a voz ou naipe masculino com a extensão mais grave. Um baixo tipicamente tem uma tessitura que vai do Fá1 ao Mi3. Usualmente faz o contracanto da voz do tenor; exemplo, quando um sobe, o outro desce.

Exemplo:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.isinho.com/som/baixo.mp3">http://www.isinho.com/som/baixo.mp3</a><!-- m -->

Curiosidades...
Há também, aqueles que são exceções as regras. Na verdade, criei esse tópico para além de explicar o basicão (que acredito que todos já estão carecas de saber) postar justamente esses cantores fora da média que podemos ouvir.

David Phelps
Tenor. O considero fora da média, porque além de um alcance fenomenal, aprendeu a controlar a voz como quer, e tem pleno domínio do fôlego e potência. Tudo o que está gravado, consegue fazer ao vivo. Já ganhou se não me engano um prêmio Grammy com o quarteto “The Gaither Vocal Band”

Música cantada por ele:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.isinho.com/som/davidphelps.mp3">http://www.isinho.com/som/davidphelps.mp3</a><!-- m -->


Tim Storms
Baixo. Além de cantar muito bem, detém o recorde mundial de nota mais grave já emitida pela voz humana. 8 HERTZ! Isso mesmo, logicamente, não pode ser ouvida, apenas analizada e sentida. Sem contar que possui 6 oitavas de extensão vocal!!! Um absurdo!
Vídeo de quando chegou a tal nota... Reparem na água do copo...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=___sG3AJaNc">http://www.youtube.com/watch?v=___sG3AJaNc</a><!-- m -->

Paul David Kennamer
Também um baixo espetacular. Não resisti e postei outra música inteira. VALE A PENA BAIXAR, SIMPLISMENTE FANTÁSTICO!

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.isinho.com/som/PaulDavidKennamer.mp3">http://www.isinho.com/som/PaulDavidKennamer.mp3</a><!-- m -->

---- Ah, esses dois últimos baixos oitavam ou último dó do piano!!!! Só pra ser ter uma idéia...

Bem, foi isso, sei que chovi no molhado para a maioria do fórum, mas vale a pena ter curiosidade e baixar as músicas que postei. Valem e muito a pena.

Abraços

Israel
 
Ô Isinho,

melhora mais um pouco, coloca algumas coisas sobre impostação de voz, cuidados básicos, e eu publico como um artigo.

Um abraço,

Fernando
 
Tava pensando nisso mesmo, é que fiz ontem das 11 a meia noite, depois que vi que caca que ficou no final...

kkkkkkkkkkkkkk


Vou dar uma melhorada sim...

Abraços

Israel
 
up.
sensacional

muito embora não cante nada... por meus pais serem meio tradicionais ouvi sempre bastante musica erudita, e gosto, desde orquestras, corais, quartetos , solos.................
não levo jeito para isso mas nada que o barulho do chuveiro não cubra....

o Phelps realmente canta pra caramba... e tem um dvd dele que acho que seja de 07, que tem umas musicas bem legais... foi bem produzido e gravado.. particularmente a musica Virtuoso é minha preferida dele, pela questão musical, meio puxada para uma vertente eletrônica, e também pela forma dele cantar.. mostrando controle, estabilidade uma excepicional afinação...

Isinho, vc deve trampar com bastante coisa de arranjo vocal, o pessoal adventista sempre foi competente ao extremo com isso.. parabéns...
 
Olá Philip

Realmente, David Phelps é beeem fora da média, e só de conseguir conciliar o canto Lírico com o "popular" já mostraria o quanto ele é bom, mas ainda tem uma extensão fora do comum.... Enfim, canta muito bem.

Isinho, vc deve trampar com bastante coisa de arranjo vocal, o pessoal adventista sempre foi competente ao extremo com isso

Eu infelizmente não nasci com talento pra arranjar e tal, mas ouço muita coisa e gosto muito. E realmente, existem inúmeros compositores e escritores adventistas que eu considero bem acima da média. Glórias a Deus por isso...

Abraços

isinho
 
Back
Topo