Pessoal, segue a troca de e-mail com a Yamaha. Estou aguardando o desfecho para manifestar opiniões.
Questionei sobre a possibilidade de realizar a inclinação após a suspensão sem o olhal M8, pois só encontrei dois pontos para suspenção vertical. Além disso, já imaginando que a resposta seria "É necessário comprar um acessório", perguntei se havia acessório à venda e qual seria o mesmo. Segue resposta da YAMAHA:
Prezado Sr. Gabriel, boa tarde.
Primeiramente, gostaria de agradecer teu contato.
As Caixas DBR 10 possuem 3 pontos para suspensão, sendo: Duas na parte superior e uma na parte traseira da caixa. Sendo assim, é possível realizar inclinações para diferentes tipos de aplicações.
Atenciosamente,
YAMAHA MUSICAL DO BRASIL
A impressão que tive é que a pessoa que respondeu olhou BEM rápido o manual, assim como eu. Ou seja, até eles se enrolam nessa pegadinha da DBR10 ser a única da linha sem o terceiro ponto de suspensão.
Meio revoltado, respondi:
Amigo, não possui esse terceiro ponto, está claro no próprio manual. Apenas a DBR12 e DBR15 possuem. Como faço para inclinar a DBR10? Comprei uma caixa amplificada e apenas os modelos de 12' e 15' polegadas possuem encaixe para olhal M8 para inclinação? Amigo, isso é um absurdo. A Yamaha dei um furo muito grande com o consumidor neste ponto.
Vi que tenho de comprar o kit BSS251 para conseguir incliná-la. Qual seria o valor desse kit.
Deixa aqui minha IMENSA insatisfação com a Yamaha, cabe ao pós venda tentar solucionar meu problema e de muitos outros que comprarem este modelo de caixa.
E antes de mais nada, gostaria de saber qual a lógica de incluir encaixe para olhal M8 para suspensão e não para inclinação.
Resposta da YAMAHA:
Prezado Sr. Gabriel, peço perdão pelo meu erro no suporte anterior. Como você havia afirmado, a DBR10 possui apenas 2 pontos para suspensão. E a lógica disso é a compatibilidade destes encaixes com os Brackets.
Por se tratar de um modelo considerado de pequeno porte, os desenvolvedores do Japão optaram por deixar apenas a opção do Bracket. E estes Brackets não são nacionalizados, ou seja, não existe para comércio aqui no Brasil.
Não acredito que seja função do Pós venda resolver este problema (como o Sr. sugeriu), uma vez que tanto o produto quanto o manual estiveram sempre à disposição para que o Sr. pudesse visualizar e perceber se ele atenderia, ou não, as suas necessidades.
Agradecemos à sua mensagem, pois este tipo de reclamação contribui para que possamos realizar mudanças. Com certeza as possibilidades de aplicação das caixas devem ser ainda mais enfatizadas, para que não haja nenhum tipo de insatisfação.
Mais revoltado (rs), respondi:
Discordo quando você diz que não é o pós venda. Você mesmo confundiu, assim como eu e diversos usuários que devem ter comprado a caixa. OK, sem problemas, podemos comprar o suporte que o problema se resolve....Ai não temos o suporte pra venda no Brasil. Ou seja, a DBR10, no Brasil, é uma caixa que não pode ser usada em fly sem que se contrate um serralheiro para fazer o bracket, só se fosse colocada num sidefill ou algo do tipo, que não exige inclinação.
Sendo assim, poderia me auxiliar com o projeto deste bracket? Dessa forma eu posso, ao menos, ir a um serralheiro e encomendar uma peça dessa.
Como usuário de diversos produtos da Yamaha, realmente não entendo a lógica de ter um bracket mas não termos a disposição pra venda no Brasil. Na prática, mesmo que eu tivesse visto que é necessário o uso do bracket, como faria pra comprar agora? Neste caso, quem resolve, o usuário sofre com o erro (Não ter a peça no Brasil) ou é função do Pós-venda prover soluções?
Aguardo retorno.
No aguardo até o momento.
Abraço galera!