Teste de caixas SAV

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Quem disse que a resposta da RCF é por conta de equalização?

Pode ser característica do transdutor.

Outra coisa, como é que comprar uma caixa a outras duas se não as ouviu?
 
Marcelozan disse:
Da pra ver na curva de resposta da Art725 pra ver que ela tem uma equalização super exagerada no grave e outra menos exagerada mas bem grande tambem no agudo.
(...)
se a caixa é mais plana pode parecer que sobre agudo do lado de caixas com equalização muito torta
(...)
pior e se fosse torta e não desse pra desentortar.
Talvez eu tenha faltado a algumas aulas de interpretação de texto, mas isso me parece uma comparação.
 
wills2ka disse:
São componentes importador e falantes importados, porem com preço justo e suporte por serem nacionais. Acho que este é um diferencial.
A idéia do post não é fazer pouco caso da empresa nacional, mas sim mostrar a dependência das importadas.
Com base no “dai a césar o que é de césar” não podemos simplesmente enaltecer a StudioR sem dar os créditos também a FANE.

Valorizar a StudioR é natural, eu teria qualquer SKY tranquilamente, mas generalizá-la como A MELHOR é empolgação demais, ela é boa e muito boa, porém “peca por ser brasileira”... :)
 
Pra mim não importa a origem da curva puxada no grave, ela está lá e pode ser obtida ou alterada via equalizador. Se não puder então a caixa é presa e nunca vai ficar plana mas duvido que não possa. Eu acho que os amigos não estão lendo direito minhas palavras pois fora o que a revista fala só o que faço são questionamentos sobre o que é mais correto técnicamente, se é ser mais plana ou mais forçada nos extremos o que acham?? Eu prefiro mais plana e equalizar do meu jeito depois.
 
Carlos você não vê um grave e um agudo bem mais puxado na Rcf que na Ev olhando a curva????? Não é querer comparar ou intrrpretar, o grafico é claro!!!!
 
pTjz disse:
wills2ka disse:
São componentes importador e falantes importados, porem com preço justo e suporte por serem nacionais. Acho que este é um diferencial.
A idéia do post não é fazer pouco caso da empresa nacional, mas sim mostrar a dependência das importadas.
Com base no “dai a césar o que é de césar” não podemos simplesmente enaltecer a StudioR sem dar os créditos também a FANE.

Valorizar a StudioR é natural, eu teria qualquer SKY tranquilamente, mas generalizá-la como A MELHOR é empolgação demais, ela é boa e muito boa, porém “peca por ser brasileira”... :)

Ah com certeza Eliabe.

Acho que o problema esta em impostos, porque a linha sky HD vao vir com falante e drive B e C e segundo o Samuel da studio r nao vao passar de 3k...E voce vendo uma FBT da vida ta em media de 3.4k...
 
Estamos lendo direito sim, apenas não concordamos.

Eu prefiro uma que soe bem naturalmente sem precisar de equalização e os problemas que o uso desse artifício podem acarretar.

Som não se vê, se ouve. Para ouvir graves é preciso de mais SPL nessa faixa, vide as curvas de Fletcher-Munson. Uma caixa com resposta flat sempre soará "ardida".
 
Marcelozan disse:
Eu acho que os amigos não estão lendo direito minhas palavras pois fora o que a revista fala só o que faço são questionamentos sobre o que é mais correto técnicamente, se é ser mais plana ou mais forçada nos extremos o que acham??
Para mim é muito melhor precisar atenuar alguma frequência do que dar ganho na mesma.
 
Entendo nas discordo também de você Carlos, pra mim tem que ser mais plana e deixar a equalização por minha conta, mesmo que eu acabe puxando o grave e o agudo no final kkkkkkkk!! Importante é a caixa responder tudo com fidelidade e me dar essa liberdade.
 
Marcelozan disse:
Entendo nas discordo também de você Carlos, pra mim tem que ser mais plana e deixar a equalização por minha conta, mesmo que eu acabe puxando o grave e o agudo no final kkkkkkkk!! Importante é a caixa responder tudo com fidelidade e me dar essa liberdade.
Imagine você dando +4dBs, o quanto de ruído também seria adicionado.
Concordo com o carlos, no final das contas o que importa é o que se houve! Pouco me importa o gráfico desde que a caixa soe bem.

Imagine um teste às escuras atrás de um pano e você só ouvindo, neste teste você escolhe uma que mais te agradou, suponhamos que seja uma CSR...
Ao baixar o pano e ver as caixas você se depara com uma StudioR que é mais plana, qual você compraria? A dos seus ouvidos ou a das especificações técnicas?
 
Studio R disse:
Willian,

Eu particularmente esperava mais da RCF principalmente da art725. Como citado por alguem, ela esta na estrada faz tempo com o Metal. Com isso ela pode ter perda de alguma coisa? um desgaste? Pelas sky serem novas retiradas das caixas por isso respondeu legal? Tem haver isso ou nao?

A caixa na verdade fica melhor (no sentido de adquire seu timbre final desejado pelo fabricante tanto da caixa quanto do falante) após, em média, 2 horas de uso em um regime de alta potência. É o popular "amaciamento" do falante. As SKY Sound não estavam amaciadas e nem deu tempo para isso no teste, mas elas mudam e ficam mesmo melhores (os falantes ficam melhores e atingem suas especificações finais) após esse amaciamento.

Edit: Somente para constar, creio que as caixas foram usadas no maximo que elas puderam, porque perguntei da RCF e falaram que ela clipou legal. Tanto que a sky 600 HD falaram que nem o led acendeu, so se ele estava queimando ne....

Entre as marcas comparadas existia pouca ou nenhuma compatibilidade em relação ao ponto de acendimento do LED, ação do processador ou limiter. Enquanto é sabido que uma só acendem o LED quando o nível de distorção chega no máximo permitido antes que cause danos ao falante, em outras eles se acendiam antes mesmo de haver distorção. Como sempre dissemos, o maior erro que alguém pode cometer em um comparativo deste tipo e se guiar pelo LED. Mesmo se guiar pelo som da caixa costuma ser mais conclusivo.

Um grande abraço!

A compreendi e obrigado studio r, por tirar essa duvida.

Bom creio que meu ouvidos nao seja tao bons assim, para reparar uma otima qualidade das rcf, pois pelo que falavam aqui no forum pensei em algo super super... Pode ser pelo simples fato de sempre esta escutando caixas facao e muito ruim de qualidade, ai quando ouço uma otima acho ruim :D
Mas tambem temos que contar o ambiente que nao era nada acustico né...e tambem posicionamento das caixas...
 
Se a caixa for ruim pode somar ruído, mas falo de caixa boa. Não acho que isso aconteceria.na Ev pelo que li da analise dela e nas Sky eu vi que não acontece. Adorei o som delas e compraria de olhos fechados alias vou comprar por causa do som porque acho as outras do teste mais bonitas.
 
A caixa na verdade fica melhor (no sentido de adquire seu timbre final desejado pelo fabricante tanto da caixa quanto do falante) após, em média, 2 horas de uso em um regime de alta potência. É o popular "amaciamento" do falante. As SKY Sound não estavam amaciadas e nem deu tempo para isso no teste, mas elas mudam e ficam mesmo melhores (os falantes ficam melhores e atingem suas especificações finais) após esse amaciamento.
Studio R, quer dizer que as caixas não são testadas long-term na fábrica?
 
Devido à mudança de foco da discussão inicial, esse tópico está sendo trancado temporariamente. Logo publicaremos um artigo completo sobre o teste das caixas.
 
Juro que tô tentando entender o que foi escrito: compararam Ev zxa5 com as sky? Meu Deus, isso é blasfêmia!rs

Brincadeiras a parte, não desmerecendo as sky, mas a zxa5 (melhor caixa desta categoria em minha opinião) é muito superior, são 1250w rms e 133db de spl, e já afirmei diversas vezes no fórum que se não fosse o alto valor, seria a minha caixa.

E quanto a curva "smile" da rcf, creio que estão querendo achar chifre em cabeça de cavalo.... Nos testes que realizamos foi a caixa mais equilibrada, todas as frequências eram nítidas, nenhum buraco aparente. Fazer o julgamento sem ouvir as caixas acho um exagero, e novamente, gosto é gosto, cada um tem o seu. E lembrando que não trata-se de equalização, e sim medição feita na resposta da caixa, sendo que não dá pra ter precisão sobre tal medição devido termos diversas variáveis (alguém já tentou fazer isso? É extremamente complicado), sendo assim, somente as caixas utilizadas no teste podem ser comparadas entre si.

E Lembrando que se utilizar de equalização para acertar qualquer coisa na resposta de qualquer caixa não é o correto, segue alguns pontos para se analisar o por que:

- Compensar alguma coisa com EQ (como foi sugerido pela Studio R e Marcelozan) leva a uma perda significativa de headroom.
- Mexer num EQ – mexe também na fase.
- A resposta espacial da caixa tem que ser considerada como fator "quebra cabeça". Nada vai adiantar ter som bacana no eixo central e perder o som fora de eixo com uma coloração e perda de resposta linear.
- Para julgar qualquer gráfico apresentado temos que saber as condições estavam (ou seja : como tais gráficos foram obtidos). Usa-los , fora de contexto, sem apresentar os mesmos das caixas HIPOTETICAMENTE similares , esta mais pra manipulação do que prova. Para se comparar com a Sky ela tinha que estar lá no dia que foram mensuradas as demais caixas, ou se preferir, fazer as mesmas medições nas mesmas condições de ambas para se ter conclusões. Antes disso, NUNCA.
- Cada caixa possui seu próprio processamento. E a resposta dos modos de processamento faz parte de engenharia do fabricante (característica particular). Se existe necessidade e recursos - o fabricante pode usar meios de otimizar o seu produto através de processamento eletrônico, acústico ou mecano-acústico : para uso no pedestal ou não, para uso com sub ou não, para uso no limite ou com som baixo, etc. Agora, se não se tem bons transdutores e não se sabe otimizar parâmetros acústicos da caixa - corre para EQ (como já mencionado, não sendo o correto).

Quanto a peças de reposição, ficar sem algum componente é possível, ate com Sky600, pois uma parte dela é importada e depende de processo de importação da mesma maneira que qualquer uma gringa. Quem nunca ouviu falar em canal vermelho?
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Back
Topo