[TESTE DE EQUIPAMENTO] Roland Cube Monitor CM-30

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Bom, essa é a história da busca por um cubo de teclado para estudo que me agradasse.
Eu estava procurando um produto com no mínimo 20w, pequeno e leve.

Pesquisando em várias lojas, todos os vendedores me ofereciam monitores de referência, e como opção barata, Behringer.
Porém, esse barato chegava a R$1.300, que para um cubo de ensaio, é muito.
Outras lojas iam de KRK, acompanhados de sub-woofer e blablabla, chegando em quase R$2.000.

Dia desses, na Made In Brazil, conheci o Roland Cube Monitor CM-30.
Com incríveis 20x23x25cm, pesa pouco mais de 5 kg. Tem 1 falante de duas vias e 6,5", que faz 30w RMS.
Na loja, testei com um Yamaha PSR (desculpem-me os que tem, mas esses teclados são horríveis), e o som ficou surpreendentemente "gostosinho".

Hoje pude comprá-lo, mas na Contato (quem é de Brasília conhece a loja). Meu colega vendedor conseguiu um preço melhorzinho, R$720.

Segue algumas fotos:
OgAAAGaAyez2qH0Nvqww2_H5mSaZF2SxQ46qaNOSiB_EUCfDjVPq8_yLnapInL07WBZYaYuFc_sZ9hNVuN6Ei8uSFEAAm1T1UKfr7MSFg0RBFZjZRIgFj5roH1LM.jpg


OgAAABFqLEkJF5Ps7nsn8ZCyrYv_3kobhuaY96D-c-Loxvtx9LKoyc1Xk5XBnSUgRQSAFU_RLArHbKUTtUydKKg4d1oAm1T1UHjb0JTmAB0CCmSCt49dtwVexaxL.jpg


Como podem ver, ele tem 3 canais, sendo um com entrada Mic/Line, e 2 stereos Line.
Além disso, tem entradas auxiliares com RCA e P2, saída para fone TRS e um "Stereo Link" que ainda não entendi para que serve (acho que é para ligar outra caixa, fazendo LR).

Os volumes dos canais são individuais. Há também uma equalização de 2 bandas e um volume master.

Em casa, testei com um SP76, excelente Stage Piano, na minha opinião. A sonoridade ficou inacreditável, melhor inclusive do que com o Porta Pro.
Graves bem profundos, que, aparentemente, não morrem nos 200Hz, como outros.
Médios e agudos bem equilibrados, dando uma definição muito bacana.

Aos que procuram uma maneira de estudar teclado sem fone, tocar para um público pequeno (família, amigos), ou até mesmo um pequeno monitor de palco que não exige muita pressão, recomendo 100%. E estou aberto à dúvidas.
 
Parabéns, primeiramente.

Não conheço o cubo , mais pelo que você falou parece ser bem agradável.

Fazendo uma ressalva , os PSR's da yamaha são teclados amadores na minha opinião, para quem não quer estudar com aqueles cassio horriveis.


Ah , e as " Stereo Link " são para você ligar num mixer em stereo , ou se você quiser linkar com outros 2 cubos , formando um L e R ...

na verdade ele ter entrada stereo num tem muito sentido , por ser um falante só ... mais enfim.


Boa compra ,parabéns :D
 
na verdade ele ter entrada stereo num tem muito sentido , por ser um falante só ... mais enfim.

Acho que quando vc liga um teclado usando o sinal LR, de alguma forma ele é "misturado" e saindo apenas nesse unico falante, pois há teclados em que o grave tem mais "presença" em uma das saidas.
Um exemplo disso é o kurzweil SP88 ele tem mais grave na saida R.

porém nas saidas ou links não há mistura, saindo separadinho pra ligar em stereo num mixer.


ACHO que é isso.
 
Marcos_CE

É exatamente isso ! , porém quis dizer que não há sentido fazer essa mistura em um unico falante , esse ganho extra em grave como você citou , só acontece quando você usa a saida estereo , quando você liga em mono , o sinal sai exatamente igual , porem , em mono ( para um unico amplificador )
 
esse ganho extra em grave como você citou , só acontece quando você usa a saida estereo

Pode ser, mas no exemplo que citei, o teclado era ligado em mono mesmo, só que no lugar de ligar o L, era ligado o R pois o grave era mais sentido nessa saida independente da mesa que era usada.

Talvez se usar 2 dessa caixa, qndo ligar o teclado em stereo, cada caixa irá reproduzir 1 sinal.

TECLADO LR -> CUBE MONITOR -> STEREO LINK R -> CUBE MONITOR LINK IN

Nesse esquema o 1º seria L e o 2º R, mas acho q comprar 2 pra estudo já é exagero.

Mas entendi o q vc disse, aparentemente é estranho mesmo.
 
Pronto, ai explica um pouco pra que serve as conexões

Detalhe do fabricante:

Opções de conectividade

Cada CM-30 é equipado com três canais de entrada, com uma entrada XLR para mic / linha e duas entradas Aux adicionais que suportam pinos RCA (L, R) e conectores mini-fone aparelho de som. Assim, com um CM-30 você terá quatro entradas estéreo e uma entrada mono. A função Stereo Link permite que duas CM-30 para ser ligado na saída estéreo verdadeira, o que permite um total de oito entradas estéreo e duas microfone mono ins / linha. O CM-30 oferece mais entradas suficientes para se conectar simultaneamente um microfone, um teclado, uma máquina de ritmo, e um CD player, ou funcionar como uma plataforma de mini-PA.

http://www.roland.com/products/en/CM-30/features.html
 
Marcos_CE disse:
Cada CM-30 é equipado com três canais de entrada, com uma entrada XLR para mic / linha e duas entradas Aux adicionais que suportam pinos RCA (L, R) e conectores mini-fone aparelho de som. Assim, com um CM-30 você terá quatro entradas estéreo e uma entrada mono. A função Stereo Link permite que duas CM-30 para ser ligado na saída estéreo verdadeira, o que permite um total de oito entradas estéreo e duas microfone mono ins / linha. O CM-30 oferece mais entradas suficientes para se conectar simultaneamente um microfone, um teclado, uma máquina de ritmo, e um CD player, ou funcionar como uma plataforma de mini-PA.


ah sim , agora sim .... mais no caso , a link out ( estereo ) também pode ser ligada a dois canais de um mixer , ( ou um canal estereo ) né ?
 
Na teoria sim, na pratica não sei.
só lendo o manual.

Pelo que entendi se vc usar LR num só, o som é misturado, se vc usar 2 e usar um dos links, o som de um canal é cortado e passado para o outro cubo, se vc usar só um e usar os 2 links pra usar num mixer, volta pro 1º caso, em q o sinal é misturado no cubo e separado no link.

Lembrando que isso é na base do "achismo", na pratica não sei, vamos esperar alguma resposta.

Abs.
 
Marcos_CE disse:
Pelo que entendi se vc usar LR num só, o som é misturado, se vc usar 2 e usar um dos links, o som de um canal é cortado e passado para o outro cubo, se vc usar só um e usar os 2 links pra usar num mixer, volta pro 1º caso, em q o sinal é misturado no cubo e separado no link.

Lembrando que isso é na base do "achismo", na pratica não sei, vamos esperar alguma resposta.

Abs.


Foi exatamente assim que pensei.... mais caso seje assim a ligação seria , entre as link out dos dois cubos né?

fazendo assim com que um envie sinal para o outro.

bom se for assim , parece interessante.
 
Gabriel,

Se não for pedir muito ao amigo, tenho curiosidade do rendimento desse cubo com uma mesa conectada a ele onde se possa ter retorno do teclado e também de 2 vozes. Se o colega puder me dar um parecer sobre isso.......

sds

Toninho
 
oliveira disse:
tenho curiosidade do rendimento desse cubo com uma mesa conectada a ele onde se possa ter retorno do teclado e também de 2 vozes.
Em questão de timbre, ela faz, com certeza. Só tem que ver se os 30w são suficientes para você. Em lugar pequeno/silencioso, 30w é coisa pra caramba... Para você ter uma comparação, aquelas caixinhas de computador comuns costumam ter 4 ou 5w.

Outro detalhe, é que esse cubo não tem inclinação para monitor. Se ficar no chão, ele vai ficar olhando para o seu pé. Teria que usar em cima de uma bancada, um case, algo assim, para ficar na altura do ouvido.

Ah, ele tem, embaixo, um suporte para pedestal. Tenho que testar se pedestal de microfone comum encaixa lá.
 
eu acho que é perfeitamente possivel usar ele em uma igreja pra monitor pessoal ... ja usei um para guitarra de 20rms e eu consegui escutar....

claro que é so monitor....
 
RodrigoHenriq disse:
na verdade ele ter entrada stereo num tem muito sentido , por ser um falante só ... mais enfim.
Faz sentido se vc considerar que tem teclados (dos paias, é verdade) que não têm saída mono.
Usam um jack de saída TRS.
Nesses casos, poderia se perder parte da informação se não houvesse entrada stereo no amp.


Fora a questão do link (não vejo muito sentido em o sinal ser misturado -- aliás, sentido nenhum, pq se fosse misturado, deixaria de ser stereo p/ se tornar dual mono). Se o cara for usar o amp como monitor mas quiser manter o efeito stereo, e usar a saída link p/ mandar o som pro PA (por exemplo), o amp precisa receber o sinal de L e R p/ poder enviar.





gabriel_equalize disse:
Meu colega vendedor conseguiu um preço melhorzinho, R$720.
Qual o preço normal?
 
TSA disse:
Faz sentido se vc considerar que tem teclados (dos paias, é verdade) que não têm saída mono.
Usam um jack de saída TRS.
Nesses casos, poderia se perder parte da informação se não houvesse entrada stereo no amp.

mas a entrada stereo , é uma L e outra R.... so tem sentido como você disse , para enviar o sinal para um mixer , ou outros 2 cubos , formando o L e R ...
 
RodrigoHenriq disse:
mas a entrada stereo , é uma L e outra R.... so tem sentido como você disse , para enviar o sinal para um mixer , ou outros 2 cubos , formando o L e R ...
Não.
Se o teclado não der a opção de um sinal mono, mesmo que não se use a saída link p/ enviar o sinal p/ outros equipamentos, se perderia parte da informação sem uma entrada stereo.
O cidadão não ouviria no amp a totalidade do som gerado pelo teclado. O amp é mono, mas precisa ter a entrada stereo p/ que não se perca informação nesses casos. O efeito stereo vai pro espaço, é verdade, mas não a informação.

A utilidade não é só por causa de link.
 
Mano , todos os teclados que eu ja vi na vida... quando eles não apenas uma saida TRS , eles possuiam L/mono out R


pode ser que os mais tops dos tops não tenham , mais sempre eu vi assim , inclusive não só teclados , mais pedaleiras , até mesmo pedais individuais de efeito.

mais so to falando assim , o que eu sei o que eu ja vi ....
abraço
 
Back
Topo