Timbre Analógica X Digital

Cassiano

New Member
Pessoal vejo se falar muito em mesas digitais, nunca tive a oportunidade de usar uma, pois aqui o que predomina ainda são as analógicas...
Sei que as digitais te oferecem muitos recursos que vem na propia mesa como efeitos, etc, etc que é uma fator muito positivo, mas tirando essa vantagem, gostaria de saber se com relação a qualidade sonora tem muita diferença supondo uma mesa da mesma marca?? isso entre as analógica x digital, ou ainda uma boa analógica tem um timbre que esta dificil de superar comparando a digital???

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Na verdade, não existe "timbres diferentes" entre analógicas e digitais. Explico-me:

os prés sempre são analógicos, independente da mesa. O que acontece depois, nas mesas digitais, é queo sinal é convertido para digital (conversor A/D). A conversão é feita depois do pré!

As mesas digitais da Mackie, por exemplo, tem a mesmíssima sonoridade que uma analógica. O segredo? Os mesmíssimos prés.

A Yamaha tem mesas digitais com várias sonoridades diferentes. A 01V96 tem uma timbragem, enquanto a PM-5D tem outra muito, muito superior. Só que custa muito, muito mais.

Assim, tudo depende da implementação dada pelo fabricante ao seu equipamento.

Mas note que nem só de sonoridade viverá o operador de som. Nós, que trabalhamos com sonorização, notamos as diferenças entre a sonoridade de um equipamento e outro. Uma Mackie e uma Soundcraft soam muito melhor que uma Behringer, uma Alto, e até melhor que algumas Yamaha. Mas a maioria absoluta do público não sentirá a menor diferença.

Além disso, há que se contar os outros elementos de um sistema de sonorização. Nada adianta ter uma Mackie e caixas "feitas à facão".

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
Na verdade, não existe "timbres diferentes" entre analógicas e digitais. Explico-me:

os prés sempre são analógicos, independente da mesa. O que acontece depois, nas mesas digitais, é queo sinal é convertido para digital (conversor A/D). A conversão é feita depois do pré!

As mesas digitais da Mackie, por exemplo, tem a mesmíssima sonoridade que uma analógica. O segredo? Os mesmíssimos prés.

Fernando, permita-me um esclarecimento...

Na verdade, apesar de os prés serem analógicos, quando o sinal passa pelo processo de digitalização nos conversores A/D (amostragem, quantização etc), ele sofre alguma modificação no seu timbre original sim... por isso costuma-se dizer que as mesas digitais têm som mais áspero.

Não quer dizer que o som das digitais seja ruim (pq se fosse, nenhum profissional as usaria, não é mesmo?)... apenas diferente.

Mas concordo quando vc diz que a maioria das pessoas não percebe esta diferença... e não percebe mesmo.

[]'s
 
OK turma.

Obrigado pelos esclarecimentos espero não demorar muito para eu poder ter a oportunidade de ver e mexer em uma digital.

Grande Abraço

Cassiano Ricardo
 
Pessoal,

Como vcs falaram, se vc esta no patamar de mesas profissionais, somente os técnicos percebem a diferença em timbre, o público não.

O timbre de um sistema esta muito mais ligado a qualidade da captação e da projeção o que ao timbre da mesa, embora este seja de fato muito importante.

Logo, na compra de uma mesa o timbre deve ser levado em conta, e como deve, mas tem que se pensar nos fatores que produzem um bom timbre quando se pensa no sistema como um todo.

Ja operei sistemas com uma Vega no PA (nao gosto nem um pouco de Ciclotron - muito ruim embora entenda que dada a condição de muitas igrejas é a opção) e no dia seguinte operei um sistema com uma DM200.

O primeiro sistema com uma Vega falava muito mais, mas muito mesmo. O outro o cara colocou o processamento das caixas muito longe do PA de forma que vc ficava sem ter como atuar corrigindo, resultado: Uma das pirores mixagens que ja fiz na vida, nada chegava, o sistema do cara não falava, o bom timbre da mesa não era capaz de fazer milagres uma vez que o sistema de PA era ruim.

Quando compramos a 01V para nossa igreja o principal fator foi a quantidade de recursos que precisavamos. A opção que mais nos agradou foi a 01V. Uma LS seria melhor, mas o orçamento não batia.

O timbre dela é ruim? Não! Se vc comprar não vai se decepcionar, a equalização toda paramêtrica e uma ferramente e tanto na hora de timbrar os mais diversos instrumentos e vozes, resultando em uma mixagem agradável de se ouvir.

Abraços,
 
Graça e paz.

>>O irmão bersan escreveu:

os prés sempre são analógicos, independente da mesa. O que acontece depois, nas mesas digitais, é queo sinal é convertido para digital (conversor A/D). A conversão é feita depois do pré!

>>O irmão David escreveu:
Na verdade, apesar de os prés serem analógicos, quando o sinal passa pelo processo de digitalização nos conversores A/D (amostragem, quantização etc), ele sofre alguma modificação no seu timbre original sim...

>>Massa...O bumbo de uma bateria possui um som numa mesa analógica(analogo: Parecido), e outro em uma digital.

>>Mas, Mas...Num estúdio, a gravação é feita primeiramente numa analógica que tem um som mais cheio, gordo e depois convertido em bits.

>>Acho que o som de uma digital só é igual nas tops. Abaixo disso temos essas leves difrenças.


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Um abraço.B
 
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