Timbre de guitarras

Spurgeon

Active Member
Ola pessoal,

Sábado passado estive em um evento em que o Resgate foi a banda principal. Sonzaço!! PA com um SPL matador (dado ao estilo) todavia, muito limpo.

Quando as guitarras entraram eu duvidei que o cara iria conseguir colocar a voz estando as guitarras naquele volume (são duas). Fiquei esperando, resultado: VOZ NA CARA!!

Quem mixa PA sabe que isto não é algo fácil de fazer, depende de muitos fatores. Dentre estes fatores estão excelentes back lines, excelentes guitarras, bons músicos, bons arranjos e um bom operador tratar tudo tb.

Bem, lendo o site da banda, vi que os caras sabem o que querem, vejam o que o Zé Bruno (líder da Banda) fala sobre timbre de guitarras: http://www.bandaresgate.com.br/ze_bruno.asp

O interessante é o que ele fala sobre simuladores! Leiam lá..

Abraços,
 
Dicas do Zé
Algumas dicas importantes:

* Eduque seus ouvidos e desenvolva intimidade e segurança com sua guitarra, lembre-se: o timbre sempre estará nos seus ouvidos e nas suas mãos.
* Não compre esse monte de coisas novas e milagrosas que se anunciam nas revistas de guitarra.
* Vá na Expo Music pra tomar café, tem uns cafés legais na praça de alimentação. Não se esqueça: eles só querem te entupir de equipamentos da Disney, que soam como plástico.
* China e Indonésia são países asiáticos e não a terra natal das guitarras.
* Dê valor a guitarras históricas, e observe o que os antigos faziam.
* Não compre guitarras pelo Custo-Benefício, não há benefício de som a baixo custo!
* Lembre-se destes nomes: Gibson, Fender, Gretsch, Rickembaker, Marshall, Vox, Beatles, Stones, Who, Clapton, Page, Jeff Beck, Hendrix...
* Não imite o Resgate, imite quem o Resgate imitou, tem menos perda.
* Set Up véio é que faz sonzeira boa.

* Coisa boa custa caro. Demora, eu sei, mas junte dinheiro pra gastar uma vez só.
* Preste atenção no Guitar Hero, sobretudo no repertório.
* Só procure amplificadores valvulados.
* Use simuladores digitais apenas como peso na frente da porta pra ela não bater com o vento. Se for comprar um simulador, pelo menos compre um com chassi de ferro, vale mais quando for vender num ferro velho. Aparelhos que prometem fazer tudo, não fazem nada direito. Ninguém que promete fazer tudo pode honestamente fazer algo bom.
 
Gostei pacas das dicas do Zé!

Sobre os simuladores. Não sei não tenho como avaliar.

Sobre o resgate. Pra mim as melhores guitarras nacionais!


Recentemente pude ir com meu irmão comprar um cubo. Ele queria pegar um de 100W. Bom acabamos indo testar os valvulados em uma sala de vidro fechada onde estavam os TOPS. Dos que estava dentro do que ele queria Investir ( afinal isso não é um custo e sim um investimento a longo prazo rsrs). Gostei do Fender Deluxe , mas pelo preço meu irmão preferiu dx pra próxima. Comprou um laney valvulado lc30.
Indiscritível a melhora e a qualidade do equipamento ( msm sendo simples em vista a alguns outros).
Proximo passo Gibson les paul.
ja comento mais
 
Philip,

Sobre simuladores, algumas coisas que aprendi:

1 - Em alguns casos pode ser uma solução interessante. Bandas como o Resgate podem se dar ao luxo de exigir o backline extamente como o Rider, agora, para meros mortais isto ainda é algo distante. Vc literalmente tem que usar o que o cara tem, mesmo que seja uma crate para guitarras distorcidas. Em igrejas então a coisa aperta mais ainda. Poucas se dão ao luxo de poder usar caixas e aquelas que podem usar, meteoros e etcs.. dominam.

Sempre que posso eu acompanho uma banda que faz um som em que o timbre das guitas são carros chefes. De tanto passar raiva com backlines TERRÍVEIS, a simulação na XT (Line 6) plugada direta trouxe para a banda um resultado muito interessante para a sonoridade da banda. Em nossa igreja temos tb um guitarrista que usa uma Boss GT 10. Ao meu ver é o melhor som de guita da turminha.

2 - Em alguns eventos, já tive casos em que gastei alguns minutos explicando para um guitarrista que a razão do som dele estar tão ruim nao era eu, mas a forma como ele estava usando o simulador.

Se tiver algun guitarrista no fórum, este pode falar melhor do que eu. Mas noto o seguinte: quando vc liga a POD ele te pede que informe para ela onde vc esta conectando o equipamento, esta etapa é importante.

Outra coisa é a simulação dos prés. Imagine que o cara simule um Mesa Boogie e use um cabinete JCM fazendo uma salada danada (ao meu ver um erro, mas to cansado de ver acontecer). Dai este mesmo cara chega na igreja ou evento e pluga sua POD na entrada "IN" do Ampli e percebe que seu som muda radicalmente ou que fica bom quando sozinho só que na soma com a banda fica uma cáca.

Qual o erro? Forma de interligação!!

Vejam bem, se o cara simula um pré, pq ele irá usar outro pré (no caso o da caixa em uso) ao entrar com sua guita na entrada IN?

Se o cara esta simulando um pré ele tem que necessariamente sair do pré da caixa, caso contrário o uso do simulador perde o sentido. Necessariamente ele tem que entrar no estágio "power" ou "return" como em alguns. Com isto ele garante que APENAS amplificará o sinal SIMULADO e usará APENAS a resposta dos falantes.

Fazendo assim a simulação de um mesa boogie que se fez no simulador não fica "corrompida" com o pré da caixa em uso.

O mesmo raciocínio se aplica à simulação de gabinetes e microfones. Se o guita pressupõe que irá usar caixas captadas por mic, pq simular então gabinetes e mics?

Só faz sentido simular tudo, e isto com um conhecimento básico de áudio, se for plugar direto via DI.

Não sou guitarrista, mas conversando com guitarristas que usam simuladores e que conseguem um bom som, o raciocínio é mais ou menos por este lado.

Ainda assim, em termos de sonoridade, quem tem referência, tais equipamentos são apenas simuladores.

Abraços,
 
Sobre os simuladores... sou apenas um mortal p/ falar, e nem toco guitarra. É meu pai quem faz o som.

É óbvio que é apenas... simulação! Acredito que seja demais esperar deles uma resposta idêntica aos amps que eles emulam. Muito embora eu não possa duvidar que um dia alcançaremos um grau de desenvolvimento tecnológico tal que permita coisas assim, ou até melhores.

Meu pai tem um Floor Pod, da Line 6. Nós 2 achamos bom. Nada excepcional como um amp all tube, mas muito bom.
É claro que o uso é bem básico. Mas foi possível notar uma diferença considerável - o timbre se aproximou do típico timbre dos amps decentões (eu disse se aproximou). Ficou muito mais agradável que antes (não usávamos amp de guitarra, só o equipamento tosco da igreja e uma Ciclotreco multi-uso :evil: ).

E o uso, como disse o Spurgeon, é sem "doideiras": o sinal sai do Floor Pod direto p/ o PA. Nada de invencionices*.

Eu pessoalmente considero o aparelho bem honesto.



*Apesar disso, e do que disse o Spurgeon, acredito que é possível resultar um timbre legal de combinações "sem sentido", como as mostradas por ele. Mas até p/ isso é preciso saber o que se faz, e ser honesto p/ notar quando não soa bem. :wink:
 
esse fds vou tentar fazer umas brincadeiras de captação do cubo. isso de acordo com o que temos aqui no forum e com algumas outras coisas que meu irmão pega na net. Posicionamentos e td mais Vou tentar gravar pra postar aqui.

Eu queria um pod pra mim. Fácil.
Spurgeon, acho que foi até msm vc que mandou um vídeo de um amigo que montou um mini home studio no quarto né?
o pod funcionava para ele.

Como salientaram é a questão da bagagem e como o cara consegue tirar o que ele quer do que ele tem em mãos. Sendo assim ele didicara em aprender mais daquilo ( a partir do momento em que queira progredir).
Então sei lá. O que não presta pra um pode ser o top de outro.

E outra falando na realidade da igreja. Hj não ligo as guitarras em linha nem que me paguem. ja testamos não conseguimos obter um resultado bom.
O segundo guitarrista dx baixo só pra ele ouvir ele ta pegando ainda entrosamento no time..rsrs
Meu irmão fica com o cubo dele. O que ainda apanhamos de vez em quando é pq não tem um ""limiter"" e a sensibilidade do amp é fera. Se ele ajusta o volume tocando "manso" qdo a pegada esquenta msm o amp acompanha a pressão e fala muito e fala gostoso. Ae tem q ficar esperto pra baixar o volume.

Se o cara tb não tiver uma guitarra, como posso dizer, descente fica difícil. Acho mais fácil esconder o Timbre ruim das guitarras no cubo do que na mesa.




Cade os guita do fórum????
 
Fala Galera!

Recentemente adquirimos um Vulcano 200, antes usávamos uma Roland Cube 30x e é notável a diferença.
Apesar da Roland ter um timbre bom é transistorizada e precisávamos de um pouco mais de headroom porque a banda toca fora e levamos os cubos, porque depender de operadores de outras igrejas é complicado.

As maiores diferenças é que no Vulcano a distoração não racha e o chorus é bem mais limpo, mesmo sendo um cubo hibrido ter pelo menos uma válvula na fase de pré amplificação é muito bom, é quente, tem um som caudaloso e se precisar de peso, tem de sobra são 2x12" somando 200Wrms.

Nosso guita o Carlinhos é super educado, nunca notei a guitarra sobrando desde que cheguei. Usa uma pedaleira Zoom G2.1, agora a gente precisa comprar um WahWah Cry Baby!

Abraço,
 
Olá pessoal

Parabéns a todos pelo site

Sou guitarrista já tem algum tempo, posso afirmar que os timbres dos amp. Valvulados são inconfundível ( falam ao pé do ouvido, muito bom.)

Porém para ter o aproveitamento Maximo dos valvulados, as válvulas necessitam estar devidamente aquecida e o volume próximo a ponto de saturação.

Esses amp. São relativamente caros acima de R$5000,00 muitas vezes não com diz com orçamento e acústica das igrejas

Se não forem valvulados os simuladores é uma boa pedida.

Meu ponto de vista é uma discussão semelhante entre a bateria acústica e bateria eletrônica, que lemos aqui em diversos tópicos, ambas tem suas particularidade e aplicações.

Abraço


Adolfo Zanotto
CCRJ-SC
 
Sou guitarrista a 2 anos em minha igreja
A pouco tempo adiquiri uma line 6 Floor pod plus , ( um nível abaixo da famosa XT live )
com base em alguns fatores , posso dizer o seguinte....
Pelo que eu vi , com o set do zé , eu teria que trabalhar uns 2 ou 3 anos ganhando um salario acima do minimo pra poder ter somente as guitarras dele ,
sem contar com amplificadores , e efeitos
com minha floor pod plus , eu precisei apenas do presente da titia , que custou cerca de 1,000 reais
Não sei o quanto de chão ele ja rodou , também não sei o que ele ganha por Mês..... mais tenho certeza... que ele pode comprar um set daquele por mês.....
então agora eu digo , como um cara como eu , você , e muitos guitarristas " amadores " que não somos " famosos" , não temos renda auto-suficiente para comprar metade desse set , e ainda por cima vivemos em um pais onde pagamos quase 50 % do valor final do produto só em impostos podemos seguir táis dicas ? na minha opnião , simuladores são sim , uma otima solução.... num é atoa que eu tenho o meu , e sinceramente , achei muito sei la..... eu num gostei do que ele disse no artigo dele ,

nada contra , o que ele diz é totalmente correto , simuladores são apenas simuladores , nada se compara as caixas reais ,
mais eu estou muito satisfeito com meu timbre e com meu som ....então eu acho q e isso que importa né....




amigos foi so uma opinião de um humilde estudante de musica , e que ta muiiiiiiiito , mais muuuuito longe do nivel doo manoo da banda resgate ...
 
Olá pessoal, é minha primeira postagem aqui e espero ajudar a tirar duvidas e tb aprender coisas novas com todos !

Eu sou guitarrista e uso uma BOSS GT-8 a 3 anos e seus simuladores são otimos quando bem regulados. Mas eu sempre senti falta do som valvulado, então fiz o seguinte, comprei um pedal da Meteoro Revolution que é um pré-valvulado indicado por um amigo e liguei no SEND/RETURN da pedaleira, vcs não imaginam o som que consegui com essa combinação, consegui timbre de valvulado com dinamica e muita versatilidade. Ta aí uma boa dica onde o custo beneficio é otimo, esse pedal da Meteoro é exelente e tem um preço q cabe em nosso bolso. Façam o teste que tenho certeza que vão gostar.
Ah.....eu tenho um Ampli Nitrous da meteoro de 160 W e ligo no return do mesmo.

Abraço a todos

Flaviohalen
 
Pessoal, tenho uma dúvida totalmente besta, aqui. Relevem a ignorância. :oops: :oops:

Nesses casos em que os caras usam paredões de amps (guitarra, por exemplo), como é o esquema de ligação? Os amps são conectados em cascata (caso sim, como? não lembro de ver conectores com esse fim em amps de instrumentos.)?

:oops: :oops:
 
TSA disse:
Nesses casos em que os caras usam paredões de amps (guitarra, por exemplo), como é o esquema de ligação? Os amps são conectados em cascata (caso sim, como? não lembro de ver conectores com esse fim em amps de instrumentos.)?

TSA.....na verdade aquele paredão é puro enfeite....rsrsrs....atraz do palco os musicos tem um rack com seu pré valvulado e aí sim ligados nas caixas, na maioria das vezes estão ligadas em duas caixas 4x12, o restante é enfeite de palco. Isso nos casos de banda grande q vemos uma parede de ampli atraz do guitarrista.

Flaviohalen
 
Back
Topo