Tipos de canhões - Como e quando usar

pTjz

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Moderador
Boa tarde SAV,
Não sei vocês, mas eu tinha/tenho bastante dúvidas de quando usar o que, ou qual usar em alguma sugestão.
Então vamos reunir aqui todas as informações do tipo e ajudar pessoas que assim como nós tem dúvidas do tipo.

Refletor Par

PAR significa Parabolic Aluminized Reflector. É um refletor completo pois, possui sua lâmpada, espelho e lente em um único conjunto selado. O espelho onde a luz é refletida, não sofre intempérie, não suja, não arranha, não embaça, não oxida, fazendo com que o brilho e a distribuição do fluxo luminoso se mantenha inalterado até o fim da vida da lâmpada.
Existem vários tipos de lâmpadas PAR, por exemplo: PAR20, PAR30, PAR36, PAR38, PAR56, PAR64, etc. O número que vem após as letras é equivalente ao diâmetro do espelho parabólico. As PAR64 também podem ser encontradas em focos diferentes:

PAR64 - foco 1 (vidro liso e transparente), abertura pequena;
PAR64 - foco 2 (vidro pontilhado), abertura média;
PAR64 - foco 5 (vidro entrelaçado), abertura grande.

Refletor Elipsoidal

São muito utilizados em teatros e em todo tipo de evento onde seja necessário um rigoroso controle da luz. É o refletor mais complexo do mercado onde o iluminador pode controlar o ângulo de abertura, foco e fazer o recorte. Funciona de forma semelhante ao canhão seguidor só que em uma versão fixa onde o ponto iluminado é previamente determinado.

Refletor Fresnel

Tem como objetivo distribuir a luz de forma que tenha um bom ângulo de abertura com bordas suavizadas. É utilizado quando se tem a necessidade de banhar de luz um local de forma suave. Além de ser utilizado em shows e teatros é muito requerido quando existe uma preocupação maior com a filmagem, lembrando apenas que, apesar da possibilidade de utilização de bandors, a luz é bem distribuída podendo prejudicar a visualização de telões por exemplo.

Refletor Plano Convexo (PC)

Tem a finalidade de iluminar destacadamente um local de forma semelhante ao elipsoidal, mas sem a sua precisão.

Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.teatroevangelico.com.br/site2003/template-conteudo-06.asp?cod_con=423&cod_sec=47&cod_subsec=-1&cod_cat=-1&cod_subcat=-1&cod_niv=-1">http://www.teatroevangelico.com.br/site ... cod_niv=-1</a><!-- m -->
 
PLANO-CONVEXO

Equipamento mais comum nos teatros, o famoso PC, ou planoconvexo. Ele leva esse nome por que utiliza uma lente plano-convexa para fazer com que os raios luminosos tenham uma
incidência focalizada em determinado campo e produza uma fonte luminosa bastante
definida.
Sua utilização é bastante variada, pois esse equipamento possui grande versatilidade. Gerais, banhos, focos com definição (luz dura), focos indefinidos (luz soft), back lights (contra-luzes), podem ser criados com esse "pincel".
Para criação de luz soft, adicionam-se filtros difusores ou silk, assim como para desenhos retangulares utilizam-se barndoors. Outros efeitos podem ser conseguidos com prática e experiência, tais como: sombras projetadas, vitrais projetados, máscaras, etc.

Os plano-convexos podem ter diferentes potências, os mais comuns são os de 500 W, 1000W, 2000W e utilizam lâmpadas halogêneas.

FRESNEL

O fresnel leva esse nome devido a sua lente, inventada pelo físico francês Augustin
Fresnel (1788 - 1827).
Como o plano-convexo, o fresnel é um equipamento cuja luz pode ser considerada
"dura", porém, devido as características difusoras de sua lente, o equipamento fornece
um detalhamento focal menos acentuado, diluindo a iluminação do centro à periferia.
Muito útil na construção de gerais, contra-luzes, banhos e walls, o fresnel é o tipo de equipamento essencial dentro dos teatros.
Sendo sua luz mais suave, suas sombras são menos definidas.
Encontramos esse tipo de equipamento em utilização nos teatros, estúdios de vídeo, tv e no cinema.

Suas potências variam muito e no cinema criam uma iluminação muito apropriada para efeitos de luz do dia com utilização de lmpadas hmi de alta potência.

SCOOP

Também conhecido como panelão, produz iluminação também soft. Sua luz abrange uma grande área.
Utilizado para preenchimento (fill light) Esse equipamento é o antecessor dos modernos set lights.

ELIPSOIDAL (LICO)

Equipamento cujo foco é bem definido proporcionando luz dura.
Utilizado geramente para projeção e recortes de imagens no fundo ds estúdios e para efeitos no teatro.
Alguns teatros também os utilizam para gerais de frente.
As projeções são feitas através de gobos de aço, duralumínio ou gobos de vidro refratário com imagens e efeitos dicróicos.
Para abertura focal o equipamento possui uma íris mecânica, para os recortes jogos de facas e para projeções os porta-gobos que podem ser unitários e estáticos ou duplos e rotativos, que servem para criação de efeitos dinâmicos.
Existem também máquinas de efeitos para acoplagem na parte frontal do canhão.

MOVING HEAD

Equipamento com controle digital que tanto pode transferir uma iluminação soft (wash) como focos definidos, projeções de gobos (lâminas vasadas de duralumínio para projeção de imagens) e luzes estroboscópicas.
Seu controle é feito através de mesas com protocolos de comunicação DMX (protocolo de tranferência de dados de mesas digitais para equipamentos) Utilizados geralmente em shows e
programas de televisão ao vivo para efeitos de banho no palco e em alguns casos específicos também em estúdios.
São divididos em categorias de acordo com a sua mecânica: Moving heads (cabeças que se movem) e moving mirror (espelhos que se movem - também conhecidos com o Scans)

LOCO LIGHT

Utilizam lâmpadas par (56 ''), possui as mesmas características de projeção luminosa dessa família.
Luzes duras que podem ser amenizadas com filtros.
Leva esse nome porque os primeiros foram feitos para utilização de lãmpadas de locomotiva, as conhecidas locomotion lights.

CICLORAMA

Como o nome já diz, utilizado para projeção de fundos em cicloramas (painel de fundo de cenários e estúdios que possuem características semi circulares - fundo infinito) de palco e estúdios.
Iluminação soft de grande abertura angular.

MINI BRUT

Esse equipamento fornece uma grande quantidade de luz.
Funciona com jogos de lâmpadas par (parabolic aluminized reflector).
É bastante utilizado em shows para efeitos de grande impacto, principalmente sobre o público.
Pode ser utilizado em grandes estúdios para preenchimentos de grandes áreas.

SOFT LIGHT

Como o nome já diz, esse equipamento fornece uma iluminação soft, ou seja, um banho de luz bastante homogêneo e geralmente atinge uma área extensa.
Ele é indicado para luzes de preenchimento (fill light) mas pode também funcionar como
iluminação principal (key light).
Esses equipamentos podem ter variadas potências.
São indicados também para preenchimento de fundo de cenários (walls)

SET LIGHT

Iluminação também soft, porém, com uma definição focal larga.
É de costume utilizar esse equipamento com filtros de papel vegetal para suavisar os detalhes.
Indicados tanto para key light como para fill light.
Geralmente são encontrados com lâmpadas de potências variadas: 300 W, 500 W, 1000W.
São bastante utilizados também em gravações de "externas" devido a sua maleabilidade.
 
Para quem que mais dicas sobre iluminação scenica, achei este documento.
MUITO BOM, ainda estou lendo.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://pibips.org/sav/todas%20as%20dicas%20iluminacao.pdf">http://pibips.org/sav/todas%20as%20dica ... inacao.pdf</a><!-- m -->
 
Para a galera que tem mais tempo de estrada e iluminação.
O que vocês tem a dizer do comparativo
Moving LED x Moving de LÂMPADA

Pretendo adiquirir 2 unidades para a igreja, mas ainda não me decidi entre as duas tecnologias, apesar de achar que terei menos dor de cabeça com os de LED.

Se puderem comentar marcas também ajuda, pois não conheço as marcas boas.
 
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