tomada de 3 pinos

grpst

Well-Known Member
Pessoal, tendo em vista que em muitos locais e igrejas ainda, só há tomadas de 2 pinos, e geralmente, estamos usando muito 3, +,- e terra.
Gostaria de saber se existe problema de ligar numa tomada o (+) em um, e o (-) com o terra juntos em outro?
Caso fucnione, é o mesmo que usar 3 pinos, porém usanod dois?
um abração
 
Tomada

Caro amigo.

As tomadas que utilizamos são alimentadas em corrente alternada, portanto não são polarizadas, não existe + e -, existe fase e neutro e terra. Pelo que entendi você quer interligar o neutro com o terra na tomada. Não faça isso, pois o Terra serve como proteção da instalação, dos equipamentos e dos usuários.
Vamos supor que o local da instalação ou rede de distribuição de energia num dia de chuva receba uma descarga atmosférica (raio), esta descarga percorrerá os fios da instalação elevando a voltagem e ocasionando na maioria das vezes a queima dos equipamentos. Se os equipamentos estiverem devidamente aterrados esta descarga provavelmente será espelida pelo terra e não atingirá os usuários protegendo o operador. Raramente o equipamento se salvará a não ser que a instalação possua um pára-raio e essa descarga seja desviada por ele. Se a instalação não possui aterramento, ou seja se ao abrir a tomada você encontra somente dois fios, fase e neutro. Ligando o neutro ao pino terra não o beneficiará em nada, nem seu equipamento estará aterrado e nem balanceado, apesar de que a maioria das instalações das concessionárias de energia fornecerem o neutro aterrado isso não influência. Portanto a melhor opção é adequar a instalação as normas vigentes, pois isso influencia até para a garantia de fábrica dos equipamentos.
A um tempo atrás eu fiz isso na igreja em que congregava. Comprei uma haste de aterramento de 2,20m, enterrei próximo ao painel de energia, verifiquei a eficiência do terra com um multímetro e fiz a adequação da instalação pelo menos nas tomadas do som. Valeu muito a pena tanto pois diminuiram também os ruídos.

Abraço,

Marcelo Cavic
 
a ta ok..brigadão cara!
vou ficar com tomadas de 3 pinos então sahushausas até que a tecnologia avance :)
:D abração
 
Back
Topo