Trabalhando com os sub-grupos da Mesa!

Whenderson

Member
Olá pessoal, outro dia lendo um artigo "Sub-grupos e endereçamentos.." tive uma dúvida acerca do uso dos sub-grupos..

Nossa mesa é uma Phonic AM3242FX, tem 4 grupos.. Pelo que entendi no artigo, se eu quero (por exemplo) deixar no grupo 1 só os instrumentos de cordas, como baixo, violão, guitarra, eu chego nos canais deles e onde tem os botões (1-2;3-4; Main) deixo só o 1-2, pressionado, e jogo o PAN todo pra esquerda, pra jogar esses 3 canais pra serem controlados no grupo 1, correto?

E no grupo (GROUP) selecionado, que nesse exemplo é o GROUP 1, eu deixo o "LEFT" e "RIGHT" pressionados ou não?

am-3242fx.jpg
 
correto sim meu querido, quem lê manual ta no caminho certo, continue assim buscando o conhecimento, leitura é sempre bom!!
 
Fiz o teste hoje, com os sub-grupos.. Peguei um microfone sem fio, deixei pressionado só o botão 1-2, e rodei o PAN todo para a esquerda, fazendo com que fique no grupo 1..

Deixei o fader de Grupo 1, em 0dB, e pra o microfone ter um volume "bom" ficou pra lá de 0dB, e ainda tive que aumentar o Main...

Farei mais testes no próximo ensaio do Mº de Louvor.. Porque eu estava achando os canais altos demais, por exemplo, só com um pouquinho de volume já era algo "grandioso", vendo um vídeo aqui, descobri que é os sub-grupos e Main aumentados, funcionando numa espécie de soma de volume, algo assim.. O sinal era enviado pros grupos 1-2, 3-4 e ainda pro Main.. Por isso esse grande volume com pouco ganho (fader de volume).. Como diz no vídeo..
 
meu pitaquinho....

quando se usa o sub-grupo, um exemplo de como eu uso a bateria (8 microfones)

aperto apenas o grupo 1-2 e PAN para esquerda, o botão main do canal fical desligado ai o volume não soma, e ligo o main do grupo 1 para poder sair no LR
assim posso controlar o volume de todas as peças das bateria com um só fader, ou individual se for necessário, isso serve tambem para os back-vocal
 
Olá colegas do S.A.V, voltei a publicar aqui, pois surgiu uma nova dúvida..

Fazendo teste com sub-grupos da mesa, ao abaixa-los o retorno não abaixam junto com o P.A, a não ser que estejam em pós-fader. Então pra se ter um controle geral, dos monitores junto com o PA, pra que quando abaixar, abaixe tudo junto. Devo deixa-los em Pós-fader?
 
Whenderson,
Não é o ideal, pois assim que você abaixar o fader do canal para mixar o p.a ira abaixar também o canal no retorno, normalmente quanto o retorno é utilizado pré-fader, se você observar a cima do fader do grupo um você tem dois controles aux send 1 e aux send 2, estes controles são os controles geral dos retornos, se você quiser abaixar o geral dos retornos o ideal é que você faça por este comandos e não pelo subgrupo.
 
Aproveitando a discussão, tenho uma duvida intrigante.

Uso atualmente uma Behringer SX 2442 FX, a mesma do vídeo. Experimentei utilizar o sub-desta forma, girando o Pan totalmente para um determinado lado.
Não gostei, uso Sistema attack em mono, uso uma saída só, se não me engano a L da mesa, entrando no L (mono) do meu DBX. Quando giro o Pan da mesa para o R por exemplo, o som some totalmente.
 
Junior Mello, operei durante muito tempo uma mesa igual esta sua, experimente fazer o seguinte: em dos faders dos sub grupos, você tem os botões para endereçar os subs para o master, em cada sub grupo voce tem a opção de endereçar para L e R, se você utiliza somente o L do Master, deixe somente o endereçamento L apertado nos subgrupos, dessa maneira ficaria o seguinte:
No canal você aperta o botão para encaminhar o sinal para o sub 1-2, e desaperta o botão de endereçamento para o master, gira o pan para esquerda, desta maneira o sinal do canal esta sendo endereçado para o sub 1 e o sub envia o sinal para o master L . Em outro canal você faz igual, porém gire o pan para direita, desta maneira o sinal irá para o sub 2 e do sub 2 para o master L, para o sub 3-4 é a mesma coisa, desta maneira todos os sinais estarão encaminhado através dos subgrupos para o master L e você não ficara sem som quando colocar o pan para R.

Espero ter ajudado e espero que tenha entendido.

abraços
 
Marcelo Barbosa disse:
...se você observar a cima do fader do grupo um você tem dois controles aux send 1 e aux send 2, estes controles são os controles geral dos retornos, se você quiser abaixar o geral dos retornos o ideal é que você faça por este comandos e não pelo subgrupo.

Compreendo.. Obrigado pela ajuda!
 
JuniorMello disse:
Uso atualmente uma Behringer SX 2442 FX, a mesma do vídeo. Experimentei utilizar o sub-desta forma, girando o Pan totalmente para um determinado lado.
Não gostei, uso Sistema attack em mono, uso uma saída só, se não me engano a L da mesa, entrando no L (mono) do meu DBX. Quando giro o Pan da mesa para o R por exemplo, o som some totalmente.
Isso é erro de utilização, em nenhuma das mesas que operei isto acontece, seja MONO ou não!
Ao ativar o SUB1-2 e virar o PAN para L (Desativar o MAIN) significa que você está jogando o som somente para o SUB1, que por sua vez controlará o PAN REAL do(s) canal(is) direcionados para ele.
Então você deve estar fazendo algo errado!
 
Bom vamos tentar ajudar de mais uma forma !!

Nós temos uma caminho de entrada (Input - seja line ou mic) e saida (Output - aqui vou usar apenas L-R Master), nas mesas simples entre In e Out temso apenas o fader de volume. (não vou falar de equalização e outros endereçamentos como aux)
Em mesas mais "emperequetadas" nós temos divisões de sub-grupos ai temos no canal alguns botões para direcionar o som !!
Se não quisermos usar NADA, apertamos L-R que vai acontecer o mesmo das mesas simples, o volume do canal vai direto para o Master.
Maaas, se eu quiser usar algum volume a mais, ou agrupar canais usamos o sub-grupo. Para isso, no canal deixamos todos os botões "desapertados" (essa foi boa) e escolhemos qual sub-grupo usar. Aqui vou apertar o 1-2, mas pra qual eu direciono? Ai entra o knob PAN, por convenção canais impares esquerda e pares direita, também se der uma olhada boua na mesa tem tudo escrito, agora se a mesa for velha e tiver apagado .. usa a intuição e convenção.
Pronto, canal escolhido, Sub-grupo 1-2 apertado e PAN virado todo pra equerda, agora o meu som vai sair do canal -> passar no fader do sub-grupo1 antes de ir para o MASTER. Se levantar o volume do master já sai som? Depende da mesa.
Há mesas que existe botões e outras mesas que há um knob. Ahhh eu quero que o som do Sub1 vai para L-R eu aperto os dois botões referentes ao L-R ou deixo o Knob no meio (meio dia), se quiser so pra L ou so pra R faço no botão ou Knob direcionar apenas para L ou R.
Agoooora sim, meu som entra na mesa, e eu sei escolher como que ela vai sair !!!!

Obs.: Eu nao vi o video, mas com certeza o audio-visual explica um pouco melhor que a leitura, as vezes alguns não conseguem imaginar o que está escrito.

Abraços !!!
 
Estava assistindo o video, muito bom até o cara falar ...
"Se o mesário quiser aumentar ...." alí parei de ver o video !!!

Pelo amor de Deus, a pessoa faz um video e divulga na internet pro mundo inteiro ver e não sabe que mesário vai trabalhar nas eleições e não opera mesa de som !!!
Desisti !!!
 
Na minha opinião a melhor mesa para se trabalhar com sub grupos é a Yamaha MG32/14fx vc simplesmente seleciona a linha de sub grupo e seleciona o pan... Exemplo... Todos os vocais femininos ficam no Grupo 1, portanto botão 1-2 e Pan todo para esquerda, no grupo seleciono para o grupo enviar o sinal direto para o ST, assim sucessivamente com vocal masculino (Grupo 2) Instrumental 1 (Grupo 3, com teclado, violão e guitarra) e Instrumental 2 (Grupo 4 com Bateria, Baixo e percussão).
 
@87felipe disse:
Na minha opinião a melhor mesa para se trabalhar com sub grupos é a Yamaha MG32/14fx vc simplesmente seleciona a linha de sub grupo e seleciona o pan... Exemplo... Todos os vocais femininos ficam no Grupo 1, portanto botão 1-2 e Pan todo para esquerda, no grupo seleciono para o grupo enviar o sinal direto para o ST, assim sucessivamente com vocal masculino (Grupo 2) Instrumental 1 (Grupo 3, com teclado, violão e guitarra) e Instrumental 2 (Grupo 4 com Bateria, Baixo e percussão).
Bem vindo Felipe :)
Isto não é exclusividade da Yamaha, praticamente todas as mesas análogas funcionam desta forma.
 
Back
Topo