Trafo 110v para 220v da 254v na rede 127v ?

natan069

New Member
Olá,

Estou com essa duvida, ja que nao achei trafo 127-220 somente 110-220 na potencia de som que preciso (2200w), peguei um que sobra potencia de segurança.
Ele é bivolt.
Na caixa diz que se ligar a 110 em rede 127, vai dar 254v no outro lado.

Alguém ja teve algum problema com isso?

Um colega disse que com carga tende a abaixar essa tensão, vou tentar fazer medições e postar.

Mas gostaria de saber a opinião de vcs também sobre.
obrigado!
 
Cara,

essa info. deve estar errada, pois a tensão de 127V é convertida para 220V, pois ela é multiplicada por 1,73 (raiz de 3), que dará aproximadamente 220v.

Esse valor é dado em RMS, ou seja, não quer dizer que o transformador dobra a tensão, mas sim, que ele multiplica por 1,73. Nesse caso este transformador te dara 220V e não 254V.
 
Teoricamente, um transformador trifásico ideal alimentado por uma tensão de 127V no primário, te entregaria no secundario uma tensão de 220V. Se a tensão no primario for de 110V a tensão no secundario seria de 191V. Mas no caso de auto transformadores monofásicos, vai depender da relação de espiras entre primario e secundario, pois neste caso há a possibilidade de entrada de 127V obter 254V na saída se a relação de espiras estiver 1/2 (1 para 2).

O que o Jonatan colocou, na verdade, refere-se à soma de duas fases 127V que resulta em 220V, devido à defasagem de 120º entre elas.

Natan, para concluir, você pode usar tranquilamente um trafo 110-220 desde que você observe a potência (coisa que você já fez). E realmente, ao colocar uma carga no trafo, a tensão irá cair um pouco.
 
oseiasgsousa disse:
Teoricamente, um transformador trifásico ideal alimentado por uma tensão de 127V no primário, te entregaria no secundario uma tensão de 220V. Se a tensão no primario for de 110V a tensão no secundario seria de 191V. Mas no caso de auto transformadores monofásicos, vai depender da relação de espiras entre primario e secundario, pois neste caso há a possibilidade de entrada de 127V obter 254V na saída se a relação de espiras estiver 1/2 (1 para 2).

O que o Jonatan colocou, na verdade, refere-se à soma de duas fases 127V que resulta em 220V, devido à defasagem de 120º entre elas.

Natan, para concluir, você pode usar tranquilamente um trafo 110-220 desde que você observe a potência (coisa que você já fez). E realmente, ao colocar uma carga no trafo, a tensão irá cair um pouco.


Medi com multímetro a voltagem sem carga no trafo, deu 255V
Era pra dar este valor mesmo sem carga?
Quando eu testar com a potencia posto o resultado da voltagem.
obrigado a atenção de vocês.
 
Como eu disse anteiormente, o seu trafo deve ser mono e a relação de espiras é de 1/2. Realmente a tensão deve cair um pouco com a carga, mas não muito considerável. Pode-se usar tranquilamente, o problema é que qualquer variação na entrada do trafo irá refletir na saída, ou seja, com a entrada de 127V você terá 254V o que está dentro dos limites suportáveis para a maioria dos aparelhos. Agora, se sua tensão de entrada der um pico e ir para 135V (suportável para a maioria dos aparelhos em 127V) a tensão do secundário do trafo irá para 270V, fora do comum para alguns aparelhos de 220V. Talvez você deva pensar numa proteção contra sobretensão, anão ser que o seu trafo suporte uma tensão maior (vide manual).
 
Meu trafo é bivolt, dos mais comum, UPSAI AT-3000

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.upsai.com.br/Imagens/PDFs/at/at.pdf">http://www.upsai.com.br/Imagens/PDFs/at/at.pdf</a><!-- m -->

O que eu poderia usar como proteção contra sobretensão? Filtro de linha com fusível adequado resolveria?
 
Exato rafellerm, a proteção que eu citei é para os equipamentos. Para áudio, o pessoal fala muito da Pentacústica, mas francamente, não tenho conhecimento sobre os equipamentos desta marca. Aguarde um pouco, deve aparecer alguém do fórum pra te ajudar neste sentido.
 
rafaellerm disse:
Quem precisa de proteção são os aparelhos, e não o transformador.

obrigado por citar mas eu entendi que a proteção é para o aparelho, até pq é depois do transformador que a voltagem vai poder ficar acima do limite.....

Fusiveis normais 250V queimam só quando passa corrente maior que a suportada? Ou se passar de alguma voltagem acima de 250 tb queima? imagino que tenha alguma margem ai.. antes de chegar a queimar.

um estabilizador dessa potencia ficaria caro tb
 
oi amigo nao use esse trafo e nem outros ki praticamente dobram a tensao , eu usei e tive prejuiso ....
queimou meu equipamento e foi feio , a maioria dos aparelhos de 220 volts nao suporta 250 nem a pau ...
essa e minha opiniao ok.
boa tarde.
 
silvio disse:
oi amigo nao use esse trafo e nem outros ki praticamente dobram a tensao , eu usei e tive prejuiso ....
queimou meu equipamento e foi feio , a maioria dos aparelhos de 220 volts nao suporta 250 nem a pau ...
essa e minha opiniao ok.
boa tarde.

Ola, que equipamento estava usando?
O que queimou?

Com pouca carga o meu transformador vai pra 245V
 
preciso de um trafo, 220 / 127, que suporte uma mesa digital O3d, 4 caixas samson D415, 1 teclado, 1 caixa de violão e 1 lep
 
Sobre trafos tem um impecílio muito claro. Ja vi trafo bilateral bivolt com chave seletora que tinha essa bronca... faziam 2 enrolamentos 127v de cada lado e o chaveamento fazia o fechamento em série ou paralelo dependendo da transformação necessária. deu muita porcaria! Esse trafo dando 254V (que seria o fase-neuto do 440V) deve ter sido calculado como falaram aí... dobraram simplesmente o numero de espiras levando em conta a relação de 110-220V, que com a regra de estrela-triângulo do sistema elétrico ja não pode ser mais levada em conta. A caráter de curiosidade, os padrões de distribuição e consequentemente dos trafos para adaptação de produtos que a tensão nominal não bate:

127-220V(com as derivações 115-230(EUA) 120-240(antiga) 120-220, 110-208...)
220-380V
254-440V(industrial)
380-660V(industrial)
440~460-750(industrial)
2400V(Média tensão EUA antiga, triângulo)
11400/6600V(Média tensão antiga)
7960-13800(Atual média tensão brasileira a maioria do território)
20000-34500(média tensão usada em lugares que as redes são muito distantes da subestação)
>69000V(Agora sim chamada tecnicamente de alta tensão)
750000V(maior tensão de saída para linhas de transmissão em Itaipu

Outra curiosidade é que a tensão de saída de geradores de médio porte(Diesel até 10MW) é por padrão 254/440V, passou de 10MW a tensão sobe pra 2.4KV)
 
Amigo vc fez a mediçao com o cricuito aberto, correto? Ou seja sem nenhum aparelho ligado na saida 220v? Uma dica coloque uma carga proxima ao maximo do trafo e teste novamente, ex: um trafo de 1000va, coloque 8 lampadas 220v x 100w em paralelo (ligaçao comum) veja quanto deu... A tençao tende a diminuir pois a corrente sobe, e o trafo tem uma potencia limitada (limitada ate mesmo pelo seu fator de aquecimento, um trafo quente reage diferente a um frio)
 
rckrck disse:
Amigo vc fez a mediçao com o cricuito aberto, correto? Ou seja sem nenhum aparelho ligado na saida 220v? Uma dica coloque uma carga proxima ao maximo do trafo e teste novamente, ex: um trafo de 1000va, coloque 8 lampadas 220v x 100w em paralelo (ligaçao comum) veja quanto deu... A tençao tende a diminuir pois a corrente sobe, e o trafo tem uma potencia limitada (limitada ate mesmo pelo seu fator de aquecimento, um trafo quente reage diferente a um frio)

São fatores a considerar também
Não cheguei a medir com ele quente e em plena carga.

Mas com carga vai de 254v pra 246v +-
 
De qualquer forma acho que deveria testar, e Dispositivos contra sobre tençao nao devem te ajudar muito, os famosos DPS atuam apenas em mais de 500v, alguns ate mesmo em 1kv. Outra pergunta quando vc inverte ele liga o 220v na tomada (220v obviamente) e usa a saida 127 qual valor de tençao que vc tem, se for menor que 127v vc tem um problema de enrolamento de fato, mas se for maior provavemmente o fator carga e temperatura irao compensar a defasagem.
 
Back
Topo