Transformador Pentacústica ACT-02

carlosecg

Administrator
Moderador
Morar em cidade com rede 220V é complicado... estou fazendo uma lista de sugestão de equipamentos para a igreja, e quase tudo é 110 V, até os gerenciadores Pentacústica.

Pensei em usar um transformador de 2kVA. Mas navegando no site da Pentacústica, vi o ACT-02 (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.pentacustica.com.br/produtos.asp?ID=62">http://www.pentacustica.com.br/produtos.asp?ID=62</a><!-- m -->). Alguém conhece ou sabe onde vende? O google só retornou o site do produto.
 
Realmente, a Pentacústica também faz distribuição direta.
No caso do DF, é a única forma de comprar os produtos, pois não há loja que represente a marca.

Quanto ao produto, é lindo, mas deve ser caaaaaaro que só. Se for acessível, eu também me interesso.
 
Vou fazer isso mesmo, comprar um transformador para alimentar um PC8000 ou 4000. Para mim já é suficiente.
 
Kadu.

Mandei um e-mail para o Henrique Elisei perguntando se a Pentacústica não produziria o PC4000/8000 com entrada em 220V e saídas em 110V. Vamos aguardar a resposta dele.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Mandei um e-mail para o Henrique Elisei perguntando se a Pentacústica não produziria o PC4000/8000 com entrada em 220V e saídas em 110V. Vamos aguardar a resposta dele.
Se não custar R$40.000, eu compraria um desse.

E o pior é que, além de ser em formato de rack e ter um monte de luzinhas legais, não entendi NA PRÁTICA qual a vantagem em adquirir o transformador deles, que é 10x mais caro que o concorrente no mercado.
 
Vocês tão confundindo, é o ACT-05 que custa R$2.100,00 (5kw), o ACT-02 ta R$1.199,00 (ainda caro) mas conta com quatro taps de ajuste da tensão de saída , ou seja, você pode regular a tensão da saida (-5% / 0% /+5%/+10%), exemplo, se um transformador receber 220v na entrada ele ira fornecer 127v na saida, porem se receber 210v na entreda vai fornecer menos que 127v na saida , com o tape de ajuste é possivel ajustar isso, tanto pra mais (+220v na entrada) quanto pra menos (-220v na entrada). Ai você me pergunta, que diferença isso faz? Nenhuma, contando que não use mesas digitais, ada's, processadores digitais...

Caro? Depende da nescessidade, mas claro que você pode montar um, inclussive com os tapes, indicador de voltagem e tudo mais, mas sugiro um bom acompanhamento por algum tecnico especializado.
 
Continuo achando um preço caro pelo que o produto oferece. Há alternativas mais baratas. Ainda que seja construir seu próprio.
 
Aproveitando também, eu tenho um main power montado aqui. é de 4KVA, com disjuntores de proteção tanto na parte direta (220/240v) como também nas indiretas (110/127v), conectores Steck e 4 taps de atuação. São seis saídas 220v para cuidar do PA (2 saídas), Monitor (2 saídas), Side (1 saída) e a última de reserva, mais 4 saídas independentes de 110/127v, distribuídas entre periféricos PA, Monitor, Palco e reserva. Claro que ficou mais em conta....

Apesar de ser montado em case e a parte elétrica ter sido feita por eletricista formado, em alguns lugares já tive problemas com bombeiros que acharam não confiável (apesar de depois que viram a parte interna, mudarem de opinião). Em certos níveis de serviço, não há problema algum usar um main power montado...mas em outros, pode-se passar por problemas.

Muitas pessoas nem se preocupam muito com isso, mas o uso de cabos PP bem dimensionados e conectores de qualidade, garantem sossêgo nos eventos corporativos ou que tenham algum tipo de fiscalização de segurança.

Para isso, ter um equipamento comercial, seguindo normas (mesmo que o seu também siga), permitem praticidade e facilidade em trabalhos externos..

No meu caso, o ACT-02 é o ideal para uso em sistemas de pequeno porte, pois é pequeno, leve e prático. O que irá facilitar em muito eventos que faço apenas com som mecânico e palcos menores.
 
Muito bom esse tópico, realmente cidades com 220V pode ser um problema.

Bom, vou tentar ajudar com algumas observações:

- Para o uso em aparelhagem de som é desnecessário um transformador com ajuste de tap, pois os equipamentos são produzidos para aceitar uma faixa alta de variação da rede. Eles são caros e não vão te ajudar em nada.

- Mudar a fabricação de aparelhos eletrônicos de 127V para 220V é relativamente fácil, os computadores possuem até mesmo uma pequena chave para a alteração. Na verdade como os aparelhos eletrônicos funcionam com tensão contínua, existe um trafo (transformador no linguajar técnico) para abaixar a tensão. Esses transformadores costumam ter 2 entradas 1 para 127 e outra para 220V. No caso de equipamentos como amplificadores de áudio isso é mais difícil de ser encontrado.

- Agora para ajudar a aquecer a procura por esses trafos de 220 para 127V, encontrei um a um preço razoável (786,00 para 3KVA), porém é fabricado nos USA e a relação do trafo é de 240 para 110V. Talvez alguns equipamentos até funcionem, mas é um risco. Segue o link:
http://www.e-farnellnewark.com.br/transformadorisolacao3kva,product,1355096,3230.aspx

PS: Esqueci de uma observação, esse trafo aí em cima é isolador, se você procurar por Auto-Trafo ou Auto Transformador na internet deve conseguir preços bem menores, pois esses utilizam menos cobre no enrolamento, mas cuidado com a ligação ao terra.
 
Sim e não...

Quem trabalha normalmente com PA, sempre puxa um cabo só de AC e usa esses aparelhos justamente para a conversão 220v/110v... Em muitos casos, é necessário subir ou abaixar a energia convertida. Em alguns lugares já trabalhei com menos de 200v e simplesmente alguns aparelhos nem ligavam com energia abaixo de 100v.

Para quem está em um lugar fixo, com instalação pronta e pouco equipamento, isso pode ser um material opcional. Mas quando se está na estrada, com 20mil watts ou mais de PA/Monitor, é muito bom ter um main power. Apenas uma boa e velha batida de bumbo é suficiente para drenar cerca de 10% de sua energia principal

Para quem faz locação, a melhor coisa é ter apenas um ponto de distribuição, e justamente para isso serve um main power, com ou sem transformador.

No meu caso, o ACT02 é apenas para eventos menores...até 1500 pessoas...seja ao vivo ou mecânico. Seja uma festa de aniversário ou um pequeno show... toda minha fiação é baseada em NÃO se usar tomadas do recinto. Pois nunca se sabe que raio de fio tem naquela rede de tomadas e quantas coisas estão penduradas ali...
 
Para quem está em um lugar fixo, com instalação pronta e pouco equipamento, isso pode ser um material opcional. Mas quando se está na estrada, com 20mil watts ou mais de PA/Monitor, é muito bom ter um main power.

No caso de nosso amigo criador do tópico a instalação é em uma igreja.

Em muitos casos, é necessário subir ou abaixar a energia convertida. Em alguns lugares já trabalhei com menos de 200v e simplesmente alguns aparelhos nem ligavam com energia abaixo de 100v.

Do ponto de vista do usuário o transformador com tap irá "resolver". Porém, do ponto de vista de engenharia isto é errado! Você na verdade está perdendo 20V (220 -200) só em sua ligação (perdas ôhmicas nos cabos e distribuição da rede local).
Como você disse da batida do bumbo, quando você ligar todo o sistema e começar a exigir mais corrente essa perda será ainda maior, é claro que no intuito de resolver o problema da forma mais rápida possível as pessoas costumam usar esse tipo de artimanha, porém devo alertar que isso não é correto e é perigoso pois está utilizando um sistema que já está sobrecarregado e isso só vai contribuir para uma sobrecarga ainda maior.
 
Olá Rogério N.

Do ponto de vista do usuário o transformador com tap irá "resolver". Porém, do ponto de vista de engenharia isto é errado! Você na verdade está perdendo 20V (220 -200) só em sua ligação (perdas ôhmicas nos cabos e distribuição da rede local).
Como você disse da batida do bumbo, quando você ligar todo o sistema e começar a exigir mais corrente essa perda será ainda maior, é claro que no intuito de resolver o problema da forma mais rápida possível as pessoas costumam usar esse tipo de artimanha, porém devo alertar que isso não é correto e é perigoso pois está utilizando um sistema que já está sobrecarregado e isso só vai contribuir para uma sobrecarga ainda maior.

Não entendi essa colocação. Poderia explicar melhor? Regulagem de TAP em tranformadores é correto tecnicamente e amplamente utilizado no meio profissional e não uma "artimanha".

Sds,
 
Na teoria é algo realmente lindo, mas na prática, não.

Se houvesse um sistema de distribuição de energia que fosse constante e com mínimas variações, seria uma alegria sem tamanho. A maioria dos fabricantes de amplificadores brasileiros adotaram topologias de circuitos que conseguem manter uma certa fidelidade na na resposta quando de variações grandes de energia...Suportando desde 180V até 240v, mas em 180V, o amplificador pode até responder bem, com menos potência, já os aparelhos que estariam na parte de periféricos não tem a mesma gama de atuação e o resultado pode ser: distorção, funcionamento prejudicado, problemas nos sistemas que usam processamento e etc. Um dos grandes problemas enfrentados por quem usa mesas digitais é justamente o de variação de energia, nas mais modernas, a situação está menos problemática, mas continua ocorrendo.

Vou citar um exemplo. Fiz dois eventos em Mogi das Cruzes, um dentro da central de distribuição de energia da região (se bem me lembro Grupo Bandeirante) e lá, era uma maravilha tudo perfeito. Alguns dias depois, fiz um serviço em um outro local na cidade... Fui obrigado a subir dois pontos no main power... Minha fiação é muito bem dimensionada e minha perda em distâncias acima de 60m é de menos 0,5%.

Quem faz eventos cada hora em um lugar, sabe muito bem dessas variações. Se pega um ponto de final de rede, aí a coisa complica consideravelmente. Por outro lado, temos hj equipamentos com fontes chaveadas que se ajustam à essas variações (o que tb não garante um funcionamento tão perfeito), mas a grande maioria dos aparelhos usa fonte convencional e o resultado pode ser muito ruim com quedas de energia.

Para sistemas de pequeno porte, não é nada tão problemático, mas volto a frisar... quando se tem, como no meu caso, um rack de monitor de 11mil watts reais, mais dois racks de 7 a 10 mil no PA e mais um outro similar no side, a coisa muda de figura. O ideal seria também ter gerador só para o sistema, mas os contratantes normalmente não estão nem aí para esses detalhes.Aliás, existe uma enorme quantidade de lugares para eventos em que o sistema de energia vai de sub-dimensionado para medíocre.

Mas no caso da instalação fixa, se o local tem uma energia estável e com voltagem correta, pode não ser preciso mesmo. O que será necessário é apenas uma caixa de distribuição separada para o sistema. Mas isso, deve ser acompanhado por alguém que tenha bom conhecimento em ambos os casos. Pois há eletricista que insiste em achar que equipamento não consome... Só para ilustrar, instalei o sistema de som em uma casa noturna, e tive uma bela discussão com o eletricista que teimava comigo que os fios 4mm eram suficientes para se ligar todo o sistema de som e que o disjuntor de 15A era mais do que suficiente... Só comento que no rack de PA havia, pra começar, duas Machine 8.0....preciso dizer o resto do sistema? Não né? Ahhhh, esqueci....ele havia deixado duas tomadas separadas para se ligar os amplificadores, daquelas marcas genéricas... Por que será que fiz o dono da casa comprar conexões Steck?
 
Back
Topo