Transformador Pentacústica ACT-02

Vamo lá gente, vamos chegar a um consenso.. hehe

Vou falar com conhecimento de causa pois sou engenheiro eletricista. E é altamente complicada a relação usuário-engenheiro, pois o engenheiro tenta visualizar todo o sistema e não só o equipamento. Mas, creio que podemos chegar a um consenso.

Se houvesse um sistema de distribuição de energia que fosse constante e com mínimas variações, seria uma alegria sem tamanho.

A norma brasileira só permite 5% de variação na rede para mais ou para menos. Mas, sei que alguns casos em "pontas" da rede isso não é cumprido, nesses casos devemos analisar se a carga atual da rede é exporádica ou comum.
- Se for comum deve fazer uma reclamação formal a ANEEL, se comprovada a falha do sistema o consumidor pode ganhar até uma indenização (regras de fornecimento de energia).
- Se for exporádico, que é o que costuma acontecer com os operadores de som, pois estão numa festa da cidade por exemplo. Aí sim o caso é outro. Pois, normalmente, os produtores do evento não pedem liberação da concessionária para o uso daquela energia, naquele horário e naquele local. Aí entra a briga.. :|

O ideal seria também ter gerador só para o sistema, mas os contratantes normalmente não estão nem aí para esses detalhes.

Essa é a solução não só ideal, mas a correta para quem não pediu autorização ou pediu e não pode ser atendido pela concessionária. Mas, como você disse eles não estão nem aí... Surge então o operador ou instalador de som e sobra tudo para ele. :shock:

Solução dada pelo operador ou instalador: "vamos ajustar a tensão com um transformador com tap's, o equipamento vai funcionar beleza!"

Mas, como eu disse.. penso no sistema como um todo... e do ponto de vista do sistema essa solução é inadequada (por isso chamei de artimanha) vejamos porque. Agora vou ter que usar a teoria.

Quando eu falei distribuição, no comentário anterior, estava falando sobre a distribuição da rede (da concessionária).
Bom, o sistema necessariamente deve ter sido projetado para uma certa carga máxima. Em sistemas com pontas, os transformadores de alta tensão para baixa tensão estão longe e por isso o cabo da distribuição tem uma alta impedância (resistência).
Tendo isso em mente, pensemos na lei de ohm:

Tensão = Corrente * Resistência

Percebe-se que quanto maior a corrente maior a tensão, no nosso caso a resistência já é alta então a corrente irá contribuir mais ainda para a queda de tensão provocada no cabo. Enquanto isso tem o transformador.. longe, mas que pode chegar a saturar dependendo do excesso de potência que exigimos de tal. Com isso ao exigir a potência máxima a senóide pode chegar a ficar saturada (parecendo um pulso retangular). Podemos ter com isso desde sobreaquecimento dos condutores da distribuição até um blackout geral por queima de algum equipamento da distribuição.

Esse é um dos casos onde há sobrecarga na instalação, podem haver sobrecarga só de neutros e desequilíbrio de fase, mas já falei o bastante.

Finalizando, o que devo dizer é: o ajuste de tap em transformadores é muito utilizado, mas repito do ponto de vista do sistema é perigoso e os contratantes ou produtores de eventos deveriam ter mais consciência de "detalhes" desse tipo.

Precisando.. estamos aí!
 
Rogerio N. disse:
Vamo lá gente, vamos chegar a um consenso.. hehe

Vou falar com conhecimento de causa pois sou engenheiro eletricista. E é altamente complicada a relação usuário-engenheiro, pois o engenheiro tenta visualizar todo o sistema e não só o equipamento. Mas, creio que podemos chegar a um consenso.

Collega ,como engenheiro posso imaginar :D :D :D ...
Agora sobre o restante do discurso : imaginando a situacao de saturacao dentro de um trafo 'e muito melhor trabalhar com gerador mesmo.Sem mensionar ainda complexidade das fases de energia fornecida devido aos componentas indutivas por causa de monte de bobinas dos ar-condicionadores e/ou redes desbalanceadas (neutro, terra e salada mixta .. :))
Mas , mesmo assim , prefiro trabalhar com um transformador dedicado somente para se distanciar dos problemas por mais que nao tenho como eliminar 100% deles :
- isolamento galvanico ;
- inercia de crescimento de impulso (famoso "surto") devida a banda spectral limitada de uma eletro-transformador;
- possibilidade de "condicionar" a faixa de voltagens para ser ADEQUADA entre outras coisas ....

E o que a gente quer 'e somente uma solucao economicamente "viavel" : nao adianta gastar 10000,00 Reais em protecao se o equipamento custa R$ 5000,00. E ainda sem garantia alguma devido a fator de "concessionaria".Nao vale mesmo.

Abrcs,
andry110
 
Opa colega. Blz??

Mas , mesmo assim , prefiro trabalhar com um transformador dedicado

Dedicado.. você fala de alta tensão para baixa? Aí sim é bom, mas caro também! hehe

Só uma história: Um colega meu foi "puxar" energia para o sítio dele, pois estava acontecendo uma festa por lá. De repente acabou-se os fios. Então começaram a procurar condutores, ao findar-se todos os condutores, o dono do sítio olhou para um punhado de arame farpado. E adivinha?? rsrs Eu não tava por lá, mas se estivesse preferiria não saber do fato. :)

A história é um caso de excesso, mas é verdadeira. Mas, falando sério agora...

Não sou contra as soluções economicamente viáveis, porém, às vezes, algumas soluções dessas trazem riscos que devem ser medidos anteriormente, se possível. Não só o risco ao equipamento...

Abraços..
Rogerio N.
 
Gente, não quero alongar meu discurso, mas acabei não respondendo uma pergunta...

Não entendi essa colocação. Poderia explicar melhor? Regulagem de TAP em tranformadores é correto tecnicamente e amplamente utilizado no meio profissional e não uma "artimanha".

Regulagem de TAP em transformadores tem seu uso técnico realmente, o que eu quis dizer é que usá-lo para corrigir tensão em um sistema sobrecarregado não é correto do ponto de vista do sistema, por isso chamei de artimanha.
Desculpe se alguém me entendeu mal...

Forte abraço
Rogerio N.
 
Rogerio N. disse:
Regulagem de TAP em transformadores tem seu uso técnico realmente, o que eu quis dizer é que usá-lo para corrigir tensão em um sistema sobrecarregado não é correto do ponto de vista do sistema, por isso chamei de artimanha.
Desculpe se alguém me entendeu mal...

Quase OFF :

Na epoca de 70's com as TVs valvuladas na area rural era bem comum ter um trafo com tap's ou auto-trafo pois com voltagem baixa na tomada nao dava pra ver nada na tela de TV (ainda preto e branco)...
Sera que estamos revivendo o mesmo (ou 'e um efeito dejavu da Matrix ?) :)

Abrcs,
andry110
 
Se cada vez que eu chegar para montar sistema em algum evento eu chamar a distribuidora ou a Aneel....não vou fazer outra coisa na vida... Vou passar horas esperando e o contratante olhando pra minha cara ....

Eu gostaria de realmente encontrar só variação de 5%....nossa...eu ia ficar feliz...de coração.

Mas o que acontece em geral é que existem situações e situações...Acaba-se tornando inviável levar um sistema de cabos para utilizar diretamente e outro para se usar com o sistema mais comum. Lembre-se que em sistemas móveis usasse um cabo apenas para o som e outro apenas para a iluminação...então.... a coisa começa a ficar mais complicada, pois demanda de mais espaço para cabos, e talvez mais alguns problemas, que no momento podem não me ocorrer.

O que voga para quem trabalha com locação, é não correr riscos com instalações dos locais. São raros os lugares que possuem um quadro de força realmente decente, em geral, encontramos quadros de disjuntores com contatos oxidados, fiações subdimensionadas, com aterramentos tenebrosos e isso quando não há obstáculos criados por funcionários. Acredite, o mar de rosas não existe na estrada...

Lugares que supostamente são destinados à eventos com fiação 2,5mm com trocentos metros de distância, barras de distribuição amarradas com arame.... Sério...eu ando com parafusos para colocar nesses lugares!!! Pode perguntar pra qualquer locador... a lista de lugares bons para se trabalhar é no máximo 30% do todo...



MBenedito....vou puxar a orelha do mineirim então...pois o valor de R$1100....hehehe... não foi o que vi não....nem o que vou pagar...
 
Puxa vida, que tópico, que aulas.

Gente, desculpem, só vi esse tópico 1 mês depois, mas senhores... valeu, brigadão.
 
MBenedito....vou puxar a orelha do mineirim então...pois o valor de R$1100....hehehe... não foi o que vi não....nem o que vou pagar...

Cara se eu te disser que não ta caro, procure pelos da Audio Quallity, RTM 2k5 mesma função, apenas 500w a mais de potencia, ta custando na faixa de R$2.500,00, tem o da Machine tambem que é na mesma faixa de preço.
 
Já comprei....faz tempo....naquela semana que postei a primeira mensagem, ele já estava comigo....até havia comentado com o Henrique...e ele tb ficou curioso com o preço....hihihi...
 
Back
Topo