Transformar caixa ativa em passiva

nelson luis

Member
Bom dia a todos. Gostaria de saber de vcs que são profissionais se há a posibilidade e se houver como faço pra transformar uma caixa ativa em passiva, visto que tenho um par, porém uma estragou e quero transformá-la em passiva para usá-la como escrava da ativa que está "ativa" he he...
 
Tag Audio...o modelo não sei direito,nem na net tem igual, mas conversando com a empresa que fez estas caixas o técnico me disse tem que transformar a saída "speakon" que tem nela em entrada, desligando-a do pré- ampl. e portanto ficando como entrada.... basicamente seria isso na tecnica, mas na prática... será só isso?
 
Mas por que você quer "desativar" sua caixa?
isso...visto que para arrumá-la gastaria mais. É assim: ela queimou geral, até o falante e o driver. Aí após orçar (550,00 pila) torna-se mais vantagem recondicionar o falante, comprar um reparo e fazer essa "transformação" de ativa pra passiva. Estou certo ou ainda assim compensa arruma-la??:confused:?
 
Se sua ativa tiver saída para alimentar a passiva é só usar o cabo ideal, o melhor seria vc mandar uma foto da caixa que ativa que vai alimentar a passiva... mas lhe adianto, isso vai ser gambiarra.
 
visto que tenho um par, porém uma estragou e quero transformá-la em passiva para usá-la como escrava da ativa que está "ativa" he he...
Resumindo: Você irá queimar o último tiro que lhe resta...rsrsrs. Bom, se sua caixa ativa que restou suporta tocar outra passiva "pendurada" nela até que rola, mas tem um detalhe importante aí: Isso fará com que o amplificador da ativa trabalhe no limite e isso poderá fazer com que ele te deixe na mão a qualquer momento... afial se com uma caixa apenas um amplificador já se foi, imagina com duas...
 
Sim,sim...mas ainda assim acho que é vantagem, visto que estas caixas pifaram devido ao erro de como estavam ligadas (mic in ao invés de line in e com o ganho no talo!!!). Assim que constatei o erro, arrumei uma delas, liguei no line in , regulei o ganho e equalizei ela. Tá funcionando bem. Agora refaço minha pergunta: Mesmo estando ligada certo, sem forçar muito (São usadas em auditório, o som não é usado alto com frequencia), vai dar problema?
 
então já era... é 8 ohms...mandei ontem pra consertar ela, vou tentar "ressussitar" a miserave, nem que seja aos poucos pra não doer no bolso..kkk...valeu Gente.
 
Não é difícil e algumas marcas já deixam a caixa ativa praticamente pronta pra isso. Mas é preciso saber um pouco de eletrônica e do casamento de impedância, ao menos saber reconhece se existe um circuito de filtro passivo ou se é bi-amplificada.
Na igreja temos dois pares de CSR, sendo duas ativas e duas passivas, e verifiquei que no divisor de frequência da caixa ativa tem uma associação de resistências para casar impedância quando ligada à caixa escrava, ou seja, não é uma simples ligação em paralelo no conector, e casamento de impedância é feito na ativa.
Nesse caso, se eu quiser transformar uma ativa em passiva, sabendo que a outra ativa já tem esse circuito, bastaria soldar no conector speakon os fios que chegam no divisor e isolar o amp.
Já uma outra caixa da wr áudio de três vias não tinha isso, teria que casar a impedância com resistências ou simplesmente desconectar o amp interno e usar um externo.
 
E, se eu precisasse usar a ativa csr como escrava da wr audio, seria apenas desconectar o amp da csr, pois a impedância no conector da csr ativa já é casada para ligar em paralelo com um sistema 8ohms da wr.
 
Não é difícil e algumas marcas já deixam a caixa ativa praticamente pronta pra isso. Mas é preciso saber um pouco de eletrônica e do casamento de impedância, ao menos saber reconhece se existe um circuito de filtro passivo ou se é bi-amplificada.
Na igreja temos dois pares de CSR, sendo duas ativas e duas passivas, e verifiquei que no divisor de frequência da caixa ativa tem uma associação de resistências para casar impedância quando ligada à caixa escrava, ou seja, não é uma simples ligação em paralelo no conector, e casamento de impedância é feito na ativa.
Nesse caso, se eu quiser transformar uma ativa em passiva, sabendo que a outra ativa já tem esse circuito, bastaria soldar no conector speakon os fios que chegam no divisor e isolar o amp.
Já uma outra caixa da wr áudio de três vias não tinha isso, teria que casar a impedância com resistências ou simplesmente desconectar o amp interno e usar um externo.
Valeu Roberto pela explicação. Tenho aqui umas fotos dessa caixa, a qual tirei a parte da amplificação dela e também tirei a foto da parte de trás ( não sei se terá como ver). Também através de uma conversa com o técnico que a confeccionou me disse o mesmo que vc, ou seja, que é possível transformá-la apenas fazendo o procedimento que vc citou (soldar no speakon os fios do div. e isolar o ampl, já que este está danificado...Quanto ao divisor de frequencia dela eu não tenho foto, mas se necessário eu posso mandar. Mais uma vez obrigado pela explicação.wp_20170216_16_40_06_pro.jpg wp_20170217_09_37_49_pro.jpg
 
Mas se você tem contato da pessoa que montou o amplificador, porque você não manda consertar ele? Acho que seria o mais indicado, assim você ficaria com seu equipamento todo original de novo e sem "gambiarras"
 
Olhando agora com mais calma a última imagem me chamou atenção duas coisas:
1- Tem um erro na serigrafia, na chave liga-desliga está escrito AC IN ao invés de ON/OFF, e na entrada de energia está escrito ON/OFF ao invés de AC IN.
2- Todos os potenciômetros estão no máximo. Você usava eles assim?...... Socorro!!!! rsrsrs
 
Olhando agora com mais calma a última imagem me chamou atenção duas coisas:
1- Tem um erro na serigrafia, na chave liga-desliga está escrito AC IN ao invés de ON/OFF, e na entrada de energia está escrito ON/OFF ao invés de AC IN.
2- Todos os potenciômetros estão no máximo. Você usava eles assim?...... Socorro!!!! rsrsrs
Não cara...kkk...Só ali deixei assim... tinha tirado os botões... como comentei, assumi o setor há pouco tempo, não temos condições e tenho que tentar consertar o que temos no momento. Já tentei sim entrar em contato, até já obtive respostas, mas desses dias pra cá não tenho mais conseguido contato...Mas é isso...vou me virando por aqui...
 
Pessoal!
Boa tarde!
Tenho duas caixas ativas Samson d412 400w, essas caixas são 127 e foram ligadas no 220 e queimaram as placas das duas, para consertar está ficando meio inviável no momento, eu conseguiria transforma-las em passivas e tocar elas com um amplificador externo ??? E ainda tendo uma qualidade boa de som, pq os autos falantes e corneta estão novos, ou seria pedir demais ? rsrs

Abraço a todos e já agradeço!
 
Back
Topo