Transistor para ampli de guitar antigo, qual escolher?

ThiagoMariana

New Member
Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo por aqui e peço perdão caso não esteja utilizando corretamente o fórum. Estou com um probleminha e peço a ajuda de vocês! Ganhei um Amplificador Gianini U65G, da década de 80. Resolvi reformá-lo, e levando-o à uma eletrônica, o técnico afirmou que 2 de seus 3 transistores de saída (2N6292) estavam queimados. Porém, ele não tem os mesmos, e disse que eu teria dificuldades em encontrá-los, por serem antigos. Resolvi procurar na internet, e tendo dificuldades para encontrar, resolvi procurar por equivalentes no "All Transistors Datasheet". O meu problema é que não encontrei nenhum completamente equivalente, e minha dúvida seria quais parâmetros são fundamentais, já que não entendo nada. A seguir seguem os parâmetros do transistor original (2N6292) e o mais equivalente que encontrei à venda (2N6290). Vocês saberiam e poderiam me dizer se eu posso utilizar esse que encontrei e/ou dar alguma sugestão? Desde já agradeço!

Transistor original 2N6292 parâmetros e características:
Type Designator: 2N6292
Material of transistor: Si
Polarity: NPN
Maximum collector power dissipation (Pc), W: 40
Maximum collector-base voltage |Ucb|, V: 80
Maximum collector-emitter voltage |Uce|, V: 80
Maximum emitter-base voltage |Ueb|, V: 5
Maximum collector current |Ic max|, A: 7
Maksimalna temperatura (Tj), °C: 150
Transition frequency (ft), MHz: 0.5
Collector capacitance (Cc), pF:
Forward current transfer ratio (hFE), min: 30
Noise Figure, dB: -
Package of 2N6292 transistor: TO220

Possível substituto 2N6290 parâmetros e características:
Type Designator: 2N6290
Material of transistor: Si
Polarity: NPN
Maximum collector power dissipation (Pc), W: 40
Maximum collector-base voltage |Ucb|, V: 60
Maximum collector-emitter voltage |Uce|, V: 60
Maximum emitter-base voltage |Ueb|, V: 5
Maximum collector current |Ic max|, A: 7
Maksimalna temperatura (Tj), °C: 150
Transition frequency (ft), MHz: 0.5
Collector capacitance (Cc), pF:
Forward current transfer ratio (hFE), min: 30
Noise Figure, dB: -
Package of 2N6290 transistor: TO220
 
Obrigado Andry110!

Porém, o preço do frete nessa loja fica em USD 32, e o dólar está acima de R$ 4, portanto, ficaria absurdamente caro. Você saberia me dizer se o 2N6290 me atenderia como equivalente?

Abraços,
Thiago.

http://www.electronica-pt.com/esquema/func-startdown/23441/

Esse dai?
Originalmente estava com d234 que tem características inferior a 6290.Ou seja , técnico deve avaliar se esquemática da versão sua esta PERMITINDO essa troca.
Basicamente tem tudo para dar certo ....

Abrcs,
andry110
 
Já vi essa substituição funcionar. O técnico tem que conhecer de amplificadores e de equipamentos antigos. Não deixe qualquer "bicão" por a mão. Não tenho U65G, transistorizado da Gianinni tenho só o GIA900, que é um sucessor do U65G. Posso te dizer que é um amplizinho bem legal, era da série exportação da Gianinni. Como os preços dos importados eram extratosféricos, a maioria do pessoal usava equipamentos nacionais. Dos valvulados tenho vários, são show de bola. Abraços.
 
http://www.electronica-pt.com/esquema/func-startdown/23441/

Esse dai?
Originalmente estava com d234 que tem características inferior a 6290.Ou seja , técnico deve avaliar se esquemática da versão sua esta PERMITINDO essa troca.
Basicamente tem tudo para dar certo ....

Abrcs,
andry110

Bom dia Andry110!

Obrigado novamente pelas informações. Eu moro no interior, e os técnicos daqui são muito enrolados, sendo assim não confio muito neles e resolvi pesquisar o ampli e comprar e trocar eu mesmo os componentes necessários. Eu já havia encontrado esse esquema eletrônico, porém sou leigo, e para mim parecia não se tratar do meu ampli, pois não encontrei o 2N6292 no esquema, e os outros transístores da placa, alguns que estão no esquema não estão na mesma. O caso é que parece que o meu veio original com o 6292, pois há uma tinta branca intacta sobre os parafusos. O que posso te dizer é que um dos técnicos da minha mini-cidade (Mariana-MG) testou os transistores e 2 estão queimados. Ele disse que acredita que o problema com o ampli (apresenta apenas ruído quando ligado) deve-se aos transístores queimados. O interessante que notei agora, é que o 2N6290 parece ficar entre o d234 e o 2N6292. Tentei postar fotos do ampli, placa e demais componentes mas não consegui, não sei o motivo.

Abraços.

Att

Thiago
 
...
O que posso te dizer é que um dos técnicos da minha mini-cidade (Mariana-MG) testou os transistores e 2 estão queimados. Ele disse que acredita que o problema com o ampli (apresenta apenas ruído quando ligado) deve-se aos transístores queimados.
...
Se basear no esquemático deve ser fácil isolar o estagio da saída pois esta com separação galvanica (transformador) e somente duas voltagens diferentes da fonte que devem ser na faixa de 20 e 30 Volts. Todos os transistores citados facilmente podem ser encaixados neste circuito com 40, 50 e 60 Volt entre collector/emitter .Facil..

É importante verificar se há motivo específico para a queima, se não queima de novo...
Isso sim seria muito importante sem duvida alguma.E eu começaria pela fonte , transformador de estagio de saída , condições da placa impressa e AF.

Abrcs,
andry110
 
Isso sim seria muito importante sem duvida alguma.E eu começaria pela fonte disse:
Muito obrigado Andry110! Descobri que o meu ampli é diferente desse esquemático acima, pois esse acima se trata do modelo de 17 Watts que possui apenas dois transístores de saída, o meu é de 50 Watts e possui 3 transístores de saída. O bacana é que por fim (depois de muita procura) encontrei os 2n6292 para comprar. Agora vou pesquisar como testo os componentes que você indicou, se não for muito difícil. Abaixo as imagens, agora consegui uppar:

20150928_104346.jpg
20150928_104346.jpg20150928_104409_001.jpg
20150928_104434.jpg
Muito obrigado a todos, vocês têm me ajudado bastante!
 
Back
Topo