Transmissor de Audio - Sinal amplificado

cavnboy

New Member
Ola.

Gostaria de saber se ao montar um transmissor de audio sem fio para poder trabalhar com caixas de som em locais mais distantes sem precisar passar cabos, poderia transmitir o sinal ja amplificado ?

Sei que nao eh aconselhado transmitir sem fio por causa das perdas e etc... mas isso vai ser um projeto do meu curso tecnico e eh o IFF da minha escola que vai bancar... aproveitando isso quero fazer algo que possa ser util para mim.


Caso nao de para transmitir o audio ja amplificado, irei transmitir o sinal que sai da mesa e deixarei o amplificador junto a caixa.

Em relacao a testes,
antes de por em pratica,
vou usar uns equipamentos que tem la no IFF pra tentar ver quais frequencias perdem mais e quanto perdem e ir tentando arrumar.
penso em gerar um ruido rosa de um lado, ligado a algum aparelho que veja as frequencias e sua "potencia", transmitir pro outro lado da sala, e usar outro aparelho para comparar as frequencias...

O que sugerem ?
 
Olá, tem uma discussão parecida nesse topico:
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=5771">viewtopic.php?f=5&t=5771</a><!-- l -->
 
Cavnboy.

Os problemas principais seriam a banda de transmissão e a potência do sinal. No que diz respeito à banda, vc vai precisar pensar em algo como um circuito de companding, que comprime o sinal no transmissor e o expande no receptor. Isto diminui a banda de transmissão, mas prejudica um pouco o sinal de áudio se não for bem feito. Já, com relação à potência, creio que para transmitir o sinal já amplificado vc teria de ter Tx e Rx de grandes dimensões para poder manobrar a potência envolvida.

[]'s
 
Quanto a sua duvida é possivel fazer a transmissão multiplexada e no receptor voce ira separar o sinal ....
Vou simplificar
No codificador vc ira colocar o sinal do seu crossover digamos que vc coloque 5 bandas grave medios agudos em stereo isso ira dar 10 canais OK toda essa informação ira virar uma unica portadora de audio 1 V.P.P esse sinal de audio ira seguir para o seu transmissor seja ele VHF ou UHF

O proximo passo é receber o sinal no seu decodificador ele sera responsavel pela separação dos sinais de audio onde sera possivel ligar os sinais cada sinal em seu amplificador correspondente

COM A MULTIPLEXAÇÃO VC IRA PRECISAR DE UM UNICO TRANSMISSOR E NAO DE 10 TRANSMISSORES COMO NO EXEMPLO ACIMA

IMPOSSIVEL TRANSMITIR UMA PORTADORA COM 1000W DE AUDIO PARA ISSO O CUSTO SE TORNARIA INVIAVEL O PROJETO.
AS EMISSORAS DE RADIO TEM TRANSMISSORES DE ALTA POTENCIA DE RF MAS A PORTADORA RESERVA APENAS AO ALCANCE E NAO A POTENCIA DE AUDIO O QUE IRA DETERMINAR A POTENCIA DE AUDIO É O RADIO DO OUVINTE
 
Ok, transmissão com potência suficiente para movimentar um alto-falante? Bota potência nisso aí! Impossível não, mas inviável. Transmite o sinal para o amplificador que é mais simples.
 
Ok, transmissão com potência suficiente para movimentar um alto-falante? Bota potência nisso aí! Impossível não, mas inviável. Transmite o sinal para o amplificador que é mais simples

Corretíssimo. É totalmente inviável a transmissão sem fio de um sinal de potência. Você teria uma perda imensa ao receber o sinal e não irá nem mexer os alto-falantes. Esquece. Essa solução é terrível. Não dá certo.
(ps: Desculpe ser repetitivo)

Nesse caso, seria intereçante utilizar caixas já amplificadas, ai apenas transmitiria a fonte de sinal, e não o sinal amplificado.e

Esse é o único método que dá certo. Mas, para a coisa ficar realmente interessante pode-se pensar em uma transmissão de sinal digital sem fio.
 
Back
Topo