Tratamento acústico de Home Studio

MrBananaNobre

New Member
Olá, procuro alguém que posso me orientar sobre o projeto do tratamento acústico do meu futuro home Studio.
Possuo uma sala livre, com as proporções se 4,56x2,85 (altura de 2,35), e nela irei montar o meu home studio. Venho estudando sobre tratamento acústico e encontrei duas principais formas que se adequam à minha situação. A primeira, e mais simples, seria cobrir a sala inteira com carpete (chão, paredes, e forro) e construir vários painéis acústicos preenchidos com lã de rocha para pendurar pelas paredes. Sei que esta forma seria suficientemente adequada. Porém o meu receio é que ainda tenho muita reverberação na sala, pois ainda existiriam paredes "nuas".
A segunda opção seria mais complexa e custosa, mas também mais eficaz. Construir um suporte com ripas em todas as paredes para encaixar as placas de lã de rocha, e colocar o carpete diretamente em cima da lã de rocha.
Porém está forma me traz algumas inseguranças em relação ao projeto.
O carpete (que possui 3mm de espessura) pode retirar a eficácia da lã de rocha para tratar a sala?
A lã de rocha em baixo do carpete deixaria as paredes muito "moles" ou frágeis?
Se eu colocar papelão entre a lã de rocha e o carpete, com o propósito de dar mais rigidez para a parede, ele vai piorar o tratamento acústico ainda mais?
Lã de rocha com carpete em todas as superfícies vai deixar a minha sala muito "morta" e assim piorando a qualidade das minhas gravações? ( Se eu construir um difusor acústico de madeira, posso contornar esse problema?
Com o papelão e o carpete cobrindo a lã de rocha, seria necessário eu colocar mais painéis acústicos pendurados na sala?
Vocês possuem alguma ideia melhor para o meu projeto?
 
Back
Topo