Trato em um Staner 800S

Boa noite caros amigos do Som Ao Vivo.

Sou responsável pelo som da ireja que frequento. Recentemento o PA ( 2 caixas 15" ligação paralela em 4ohms) veio apresentar um som "rachado", verifique as conexões e realizaei testes, contatando assim que o problema é no canal "b" de uma potência Staner 800S. Só foi trocar provisóriamente para o canal "A" e tudo funcionou normal.

Estou disposto a fazer este concerto, venho a pensar o que pode estar causando este problema ao circuito, seriam os capacitores eletrolíticos de 10.000uF / 70V que são os filtros da retificação, algum outro capacitor do circuito, transistores dpo circuito de potência, ou simplesmente o potênciometro frontal?

Não me lembro se foi aqui ou na Audio list, onde mencionaram que capacitores eletrolíticos velhos ou ruins causam estes tipos de problemas.

Também estou pensando em dar uma melhorada nesta potência, substituir os jacks de saída por bornes pretos e vermelho, utilizando assim em conjunto com cabos PP 2,5mm² com terminais tipo olhal para a ligação das caixas, pois não há P10 que aguente. Outra também seria a substituição do cabo AC por um PP 3x1,5mm² com plug 3 pinos para poder utilizar o aterramento.
 
pode ser o potenciometro de volume como vai dar uma geral troque os diodos retificadores da fonte e os capacitores que pelo tempo já estão cansados !!!!
 
Boa noite amigo.

Os primeiros passos seriam:

• Ter algum conhecimento em eletrônica.
• * saber manusear o multímetro, suas escalas.
• * saber soldar
• * saber usar o sugador de solda, pra não danificar as trilhas do circuito.

Se possuir essas habilidades, fica mais fácil a localização do componente ou componentes danificados.

O defeito mais comum nesses aparelhos são transistores em curto. excitadores, transistores de saída etc...

Esses capacitores citados por você também perdem sua capacitância, mas como não sei que som rachado é esse aí, não vou me aprofundar muito ok?
 
provavelmente tambem pode ser os transistores excitadores do canal, se o som estiver distorcido, pobre, ou seja muito ruim é isto mesmo, provavelmente é um bd 139/140 ou um tip 41/42 que precisa ser trocado
 
Rachado ou distorcido seria quase a mesma coisa nesse caso, mas siga a dica o Guest que será isso mesmo, o problema está no pré, o sinal já vem rachado e só amplifica.
 
Back
Topo