Treinamento de uma Equipe de Som - Parte 2

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Treinamento de uma Equipe de Som - Parte 2
<a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=251" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=251</a>

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p><span class="Apple-style-span" style="font-family: Times; font-size: medium; ">
<p>PARTE 2: ASPECTOS ESPECÍFICOS DE UMA EQUIPE DE SOM</p>
<p>1) Dê o melhor para Deus. </p>
<p>Falar em “dar o melhor para Deus” é comum, todo mundo já ouviu uma pregação assim na igreja. Mas no nosso meio, de operadores de som e músicos, o pessoal ..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
<a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br</a>
 
Ótimo tópico Fernando! Já estou imprimindo e levando pros meninos do som lá na igreja.. Infelizmente eles não tem acesso a NET para visualizarem este maravilhoso SITE...
 
Bersan, ótimo tópico, como sempre ajudando a galera! Muito bom o esquema de passar as orientaçoes e ver se eles vao fazer o que você aconselhou!
Com certeza passarei pra galera aqui da Igreja!
Abraços!
 
Muitooo bommm Fernando!!!

Eu estava mesmo querendo marcar com
a equipe da minha igreja uma conversa para
acertar algumas coisas e com esse seu
artigo me deu uma boa direção onde
tratar!!

Parabéns !!
 
Muito Bom artigo Fernando...

Só para vocês terem idéia, lá no outro Anfiteatro, levamos 2 anos para achar a configuração ideal.

Fernando Poderia falar um pouco mais sobre isso, fiquei curioso.


Abraços
Cassiano Ricardo
 
Cassiano disse:
Só para vocês terem idéia, lá no outro Anfiteatro, levamos 2 anos para achar a configuração ideal.

Fernando Poderia falar um pouco mais sobre isso, fiquei curioso.

Cassiano,

se tem uma coisa que eu gosto, é de fazer testes e mais testes. Nesse novo Anfiteatro, já mudamos tudo de cabeça para baixo, e no próximo domingo vamos mudar de novo, e por aí vai, até chegar o dia em que vamos dizer: está tudo no melhor (máximo resultado com mínimo trabalho), não precisamos mexer em nada.

Vou comentar sobre os cantores e a bateria. Grupo com 16 pessoas.

Peguei o Anfiteatro com 4 overs Behringer C2 e 7 mics na bateria.
Resultado: pouca voz (se tentasse mais volume, microfonava), bateria altíssima.

Domingo que passou fiz o seguinte teste: 16 mics na voz, bateria sem um microfone sequer (e olha que cabem 2.500 pessoas). Apenas falei com o rapaz: desce o braço, quebra a baqueta.
Resultado: voz apareceu muito, bateria não ficou ruim, pessoal escutou bem.

Domingo que vem, dia 28: vamos trabalhar com 12 mics na voz. A mesa só tem 32 canais, separar 16 para voz é osso.
Espero que fique bom.

Depois, ainda vou testar 4 mics overs novamente, Samson C02.
Se ficar bom, volto a testar com a configuração original, de 4 x Behringer C2...

Depois que eu resolver o grupo, volto com a bateria: primeiro caixa/bumbo/1over. Depois caixa/bumbo/2overs. Depois caixa/bumbo/tons/over

Olhe só... tem serviço aí para meses, só para acercar cantores e bateria. E ainda tem mais um monte de coisa para mudar/testar.

Uma coisa que eu sou é bem democrático, e eu mesmo nunca digo que TEM QUE SER ASSIM. Deixo o grupo ouvir, levo umas pessoas para servirem de público, e pergunto ao final se ficou bom ou não, se estão gostando ou não. Todo mundo tem direito de falar, todo mundo é igual.

Um abraço,

Fernando
 
Uma boa coisa é você no culto, sair perguntando se o som está bom, pergunte para as velhilhas, para as senhoras, para os jovens, cada um tem o ouvido diferente e o melhor instrumento de medição da gente é o ouvido, pois o decibelimetro não vai acusar se tem CD de mais, voz baixa, e tal.
 
Ok Fernando, até imaginei que fosse algo do tipo, equalização, posicionamento das caixas (ou distribuição pelo ambiente), parabéns pela dedicação...

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Humm..

aqui é quase isso também.. faço testes, testes, e testes.. e gravo todos eles.. e apos cada testes faço o pessoal ouvir, e depois fazerem seus comentarios, os testes sempre são feitos durantes os ensaios.. eles não gostam muito não porque toma tempo, mas quando digo que da maneira que esta não esta bom.. e mostro o resultado depois.. todos aprovam.. inclusive o pastor presidente.. - mas em tese o negocio é conversar bastante antes, para evitar problemas futuros e reclamaçoes.. eu pesoalmente penso hoje, tento fazer o planejamento para o proximo ensaio, e no dia coloco tudo em pratica, é claro que isso envolve varias pessoas.. uns gostam outros reclamam.. mas o importante é o resultado final.. que é o melhor possivel.. e sem crise com todos..

tudo isso eu aprendi aqui no forum.. leio, converso, faço perguntas e coloco em pratica.. o negocio é não ficar na duvida.. e muito, muito testes..

[]'s.
 
Uma coisa que acho essencial é sempre que você ver a equipe de louvor conversando como vai ficar o som, você pode ir lá e dar sugestões, as vezes eles gostam da sugestão e até aderem.
 
Bersan,
Sem comentários ficou ideal os artigos tanto o 1° quanto o 2°, eu e mais 2 amigos já estávamos marcando de encontrar para juntar idéias para apresentar EXATAMENTE o que vc escreveu no artigo, o espírito santo faz coisas que n temos mesmo como imaginar.
Achei "internacional", como um grande amigo diria, as colocações demonstradas.
Valeu mesmo.

Aguardo pelos próximos.

8) 8)
 
Back
Topo