• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Trigger

Gente, alguém aqui sabe se compensa usar um sistema com Triggers para a bateria ao invés de microfoná-la?

Por exemplo: Para ter o controle do volume da bateria na minha mão precisaria isolá-la acusticamente com um aquário e então microfonar. Com o Trigger eu poderia usar aquelas peles de estudo (silenciosas) e captar as vibrações destas com o Trigger.

Pra quem nunca ouviu falar sobre isso, eis o trigger:

Ele nada mais é que um transdutor de contato. Ele capta as vibrações nas peles das peças (o da esquerda da segunda foto pega também a vibração do aro da caixa):

e transforma em um sinal elétrico que passa por um módulo:

Este módulo "libera" então o som desejado, que pode ser transormado eletrônicamente.
É a alma da bateria eletrônica..

Procurei bastante à respeito mas é difícil achar opiniões.
O que vocês acham? Eu não precisaria isolar a bateria, comprar microfones específicos e nem comprar uma eletrônica. Dependendo do módulo, tem boa dinâmica (quando bate fraco/forte o som sai mais baixo/alto) e até saídas individuais, para que eu tenha o controle do volume de cada peça comigo ainda.

Aguardo opiniões..

Fala Rafel paz, já tinha ouvido falar mais nunca vi nem manuseie nem tampouco utilizei, mais aparentemente parece ser bacana, acredito que vc deve levar em consideração o custo e a qualidade de ambos os sistemas, veja junto com as lojas a possibilidade de fazer um teste, e ai vc pode ter uma definição melhor mais acredito q os feras vão te dar uma opinião muito melhor, espero ter te ajudado. um abraço.

eu já usei esse triggers, alguns bateristas (a maioria) reclama, ''esse ai naum é o som da minha bater'', pq esse sistemas naum capta o som da bateria e sim as vibrações,
seria como se a bateria fossem as teclas de um teclado, quando o baterista ''bate'' em um tom ou algo, ele estaria batendo na tecla e o Dm-5 responderia com um
''som pré-programado''

Isso ai não rola, vai para uma batera eletronica mesmo, esse módulo da alesis é de uns 15 anos atrás, sons muito antigos e pouco qualidade.

Você pode comprar uma roland da linha TD e a partir dai vocÊ terá muitas opções como os próprios timbres dela ou usar um pc para disparar os sons a partir de softwares como BFD, Superior, Addictive Drums, etc.........

Lembre-se também que se você isolar sua bateria também terá um certo trabalho em microfoná-la e no dia-a-dia nos cultos, com equalização, volumes, o irmão que toca mais na manha e o outro que toca mais alto.

carlosecg

Administrator
Moderador
Não é sem fio.

O trigger é praticamente para "transformar uma acústica em uma eletrônica, tendo simultaneamente o som e características do kit acústico". O som será o mesmo de uma eletrônica, ou seja, tudo depende do módulo utilizado. Mesmo que use BFD e similares, o módulo é peça chave no kit. Mas tem a vantagem da resposta da pele, que é uma das reclamações. Já pensei em fazer isso na minha acústica mas desisti, porque me fiz uma pergunta: E os pratos, como ficam?

Não esqueça de colocar no orçamento o custo das peles, em torno de R$ 200 pelo kit básico.

carlosecg

Administrator
Moderador
unformed disse:
Você pode comprar uma roland da linha TD e a partir dai vocÊ terá muitas opções como os próprios timbres dela ou usar um pc para disparar os sons a partir de softwares como BFD, Superior, Addictive Drums, etc.........
O DM5 tem saída Midi. Mas com certeza um TD-3, no mínimo, é bem melhor. Τambém acho melhor partir direto para uma eletrônica.

Eu presumo que sejam piores, pois você vai ter que isolar a bateria de todo jeito... (a não ser que use peles mudas).

Por outro lado, um baterista conhecido meu, de uma banda de baile, usa a batera microfonada e trigada. Dependendo da música, ele usa o som da batera mesmo ou do módulo (principalmente pras músicas antigas que usavam bateria eletrônica). A idéia dele é ser o mais fiel possível, um cover literalmente.

Quanto custa um kit desses? Se for mais caro que um kit de microfones a vantagem fica por conta da possibilidae de variar a sonoridade como foi citado acima. Pra substituir a microfonação não deve compensar.

Pessoal.

Uma das principais reclamações dos bateristas quando trocamos a bateria acústica pela eletrônica é relacionada ao timbre. Trigando a bateria acústica, perde-se o componente acústico. Se vc pretende isolar a bateria, é melhor usar mics que triggers. Se vc quer som eletrônico, compre uma bateria eletrônica... é muito melhor. Quanto as pratos de uma bateria trigada, é comum usar microfones para captá-los.

[]'s

Só para descontrair...

O único trigger que conheco eh o da AKAI e esse:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://images.quebarato.com.br/photos/big/3/5/1AA335_1.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;">http://images.quebarato.com.br/photos/b ... A335_1.jpg</a><!-- m -->

E digo que são bons!! o/