Qual é a sugestão de vocês para renovação das caixas acústicas?

  • 2 JBL PRX715 e 2 JBL PRX712

    Votes: 0 0.0%
  • Alguma outra sugestão

    Votes: 0 0.0%

  • Total voters
    3

Adriano Cabral

New Member
Boa tarde!

Gostaria de saber a opinião de vcs! O Padre de minha paróquia me autorizou a trocar o som. Tenho no máximo R$25.000 para investir nas caixas.

Atualmente temos:

- Mesa de Som Mackie Dl32r

A Paróquia tem bandas de várias características, desde banda completa com bateria, baixo, teclado e percussão até corais que utilizam apenas órgão como acompanhamento entre outros.

Não há grande necessidade de SPL deve-se privilegiar a inteligibilidade, no entanto deve haver certa folga para eventos um pouco maiores.

A capacidade da Nave da igreja é de aprox.. 500 pessoas e as laterais (com nome de recuo na planta) apox. 30 pessoas cada e no altar apenas o padre, leitores e ministros da eucaristia.

O pé direito na Nave principal é bem alto (7,60m) o que dificulta de certa maneira a sonorização e aumenta a reverberação da sala.

O coro tem uso pouco frequente, no entanto pode futuramente ser o local que abrigará as bandas e ministérios ou ser uma expansão da capacidade da igreja (50 pessoas)

Seguem algumas imagens para auxiliar nas sugestões!

Sei que o som atual é complicado! Mais gostaria da opinião de vcs para fazer o que for melhor!


Os principais problemas são:
- 1 - Estético: como podem ver as caixas acabaram com a beleza da igreja;
- 2- O equipamento é de baixa qualidade a marca das caixas é "Vicsom" nunca ouvi falar, e cada uma delas tem uma resposta diferente;
- 3- A ligação foi feita de uma maneira esquisita. O som é mono e não há nenhum tipo de processamento ou delay
- 4 - O periférico é apenas um Deq 2496 da Behringer que utilizo apenas o equalizador.
- 5 - Acredito que devido a grande quantidade de caixas há um cancelamento muito grande,
- 6 - A reverberação da sala é muito grande e há uma sobra quase impossível de ser retirada em 160hz e 400hz.

Seguem algumas fotos para que possam me auxiliar:

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Obrigado
 
Última edição:
Adriano,
Permita-me fazer uma proposta de solução "barata e caseira".
Independente das novas aquisições, eu faria inicialmente uma revisão completa e rigorosa em todo o sistema antes de fazer qualquer compra.
Ao colocar todo o sistema funcionando normalmente, além de estabelecer um "v= zero", permite estipular um nível de qualidade e melhoria a ser atingido numa eventual troca ou compra de equipamentos.
Atividades:
- Pintar de branco todas as caixas e suportes das caixas. Isso vai ajudar na recuperação da beleza da igreja. Caixas claras tendem a "desaparecer" numa parede branca.
- Como são caixas grandes eu elevaria em 1 metro os suportes das 10 caixas do salão pois considero que elas estão muito baixas pelo tamanho.
- Abrir todas as caixas e verificar o estado de alto falantes, Mid´s e tweeters. Com certeza deve ter algum queimado ou defeituoso. Isso vai garantir que todas as caixas devem reproduzir igualmente os sons.
- Refazer o casamento de impedâncias das caixas, definindo os agrupamentos adequados nos amplificadores os blocos de caixas buscando a otimização e inteligibilidade.
Sugestão: No amplificador"A" instalar no canal direito as duas caixas frontais do salão e no canal esquerdo as oito caixas restantes do salão. Com isso vc poderá ter ajustes de volumes diferentes nas caixas frontais em relação as demais caixas do salão reduzindo a possibilidade de microfonia. Em vez de ter controle de volume do tipo "lado direito" e "lado esquerdo" vc terá controle de volume tipo "frente" e "atrás". No amplificador "B" instalar no canal direito as duas caixas de retorno do altar e no canal esquerdo as outras duas caixas que estão junto das portas laterais. Também terá ajustes diferenciados de volumes para essas caixas sem agredir os ouvidos de quem está no altar. Isso levando em consideração que a prioridade da qualidade e inteligibilidade do som da igreja é para a voz, estou certo?
- Quanto as caixas de retorno do altar, tirar da parede e colocar no chão do altar do lado direito e esquerdo (melhora e estética). Instalar essas caixas num amplificador separado.
- As duas caixas que ficam bem no canto próximo a porta do recuo, não entendi a finalidade. Retorno para a banda? Quem sabe ao transferir a banda para o local do coro, levar essas caixas para lá como retorno. Isso é para vc pensar...
- Revisão geral de cabos, conectores, soldas, etc... tanto dos microfones quanto dos cabos das caixas acústicas.
- Possibilidade e instalar cortinas nas janelas como medida paliativa para reduzir um pouco a reverberação. Já vi igrejas que instalaram nos assentos dos bancos um material tipo poltrona, que além de aumentar o conforto das pessoas ajudou muito na redução da reverberação.
- Estudar o DEQ2496 pois ele tem muitas outras possibilidades e está sendo sub utilizado. Aqui no SAV no forum sobre periféricos tem material sobre ele.
- Vc não falou nada de microfones. Lembro que é uma etapa importantíssima na análise do som. Quais vc usa? Marca, modelo, isso ajuda na análise.
Acredito que tudo isso feito aí sim vc saberá o potencial de som já instalado na igreja e a partir daí estabelecer um planejamento de melhorias e aquisições do novo som.
Como eu disse acima são soluções "baratas e caseiras". As mais elaboradas já estão a caminho.
Grande abraço.
Sds.
Iriel
 
Eu sinceramente não ficaria com as caixas, parecem ser bem ruins.
Inclua no orçamento bons cabos e conectores.

Um templo estreito e comprido, eu faria um R/L no final do palco e um reforço de delay na metade da nave também em R/L.
As caixas indicadas são sempre as mesmas, FCF, FBT, EV, Yamaha.
A depender da progressão musical, nem precisa de SUB, use caixas de 12" ou 15".

Como é o estilo musical ai?
 
Eliabe, pela afirmação:
A Paróquia tem bandas de várias características, desde banda completa com bateria, baixo, teclado e percussão até corais que utilizam apenas órgão como acompanhamento entre outros.

...creio que seja necessário a utilização de um sub sim....
O sub mencionado (DXS12) é muito fraco, terá de investir bem mais no sub para se ter o bom rendimento do sistema... (pode fazer em outra etapa do projeto)...
E vc está esquecendo do principal para o projeto: o processador. Pode ser um DBX260 mesmo, já vai lhe atender muito bem, mas seu DEQ vai ficar de lado (vende ele pra completar a grana!)

Quanto aos modelos mencionados, vai depender muito do gosto, mas atenderão sim se bem posicionadas (e em Fly de preferencia).
 
Adriano,
Permita-me fazer uma proposta de solução "barata e caseira".
Independente das novas aquisições, eu faria inicialmente uma revisão completa e rigorosa em todo o sistema antes de fazer qualquer compra.
Ao colocar todo o sistema funcionando normalmente, além de estabelecer um "v= zero", permite estipular um nível de qualidade e melhoria a ser atingido numa eventual troca ou compra de equipamentos.
Atividades:
- Pintar de branco todas as caixas e suportes das caixas. Isso vai ajudar na recuperação da beleza da igreja. Caixas claras tendem a "desaparecer" numa parede branca.
- Como são caixas grandes eu elevaria em 1 metro os suportes das 10 caixas do salão pois considero que elas estão muito baixas pelo tamanho.
- Abrir todas as caixas e verificar o estado de alto falantes, Mid´s e tweeters. Com certeza deve ter algum queimado ou defeituoso. Isso vai garantir que todas as caixas devem reproduzir igualmente os sons.
- Refazer o casamento de impedâncias das caixas, definindo os agrupamentos adequados nos amplificadores os blocos de caixas buscando a otimização e inteligibilidade.
Sugestão: No amplificador"A" instalar no canal direito as duas caixas frontais do salão e no canal esquerdo as oito caixas restantes do salão. Com isso vc poderá ter ajustes de volumes diferentes nas caixas frontais em relação as demais caixas do salão reduzindo a possibilidade de microfonia. Em vez de ter controle de volume do tipo "lado direito" e "lado esquerdo" vc terá controle de volume tipo "frente" e "atrás". No amplificador "B" instalar no canal direito as duas caixas de retorno do altar e no canal esquerdo as outras duas caixas que estão junto das portas laterais. Também terá ajustes diferenciados de volumes para essas caixas sem agredir os ouvidos de quem está no altar. Isso levando em consideração que a prioridade da qualidade e inteligibilidade do som da igreja é para a voz, estou certo?
- Quanto as caixas de retorno do altar, tirar da parede e colocar no chão do altar do lado direito e esquerdo (melhora e estética). Instalar essas caixas num amplificador separado.
- As duas caixas que ficam bem no canto próximo a porta do recuo, não entendi a finalidade. Retorno para a banda? Quem sabe ao transferir a banda para o local do coro, levar essas caixas para lá como retorno. Isso é para vc pensar...
- Revisão geral de cabos, conectores, soldas, etc... tanto dos microfones quanto dos cabos das caixas acústicas.
- Possibilidade e instalar cortinas nas janelas como medida paliativa para reduzir um pouco a reverberação. Já vi igrejas que instalaram nos assentos dos bancos um material tipo poltrona, que além de aumentar o conforto das pessoas ajudou muito na redução da reverberação.
- Estudar o DEQ2496 pois ele tem muitas outras possibilidades e está sendo sub utilizado. Aqui no SAV no forum sobre periféricos tem material sobre ele.
- Vc não falou nada de microfones. Lembro que é uma etapa importantíssima na análise do som. Quais vc usa? Marca, modelo, isso ajuda na análise.
Acredito que tudo isso feito aí sim vc saberá o potencial de som já instalado na igreja e a partir daí estabelecer um planejamento de melhorias e aquisições do novo som.
Como eu disse acima são soluções "baratas e caseiras". As mais elaboradas já estão a caminho.
Grande abraço.
Sds.
Iriel

Antes de mais nada muito obrigado pela atenção e dedicação em me ajudar.
- A Sonoridade e qualidade das caixas não são bacanas, acredito não ser interessante mantê-las. Elas são todas ativas e têm apenas 150w e não tem uma pressão sonora interessante apesar do tamanho.


Temos a ligação exatamente como sugerida!

A e B com as caixas da frente separadas das outras. Dessa maneira realmente conseguimos manter um equilíbrio de volume, o problema mesmo é a qualidade.

Acredito que pela quantidade de caixas temos muitos cancelamentos o que deixa o som bem embolado.

As caixas da frente não são retorno da banda, na verdade são para cobertura da nave mesmo, esse posicionamento esquisito é pq na época o Padre não autorizou a colocação nas colunas centrais pois havia sido feita recentemente aquela arte de “mármore”.


Os microfones utilizados são os Sennheiser 835 e Sure SM58 e Beta SM58.


Todos os cabos são Santo Ângelo com conectores Amphenol, temos muita preocupação com esses detalhes e com a manutenção de tudo.
 
Eu sinceramente não ficaria com as caixas, parecem ser bem ruins.
Inclua no orçamento bons cabos e conectores.

Um templo estreito e comprido, eu faria um R/L no final do palco e um reforço de delay na metade da nave também em R/L.
As caixas indicadas são sempre as mesmas, FCF, FBT, EV, Yamaha.
A depender da progressão musical, nem precisa de SUB, use caixas de 12" ou 15".

Como é o estilo musical ai?

Querido muito obrigado pela colaboração.

A Paróquia tem bandas de várias características, desde banda completa com bateria, baixo, teclado e percussão até corais que utilizam apenas órgão como acompanhamento entre outros.

A questão da necessidade do SUB é realmente algo que fico em dúvida!
Todos nossos cabos são Santo Angelo e conectores Amphenol.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.
 
..creio que seja necessário a utilização de um sub sim....
O sub mencionado (DXS12) é muito fraco, terá de investir bem mais no sub para se ter o bom rendimento do sistema... (pode fazer em outra etapa do projeto)...
E vc está esquecendo do principal para o projeto: o processador. Pode ser um DBX260 mesmo, já vai lhe atender muito bem, mas seu DEQ vai ficar de lado (vende ele pra completar a grana!)

Quanto aos modelos mencionados, vai depender muito do gosto, mas atenderão sim se bem posicionadas (e em Fly de preferencia).

Vc acha o DXS 12 muito fraco? Qual seria sua sugestão?

A minha maior dúvida é se inserir um Sub nesse ambiente reverberante é interessante.
Acredito não ser necessário a aquisição de um processador pois a própria mesa de Som Mackie Dl32r tem delay (ajustado através de milisegundos ou pela temperatura e distância), eq e compressão em todas as suas saídas.

Realmente concordo que o DEQ já está em desuso e pode ser vendido.

Em relação aos modelos mencionados, vc tem preferencia por algum deles? Vejo vcs sempre falando da Cborges, pra quem de SP também compensa?

Qual seria o posicionamento sugerido? Como faria para posicioná-las em Fly sem agredir a estética da igreja?

Não sei como agradecer a todos pela ajuda! Não esqueçam de mim! Continuem me ajudando!
 
Back
Topo