Trocar Iluminação Platéia

andregui7

New Member
Pessoal.

Temos lâmpadas simples para a platéia tipo aquelas de tubo fluorescentes. E temos lâmpadas PAR64 led para o palco com mesa DMX e tudo, só que fica fraco quando ligamos as lâmpadas fluorescentes da platéia junto.

Queria uma sugestão de vocês, qual tipo de iluminação poderia colocar na platéia de forma que ficasse bem direcionada não atrapalhando as PAR64 led?

Tenho guardado 4 canhões de PAR64 com lâmpadas incandescentes. Como a platéia é formada de 4 pontos de iluminação com tubo fluorescentes, que vocês acham de substituir essas lâmpadas pelos canhões? Estou pensando em fazer essa troca amanhã a noite. Os canhões estavam com lâmpadas de 500w, troquei por 200w.

Procurei no google e no youtube algum exemplo de iluminação de platéia com foco direcionado e não achei nada.

Obrigado!
 
Durante todo o culto você usa a iluminação de palco?
Geralmente o que vejo é, quando se utiliza a iluminação de palco, a nave fica com a iluminação menor... Com aqueles spots na parede ou embutidos no gesso.

SAM_0265.JPG


Mais trocar toda iluminação por canhões, sei la...
 
Coloque umas fotos do ambiente, pra gente ter uma ideia do que se trata. procure dicas na internet por luminotécnica, talvez você ache algumas informações interessantes. Vou pesquisar também e te falo se achar alguma coisa.
De antemão, você não precisa tirar a iluminação existente, faça um novo circuito com a iluminação desejada e quando você quiser baixar a iluminação você só inverte, ou seja, desliga o circuito existente e liga o que você implantou. Por enquanto o ideal seria essas spots com dicroica, par 30 ou Ar 111, que tem o ângulo de incidência direcionado geralmente em 8, 24 ou 32 graus. O problema é que elas são lâmpadas quentes e pode trazer problemas com temperatura dependendo do pé direito do ambiente. A não ser que você utilisse lâmpadas de led.
 
Eu vi esses spots na net já com a lâmpada LED de 1W por R$: 18
Só não lembro onde :S
 
Essas lâmpadas de led estão ficando cada vez mais baratas. Mas acho que essa LED de 1W equivale a uma dicroica de 35W, o que seria pouco para a finalidade. Vamos aguardar fotos do ambiente com as dimensões pra tentar um calculo da luminotecnica.
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234113603-spot-lampada-dicroica-20-leds-bi-pino-127230w-branca-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... branca-_JM</a><!-- m -->
 
pTjz disse:
Durante todo o culto você usa a iluminação de palco?
Geralmente o que vejo é, quando se utiliza a iluminação de palco, a nave fica com a iluminação menor... Com aqueles spots na parede ou embutidos no gesso.

SAM_0265.JPG


Mais trocar toda iluminação por canhões, sei la...
Nossa igreja por enquanto está sem forro. Mas a idéia é colocar uma forro de drywall com dicróicas pra fazer exatamente esse esquema que você passou. Mas a previsão é só lá pro final do ano.

Fotos da igreja:

IMG_0066.jpg

IMG_0071.jpg


Nas fotos não dá pra ver os canhões led. Só aqueles 3 da frente.
 
oseiasgsousa disse:
De antemão, você não precisa tirar a iluminação existente, faça um novo circuito com a iluminação desejada e quando você quiser baixar a iluminação você só inverte, ou seja, desliga o circuito existente e liga o que você implantou.
Mas será que deixando os canhões fixos não fica bom já?

oseiasgsousa disse:
Por enquanto o ideal seria essas spots com dicroica, par 30 ou Ar 111, que tem o ângulo de incidência direcionado geralmente em 8, 24 ou 32 graus.
Eu tenho 4 AR111, mas achei a luz super fraca.
 
Bem, sendo assim você fazer um teste usar os 2 par64 halogênias para iluminar a platéia enquanto estiver usando a iluminação de palco, creio que não atrapalhará o palco, mais tente fazer de traz para frente, pois ao contrario deve ofuscar a vista...
Terminado você liga as fluorescente normalmente.
 
Localização dos canhões led. Bom, de dia não aparece nada mesmo. Não tenho nenhuma foto à noite.

foto.JPG

Palco:

foto%2520%25281%2529.JPG


Os canhões iluminam o palco e um pedaço à frente do palco para danças.
 
pTjz disse:
Bem, sendo assim você fazer um teste usar os 2 par64 halogênias para iluminar a platéia enquanto estiver usando a iluminação de palco, creio que não atrapalhará o palco, mais tente fazer de traz para frente, pois ao contrario deve ofuscar a vista...
Terminado você liga as fluorescente normalmente.
Seria melhor não tirar as fluorescentes então? Mesmo se colocando os 4 canhões?
 
oseiasgsousa,

Aprovitando o ensejo.
Qual a relação W de led para W halogênia?
Tipo 1W led equivale a quantos W halogênia?
 
andregui7 disse:
Seria melhor não tirar as fluorescentes então? Mesmo se colocando os 4 canhões?
Eu não tiraria as fluorescentes...
Testaria com 2 canhões se fosse fraco botaria mais 1.

Acho que 4 canhões para seu templo vai iluminar demais, mesmo sendo foco mais fechado...
 
pTjz disse:
andregui7 disse:
Seria melhor não tirar as fluorescentes então? Mesmo se colocando os 4 canhões?
Eu não tiraria as fluorescentes...
Testaria com 2 canhões se fosse fraco botaria mais 1.

Acho que 4 canhões para seu templo vai iluminar demais, mesmo sendo foco mais fechado...
Outra coisa que estava pensando seria colocar dois canhões das halógenas junto com a fileira de canhões de led, sendo um em cada ponta, apontados para a platéia.

foto.JPG

Mas aí preciso comprar lâmpadas 220v (a fiação dos canhões led tá 220v) e vai ficar ligado direto, a não ser que eu puxe outra fiação com um interruptor pra ficar pero da mesa DMX.
 
Tem uma foto aqui à noite:

foto%2520%25282%2529.JPG

São 8 pontos de lâmpadas na igreja, sendo 4 no palco e logo à frente do palco e 4 só na plateia e restante da igreja.
 
pTjz disse:
Porque os canhões estão no meio da igreja?
Poisé, esses canhões de led tem um foco beeeem menor que as halógenas. Precisei tomar distância e colocar um do lado do outro pra preencher os espaços vazios.
 
andregui7 disse:
Por falar nisso, existe algum lente ou algo que vc coloque na frente desses canhões pra ficar com foco maior?
A aplicação é possível, mais desconheço que exista...
O mais indicado é que pegue um canhão que tenha por suas características um foco maior.
O par64 é por finalidade um canhão de foco mais concentrado.
 
Back
Topo