Tubo termo retrátil para melhorar durabilidade de cabos

SrmouraSilva

New Member
Olá, paz e bênçãos

Tenho uns cabos pessoais Tecniforte que possuem tubo termo retrátil nas pontas. Já vi também alguns cabos Santo Ângelo com os tubinhos nas pontas.

Estou planejando em fazer algumas melhorias no sistema de som da igreja, começando com os cabos. Infelizmente pessoas de boa vontade, mas sem tanta instrução, acabaram comprando cabos com os plugs mais baratos. É uma loteria de ruídos e estalos, muitos com a pontinha rodando.
O plano inicial é ver quais são os cabos que prestam, trocar os plugs, utilizar tubo termo retrátil transparente para proteger de dobras, colocar alguma marcação (numeração) e botar velcro nos cabos.

Vale a pena o esforço? Em vários tutoriais da internet recomendam isso para cabos de celular, mas pouquíssimo encontrei para sistemas de som

E para jacks XLR? Não encontrei ninguém usando neles.

Abraços!

Obs: Fiz uma busca antes no fórum. Foi daqui que peguei a ideia de identificar imprimindo ou usando cores diferentes. Mas não observei comentários sobre durabilidade
 
Olá!
Eu uso tambem. Mas onde é soldado no conector, e nao no proprio conector.
E velcro tambem, ajuda para na hora de enrolar e guardar.


Até mais,

Vladimir
 
Eu uso tambem. Mas onde é soldado no conector, e nao no proprio conector.

@TheVladBS

Deixa eu ver se eu entendi bem, você usa no lugar daquele plástico que já vem nos conectores ou você isola cada ponto de solda?
Ou seja, nessa imagem seria usado uma ou três?
cabo6.jpg


Aproveitando a deixa, alguma recomendação de tamanho, espessura, etc?
 
Olá!

você isola cada ponto de solda?
Isso, deixo um pouco de fio aparente pra soldar, mais uns 15 mm de fio interno. E antes de estanhar coloco o tubo retratil 10 mm ta bom e soldo. Depois uso um secador de cabelo mesmo pra retrair.
O importante é nao deixar algum conector ou fio a mostra.
Uso um termo retratil de menor diametro.
Da um certo trabalho manual, mas fica um bom acabamento e pra mim esta durando.

Ate mais,

Vladimir
 
Back
Topo