Tutorial - Expandindo canais 01V

Lucas Ferreira

New Member
E aí pessoal, estou planajando comprar uma 01V, aquela antiga, prateada.

Mas enfim, estava procurando entender como se faz a expansão de canais nela, eu sabia que é necessário um conversar AD/DA (como o Behringer ADA 8000)
porém eu não sabia quais os tipos de conexões que poderiam ser feitas na mesa, em quais entradas da mesa isso seria conectado, etc etc etc..
Pesquisei, pesquiseim e fui obtendo algumas informações, mas nada que me ajuda-se a compreender como tudo funciona realmente.

Eu estava com algumas duvidas que podem ser pertinentes a muitos aqui do fórum (e crei que esse tópico vai ajudar várias pessoas ainda), como por exemplo:

Eu preciso de mais oq além do ADA??
Como é feita a ligação do ADA na mesa??
Os canais do ADA eu posso configurar como auxiliares tbm??

E em uma conversa com o Mr. Gabriel Renascer eu puder entender como tudo funciona.
Vou colocar agora pra todos a resposta do nosso amigo! Oq estiver en negrito são comentários meus..

"Sem expansão nenhuma, a O1V vem com 16 canais e 4 auxiliares para usar.
Ela também vem com uma porta ótica (veja em alguma foto do painel traseiro dela). "é uma entrada redonda"

Nessa porta, você vai conectar 1 ADA8000.
Cada ADA dispõe de 8 entradas (painel frontal) e 8 saídas (painel traseiro).
Esses são 100% configuráveis pelos Patches da mesa.

Agora você pode usar 24 canais e 8 auxiliares.


Comprando uma placa de expansão da Yamaha (modelo MY16AT, se não me engano), você ganha mais uma porta ótica. Nessa, você pode conectar outro ADA8000, com mais 8 entradas e mais 8 saídas.
"existem muitos tipos de placa de expansão, com diversos tipo de conexões e número de conexões, no site da Yamaha é possível encontrar várias delas."
Agora você pode usar 32 canais e 8 auxiliares.



Aí você me pergunta: "mas se eu tenho 4 saídas da mesa e mais 8 saídas de cada ADA, porque não posso usar 20 auxiliares? 4+8+8..."
É porque a mesa tem o limite de 8 auxiliares. Mas mesmo assim você tem 20 saídas para configurar como quiser (direct out, LR, Mono Out, Auxiliares, etc). "

Bem simples e esclarecedor!

Um Abraço a todos.
 
A O1V antiga não suporta a MY16AT, só a MY8AT.

O Word Clock serve para sincronizar o envio e o recebimento dos samples pelo ADA. Mas como dá pra fazer esse sincronismo pelo próprio cabo ADAT, nesse caso não há necessidade.
 
huum...

E qual a saída da mesa que é ligada no Pc para sincronizar o PC com a mesa??

Os canais adicionados tem os mesmos atributos dos canais "normais" da mesa, como compressor, efeitos, etc... ??

Os novos auxiliares tbm podem ser equalizados assim como os que já existem na mesa??
 
Acho que a unica maneira de sincronizar PC com a mesa é através da USB. Ja foi discutido uma forma de fazer isso via wireless mas concluiu-se que não compensa.
 
Ah agora vi,

É uma entrada chamada de "To Host", é por aí que se conecta a mesa ao PC. A ultima do lado direito (olhando a mesa pelo painel traseiro).
 
Parece que o Word Clock é para sincronizar com outras mesas digitais. Também não sei ao certo esse processo. Vai sobrar para o David mesmo.

E quanto ao USB, é o "To Host" mesmo. Aí você controla a mesa pelo PC.
 
o 'world clock' é usado pra sincronização da mesa com time code...
tradução...rsrs
para sincronismo de equipamentos, usa-se um código de tempo, um cronometro, esse 'cronometro' é chamado 'time code', ou TC. é o mesmo usado em cameras de video ou a 'time line' de editores de vídeo. quando vc tem muitos equipos ligados juntos em um sistema digital, vc precisa sincroniza-los, de modo que operem na mesma frequencia, senão pode haver erros no sistema. para exemplificar, imagine duas interfaces, uma com 44.1 K e a outra de 96 k de amostragem. uma não pode ser ligada a outra, pois operam em taxas diferentes, haverá erro, ai vc liga o WC, com a referencia de tempo, sincroniza as amostragens e elas podem operar normalmente juntas.
outro exemplo, mas prático, na record, temos 2 mesas digitais, a 01v e a 02r, sendo a 02r a principal. saindo o WC dela, ligamos na 01v e colocamos as duas operando em sincronismo digital, de modo a não ter erros nas interligações entre as duas...
deu pra entender??
ingo
 
So acrescentando que o cabo que liga o ADA a mesa é um cabo optico, ou um cabo de fibra otica, que ja vem nele.l
 
Back
Topo