TV francesa lança transmissão sem o som das vuvuzelas

"Usuários criam programas para filtrar som de vuvuzelas
Irritados com o som estridente e constante das vuvuzelas, telespectadores desenvolveram softwares para filtrar o som dessas cornetas nas transmissões de partidas da Copa do Mundo na África do Sul.
Segundo relatos publicados na internet, é possível reduzir o barulho das vuvuzelas em televisores e aparelhos de som com equalizador cortando as frequências 233 Hz, 466 Hz, 932 Hz e 1.864 Hz.

No blog Die Surfpoeten, o alemão Tobias Herre divulgou a maneira como conseguiu suprimir o áudio das cornetas, preservando apenas a voz do narrador e outros sons da torcida.
A solução encontrada por ele foi ligar seu computador à televisão, identificar a frequência sonora emitida pelas vuvuzelas e bloqueá-las usando o software de áudio Logic Express.
Segundo o Gizmodo, um bar em Nova York acoplou um equalizador com o mesmo objetivo.
Já o Felix' Blog, em inglês, ensinou o procedimento para bloquear o som das vuvuzelas em transmissões dos jogos em computadores com o sistema operacional Fedora, baseado em Linux.
O site Isophonics também oferece um método para computadores com Mac OS X, sistema operacional da Apple."


Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.marcelogodoy.com.br/Marcelo_Godoy_-_Blog/Midia/Entradas/2010/6/15_Marcelo_Godoy_-_Blog_15_06_2010.html">http://www.marcelogodoy.com.br/Marcelo_ ... _2010.html</a><!-- m -->
 
Eu diria que são freqüências muito baixas que não são transmitidas via satélite.
Penso assim por experiência prática. Assistindo o show de abertura da copa, não chegava nada nas freqüências abaixo de 300Hz, mais ou menos. E olha que tenho um home-theater possante, como diria meu pai.

Imagino ser uma limitação na banda de satélite nos graves.
 
Os harmônicos, que eu saiba, são sempre para cima. São múltiplos da frequência fundamental, e não divisões dela.

Por exemplo:

Fundamental (também chamada de 1o. harmônico: 100Hz
2o harmônico = 100 x 2 = 200Hz
3o. harmônico = 100 x 3 = 300Hz
4o harmônico = 100 x 4 = 400Hz

e assim por diante.

Fernando
 
eu cheguei a pensar que para baixo tambem havia essa geração de harmonicos para baixo, pois analisanto o RTA do input do DEQ durante um pregação via normalmente uma elevação maior em 200Hz ou 150Hz e diminuia conforme as oitavas a seguir logo depois em 5K tinha outro aumento, e de 100 a 200 tinha um crescimento...
 
oie...
dando um pitaco rapido....
realmente nas transmissoes de broadcast (radio e tv), as baixas e altas sao cortadas, para se economizar banda de frequencia no transmissor. em geral, acima de 15K e abaixo de 100, 80 nao se tem muita coisa, ou a compressao eh mais forte...
abçs
ingo
 
sim, mas to falando pro gabriel e deneri que falaram da falta de graves nas transmissões. e calro, no caso das vuvuzelas, cortar os harminicos abaixo de 150hz seria desnecessário, ja que isso nem vai pro ar...veja que eles so cortam ate quase 2k. a outra harmonica, perto de 4k, 8k e por ai vai nem é considerada...
ingo
 
ingo disse:
dando um pitaco rapido....
realmente nas transmissoes de broadcast (radio e tv), as baixas e altas sao cortadas, para se economizar banda de frequencia no transmissor. em geral, acima de 15K e abaixo de 100, 80 [Hz] nao se tem muita coisa
Então essa propaganda toda de TV digital, som de CD, etc, etc, etc é meio furada...
Nada de botar home theater p/ tremer o quarteirão com filme da TV...
Confesso que ñ gostei :evil: .

Não que eu aprecie ver filmes pela tv, mas ñ deixa de ser um tanto decepcionante, hehe.
 
Na boa tenho Tv digital com um HT e sinto os graves sim, ou não é possivel que naquelas bandas que vão e eu assisto na tv analogica não tenha o grave do baixo...

Enfim eles cortam sim, mas diretamente nos microfones,fazem uma equalização bem feita pra ser preciso,tira qualquer ruido de fundo ou sons de manuzeada do microfone.
 
Não sei qual seria a vantagem de se cortar freqüências baixas em uma transmissão digital, somente as altas (reduzir a freqüência de amostragem). Não sei porque alguém se daria ao trabalho de cortar os graves.
 
people...
vamos lá..
victor, se vc reparou, nenhuma transmissoa de tv, e acho que aki esta a confusao, de tv analógica, tem os graves gostosos como a gente ouve num cd ou dvd..
e claro, a gente força pra dedéu pra aparecer os graves no ar. eu mesmo, gravei um pgm com o detonautas, onde minha sala tremia, de tanto som de baixo, e isso pra enganar os compressores e limitadores do transmissor.
e a vantagem, bem...como se sabe, transmissão, seja digital ou analógica, é feita em radio-frequencia, ou seja, em espectro de frequencia. no brasil cada emissora tem 6 mhz pra colocar seu sinal. seja ele audio, video, sap, closedcaption ou o que quiser. e quanto maior a faixa de banda que o video ocupa, menos tem que ser a compressao do video. igual qdo gravamos um dvd-video. qto maior o arquivo, melhor a qualidade. o mesmo vale pra transmissao. entao se vc pode cortar umas frequencias no audui, ganhando uns 15 khz pro video....... ja viu o drama. no digital igual, qto menor o arquivo de audio, maior o de video e melhor a qualidade de imagem.....

claro que com o digital vc pode aliviar um pouco os cortes, mas por enquanto, como tudo sai do mesmo processador orbam.....
ingo
 
ingo disse:
. no digital igual, qto menor o arquivo de audio, maior o de video e melhor a qualidade de imagem.....

Mas Ingo, quanto ao que eu escrevi, no digital o "corte" não seria na freqüência de amostragem e na resolução?

claro que com o digital vc pode aliviar um pouco os cortes, mas por enquanto, como tudo sai do mesmo processador orbam.....

Bom, se sai do mesmo processador, é diferente...
 
Um negocio é compressão e outro negocio é equalização...

Coisas distintas,a compressão mexe com a qualidade do audio(um mp3 se comparado ao wmv),já a equalização mexe com a frequencias de audio,atenuações ou acentuações em certas frequencias,mas creio que na tv digital isso tem nada a ver,se ela tem mesmo tanto de banda pra transmitir que a tv analogica? então porque a imagem é muito maior e superior e o audio não tem qualidade de mp3 como na analogica?

Mas sim,eles reduzem certas frequencias de microfones,faixa não utilizavel da voz(150hz pra baixo),e as altas (8khz até 20khz).
 
vitão...
acho que vc trocou as bolas...

qdo falo de corte, me refiro a transmissor..nao nos mics..
vc cortaria os graves fortes de um bonner ou celso freitas da vida?
é o timbre da voz do cara...
e lembre, apesar de ter a mesma banda, vai ter muuuuito mais coisa indo junto com o audio/video....
posso postar algumas explicações mais longas...mas ai é outra historia...se alguem se interessar por mais explicações disso, posta aki no topico que vou respondendo....
abçs
ingo
 
Sugiro a abertura de uma secao chamada Broadcast.

Muitas igrejas tem usado sistemas de transmissao de cultos e acho que seria uma boa maneira de aperfeicoar.
 
Back
Topo