Tweeter queimou, dicas para troca

ls.bastos

Active Member
Pessoal, o tweeter de uma das caixas de retorno queimou. Potencia de 120WRMS, se nao me engano.

A caixa é esta:

cx1.jpg


Pergunta:

Posso trocar este tweeter por um driver de titânio, ou é melhor manter este? Trocar por um driver ajudaria a diminuir as microfonias?

De qualquer maneira tenho que trocar, pois está queimado este.

Obrigado.
 
Olhando pela foto, parece um supertweeter Hinor, não?

Se for realmente, basta retirá-lo da caixa, levar a uma eletrônica aí no RJ e comprar um reparo. Não precisa comprar outro.

Não encontrando o reparo, compre um outro supertweeter semelhante para colocar no lugar. Se existirem outras caixas iguais a esta, com o mesmo supertweeter, o melhor é trocar por outro idêntico.

Posso trocar este tweeter por um driver de titânio, ou é melhor manter este? Trocar por um driver ajudaria a diminuir as microfonias?

Não basta simplesmente trocar um falante por outro. Uma caixa precisa ser projetada para ter um determinado falante, o que não é nosso caso.

Com um driver titânio, que usa corneta, talvez até você tenha mais microfonias que antes.

Um abraço,

Fernando
 
Rapaz, se é um supertweeter ou não eu não sei, mas é da Hinor sim...!

Vou me informar sobre o preço de um novo e o preço de um reparo mais o serviço.

Só achei esse tweeter um pouco exagerado para essa caixa, já que nosso amp de retorno nao possui essa potencia toda.

Aproveitando o tópico, alguém sabeo site oficial da Pearson que fabrica amplificador? Só achei na internet uma tal de Pearson Education.
 
Aproveitando: por ser um supertweeter, é bom ou ruim? tipo um tweeter superdimensionado pode ocasionar mais microfonias?
 
Um supertweeter é um tweeter com uma corneta. A corneta atua como um multiplicador exponencial. O som, ao passar pela corneta, é "aumentado". É a mesma coisa quando colocamos a mão na frente da boca para "aumentar" o volume.

Existem 3 tipos de tweeter:

os de cone de papel ou domo de seda, com sensibilidade baixa, comparável com a dos woofers, entre 90 e 98 dB SPL/1W/1m

os piezoelétricos, que são construídos com um cristal que, excitado pela energia, se movimenta e produz som, que é amplificado por uma pequena corneta. As sensibilidades são bem maiores que os de cone de papel, em torno de 95 a 105dB SPL/1W/1m

os supertweeters, como este seu, que tem alta sensibilidade, entre 100 a 110 dB SPL/1W/1m.

Quanto maior a sensibilidade, maior volume de som conseguimos para uma mesma potência.

O que acontece se eu simplesmente trocar o meu tweeter de cone de papel por um supertweeter? A caixa perde o equilíbrio entre graves e agudos, passando a ter muito mais agudos que os graves. Para isso, usamos alguns componentes eletrônicos - os resistores - para "gastar" parte da energia e diminuir assim o quanto o tweeter "fala", voltando a ter equilíbrio.

Eu fiz um "Teste de Equipamentos" com algumas caixas, no final tem um "exercício de fixação". Dá uma olhada no texto, tente fazer o exercício e você vai entender isso tudo.

Um abraço,

Fernando.
 
Há ainda os que trocam os tweeters por cornetas (medio) apenas.
Logico, retrabalhando toda a caixa.
Para certos usos, o medio term mais utilidade do que um agudo.
somente para voz, uma caixa com um bom medio, que tem frequencias proximas do agudo e um falante para grave atende melhor.
Mas para uma definição maior de instrumentos como guitarra ou par aquem gosta de muito agudo faz falta.
 
Achei esse supertweeter por 56 reais na <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.girimum.com.br">www.girimum.com.br</a><!-- w -->, tá caro?
 
Back
Topo