UB 1832

wellrod

New Member
Oi galera... ontem, qdo cheguei em casa testei a nova mesa que consegui comprar... a UB 1832... sei que já existe a Xenyx que é uma atualização dela... mas o preço tava em conta... aí levei...
tô lendo com calma o manual, pois pra quem tinha uma T-12 da staner, migrar pra uma mesa dessas é como mudar de país...
Tô lendo aqui os manuais que vocês disponibilizaram no site... de muita valia!!! agora tô com uma dúvida que ainda não consegui sanar...
O FX... o que eu setar ali é o que vai valer pra todos os canais quando eu liberar o efeito pro canal?
a minha dúvida surgiu pois vi que existem alguns efeitos específicos para guitarra, tipo distorção, compressor... mas tem como eu "setar" só por exemplo, ao mesmo tempo FX pra canais diferentes? tipo distorção pra guitarra e os reverb para voz?
Devo deixar em subgrupos os instrumentos? é assim que se fala? tô boiando completo ainda... alguma dica?!
 
Wellrod,

UB-1832-FX_l.jpg



O FX... o que eu setar ali é o que vai valer pra todos os canais quando eu liberar o efeito pro canal?

Exatamente. A mesa tem um único efeito. Você até pode abri-lo para todos os canais, mas não dá para colocar distorção para guitarra e reverb para voz.

Devo deixar em subgrupos os instrumentos?

A mesa é pequena, e não vejo a necessidade de se trabalhar com subgrupos nela. Por enquanto, não os use, deixe você se acostumar mais com os recursos.

Um abraço,

Fernando.
 
Não é defeito, é característica.

Até existem mesas que vem com dois efeitos embutidos (a Behringer SL2442FX é um exemplo), mas são raras. Dois efeitos quer dizer dois canais com efeitos diferentes por vez. Ou vários canais com um efeito e outros canais com outro efeito. Para você utilizar um efeito diferente para cada instrumento ou voz, você terá que ter X módulos de efeitos e, na mesa, uma conexão chamada INSERT (que a sua tem nos canais de 1 a 6).

UB-1832-FX_rv.jpg


Encare o efeito interno como um "brinde". Não é grande coisa, mas quebra um galho.

A Xenix não conserta esse defeito, mas conserta outros. Externamente, ambas são idênticas, mas a Xenix tem um som mais rico em agudos e mais robusta internamente.

Fernando
 
Valew Fernando pelas dicas!!! A princípio já tá bom demais... tenho que ler com calma os manuais, os tutoriais pra poder tirar o máximo de proveito dela...
Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas!!!
 
A 1832 é uma excelente opção para igrejas que tem um Pastor mais "consciente" e disposto a investir em tecnologia. Se suas caixas forem boas, em templos para até umas 400 pessoas o eq de 9 bandas ajuda muito. Você pode usar toda a versatilidade de um mixer de pequeno porte para um Ministério de Louvor completíssimo. Veja como é o projeto da nossa Igreja:

Canais:
1 - Mic sem fio
2 - Vocal 1
3 - Vocal 2
4 - Vocal 3
5 - Violão (DI)
6 - Baixo (DI)
7/8 - Guitarra com pedaleira V-AMP2 (stereo e balanceada)
9/10 - Teclado Korg M1 (stereo/DI)
11/12 - Teclado Kurzweil SP88 (stereo/DI)
13/14 - Bateria eletrônica Yamaha DTX (stereo/DI)

Aux1/Mon - Retorno, destacando vocais, violão e guitarra
Aux2 - Retorno, destacando teclados e vocais

Sub 1/2 - retorno bateria (tecla sub do canal 13/14 pressionada)

Main - Principal L/R

Ainda você pode usar o AUX2 Return pra ligar um CD/MP3 Player e mais os conectores RCA para REC/Play em um computador.

Só pra se ter uma idéia, se cada músico for só músico ou só cantor, teremos um Ministério de 10 pessoas!!! Maior que muitas igrejas que usam mesas de 24 canais ou mais, só pra falar que "nossa mesa é de 24 canais".
Com um multicabo de 20 vias dá pra transportar tudo isso.
 
Dennis,

teremos um Ministério de 10 pessoas!!!

Minha igreja tem 120 pessoas e são 30 cantores e 8 músicos.

Maior que muitas igrejas que usam mesas de 24 canais ou mais, só pra falar que "nossa mesa é de 24 canais".

Não confunda. A Behringer é uma excelente mesa, mas qualidade é qualidade, quantidade (de canais) é quantidade.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan, desculpe-me. Dei a dica para igrejas pequenas como a minha. Não para um "concerto" como na sua. Basta comparar o grupo "Quatro por um" com qualquer outro grupo de louvor por esse Brasil afora: eles não devem nada a ninguém. Além disso, mostram que com poucas pessoas no louvor também se consegue resultados excelentes.
 
Ok, sem problemas. Essa mesinha é realmente uma excelente opção, mas tem hora que precisamos tanto de quantidade quanto de qualidade.

Também é interessante ter canais sobrando. Se hoje usa-se 14 canais na igreja, é interessante se comprar uma até maior que 16, pois uma mesa é feita para durar anos, e nesse tempo espera-se que a igreja cresça, novos músicos sejam "formados", o coral aumente....

Por isso que compram logo 24 canais, não para ficar falando "nossa mesa tem 24 canais", mas por uma necessidade atual e pensando no futuro.

Aliás, a mesa da minha igreja (para lembrar, 120 pessoas) é uma Behringer SL3242FX, com 24 canais mono e 4 estéreos. Na maioria absoluta dos cultos, usamos 6 canais apenas, mas alguns cultos por ano (uns 20) usamos a mesa toda, e às vezes ainda falta.

Por que compramos essa mesa se 90% das vezes só usamos 6 canais? Porque a compramos pensando na "a pior hipótese", nos dias em que ela seria muito usada.

É aquela velha história: melhor sobrar refrigerante no final da festa que faltar no meio dela...

Um abraço,

Fernando
 
Um a coisa que não tinha observado antes: Na 1832FX-Pro temos efeitos de inserção (como compressor, gate, etc.) e na Xenyx não!!!
Aqui na minha igreja o compressor é essencial, já que a acústica daqui por si só se encarrega de dar o "reverb" hehehe...
 
Back
Topo