Um disjuntor liga/des. para todo um rack causa defeitos?

andrews.fb87

New Member
Saudações.

Preciso simplificar o processo de ligação do rack para a equipe de som da minha igreja. Penso em colocar um disjuntor geral para ligar a mesa, potências e periféricos. Sempre tive o cuidado de desligar um por um antes de desligar o disjuntor, mas, surgiu a necessidade de simplificar as coisas.

Ligar e desligar tudo (com todos os sinais de audio da mesa de som cortados) no disjuntor pode causar problemas no meu equipamento?

Sei que corro o risco de picos nos falantes caso deixem algum som aberto na mesa, mas, alem desse. O que me dizem?

Obrigado.
 
Os picos nos falantes podem ocorrem mesmo com canais fechados.
Fazer tudo com um botão só (bem-feito) não é tão simples, e nem tão barato, mas não é impossível.
Dê uma olhada nesses tópicos:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=12053">viewtopic.php?f=23&t=12053</a><!-- l -->
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=12127">viewtopic.php?f=23&t=12127</a><!-- l -->

Hoje eu ligo/desligo o som da minha igreja com um só botão.
 
gabriel_equalize disse:
Os picos nos falantes podem ocorrem mesmo com canais fechados.
Fazer tudo com um botão só (bem-feito) não é tão simples, e nem tão barato, mas não é impossível.
Dê uma olhada nesses tópicos:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=12053">viewtopic.php?f=23&t=12053</a><!-- l -->
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=12127">viewtopic.php?f=23&t=12127</a><!-- l -->

Hoje eu ligo/desligo o som da minha igreja com um só botão.

Projeto muito bem organizado! Ficou barato para o valor que você conseguiu.

Não estamos em condição de adquirir equipamentos da pentacustica no momento, quanto menos, contratar um profissional para termos um projeto deste nível rs

Sabe se há algum perigo alem do lance dos falantes ao usar o disjuntor geral?
 
Só uma pergunta, pra que desligar tudo no disjuntor?

Se o intuito disto é pra que leigos liguem o som... Que tal fazer um mapinha? Tipo com um desenho com informações de onde são os botões on/off e coisas básicas. Esse "mapinha" poderia sere fixado em algum local visível em sua house mix.
 
Amplis, na minha opnião, tem de ter os niveis zerados um a um e desigados idividualmente para não haver risco de estalos nos alto-falantes. Uma chave geral para o desligamento deles, ja que não há fundos$$ para compra de material eletrico apropriado(imagina se queima alguma potencia ou falante), eu recomendo orientar a todos.. custa bem menos no final
 
o Disjuntor teoricamente não foi feito para servir de chave liga/desliga, ele foi feito pra ficar ligado e só quando houver sobrecarga/curto-circuito ele atuar e desligar... essa função de liga/desliga quem tem é a contatora, chave reversora e afins. porém como o $ não permite a compra desses materiais acaba sendo pelo disjuntor mesmo
 
Contactora é um relé crescido, ela é usada para se controlar uma carga através de um outro circuito. Chave reversora também serve para outro uso...
 
Tanto o rafellerm quanto o Augusto estão corretos.
O disjuntor é um dispositivo de proteção do circuito mas pode ser usado para ligar e desligar uma carga. Se isso vai ser feito com muita frequência, ideal utilizar uma chave própria.
Contator é um relé "crescido" e realmente utilizado para controlar carga através de outro circuito, mas é bem melhor utilizar um contator para acionar uma carga do que um disjuntor. Inclusive é o que sugiro para o andrewss, se você não tem nenhum conhecimento com elétrica, você pode comprar este circuito pronto chamado de CHAVE DE PARTIDA, geralmente vem em uma caixa plástica montada com um botão verde para ligar e um vermelho para desligar, e dentro dela um contator com um circuito de proteção pra falta de fase (por ser muito utilizada em motores). Tem as opções monofásica e trifásica, com ou sem opções de proteções adicionais e a potência vai depender da carga instalada. Geralmente custam barato e são utilizadas em motores, mas se pesquisar vai encontrar opões mais simples. Estou deixando um link para referência.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://netfio.com/eletrica/contatores-e-reles/chave-de-partida.html">http://netfio.com/eletrica/contatores-e ... rtida.html</a><!-- m -->

Ideal mesmo seria um sistema como o do Gabriel, ou amplificadores com soft Starter. Mas, enquanto isso, pesquise sobre a opção que dei. Inclusive você deve encontrar vertentes deste sistema na internet.

Estou editando para colocar uma observação importante.
Não sei se isso já foi confirmado (ao menos comigo nao aconteceu), mas há comentários que o contator pode, ocasionalmente, injetar ruido no som. Se alguém puder falar a respeito, seria interessante.
 
essa chave tem uma contatora dentro, pode vir as vezes com relé de sobrecarga. Pode sim, porém fique atento com relação a corrente que ela suporta... existem 2 correntes de especificação, uma é a que vem acompanhada da tensão e a outra de simbolo i(th) que é a de pico. a que vem com a tensão é a que vale.

Abraços
 
Augusto G. Kozuki disse:
essa chave tem uma contatora dentro, pode vir as vezes com relé de sobrecarga. Pode sim, porém fique atento com relação a corrente que ela suporta... existem 2 correntes de especificação, uma é a que vem acompanhada da tensão e a outra de simbolo i(th) que é a de pico. a que vem com a tensão é a que vale.

Abraços


Augusto,

Na verdade essas chaves simples Liga/Desliga conforme informação do fabricante
"As botoeiras "CB" são dispositivos simples de manobra, destinadas a operações de acionamento e desligamento (LIGA - DESLIGA) de motores, porém NÃO oferecem proteção aos circuitos elétricos onde estão instaladas"
 
Pessoal, me desculpem a demora na resposta. Tive um problema com a GVT aqui. Fiquei dois dias sem acesso a internet. Vou ler e analisar todas as possibilidades que vocês apresentaram e dou o retorno aqui.

Obrigado!
 
Deluna disse:
Só uma pergunta, pra que desligar tudo no disjuntor?

Se o intuito disto é pra que leigos liguem o som... Que tal fazer um mapinha? Tipo com um desenho com informações de onde são os botões on/off e coisas básicas. Esse "mapinha" poderia sere fixado em algum local visível em sua house mix.

É isso mesmo Deluna. Facilitar as coisas para os leigos. A idéia do mapinha é ótima! Vou por em prática. Obrigado.
 
Augusto G. Kozuki disse:
Amplis, na minha opnião, tem de ter os niveis zerados um a um e desigados idividualmente para não haver risco de estalos nos alto-falantes. Uma chave geral para o desligamento deles, ja que não há fundos$$ para compra de material eletrico apropriado(imagina se queima alguma potencia ou falante), eu recomendo orientar a todos.. custa bem menos no final

Bem lembrado. O meu medo de facilitar demais é realmente isso custar caro a longo prazo.
 
oseiasgsousa disse:
Tanto o rafellerm quanto o Augusto estão corretos.
O disjuntor é um dispositivo de proteção do circuito mas pode ser usado para ligar e desligar uma carga. Se isso vai ser feito com muita frequência, ideal utilizar uma chave própria.
Contator é um relé "crescido" e realmente utilizado para controlar carga através de outro circuito, mas é bem melhor utilizar um contator para acionar uma carga do que um disjuntor. Inclusive é o que sugiro para o andrewss, se você não tem nenhum conhecimento com elétrica, você pode comprar este circuito pronto chamado de CHAVE DE PARTIDA, geralmente vem em uma caixa plástica montada com um botão verde para ligar e um vermelho para desligar, e dentro dela um contator com um circuito de proteção pra falta de fase (por ser muito utilizada em motores). Tem as opções monofásica e trifásica, com ou sem opções de proteções adicionais e a potência vai depender da carga instalada. Geralmente custam barato e são utilizadas em motores, mas se pesquisar vai encontrar opões mais simples. Estou deixando um link para referência.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://netfio.com/eletrica/contatores-e-reles/chave-de-partida.html">http://netfio.com/eletrica/contatores-e ... rtida.html</a><!-- m -->

Ideal mesmo seria um sistema como o do Gabriel, ou amplificadores com soft Starter. Mas, enquanto isso, pesquise sobre a opção que dei. Inclusive você deve encontrar vertentes deste sistema na internet.

Estou editando para colocar uma observação importante.
Não sei se isso já foi confirmado (ao menos comigo nao aconteceu), mas há comentários que o contator pode, ocasionalmente, injetar ruido no som. Se alguém puder falar a respeito, seria interessante.

Achei interessante, mas, a questão delas injetarem o ruído me deixou um pouco em dúvida.

Alguém no forúm usa uma dessas?
 
eu faria da seguinte maneira, colocaria um disjuntor apenas para os perifericos e os amplificadores manualmente mesmo ou então aguarde uns 10 minutos assim que terminar o evento, seria um tempo para os capacitores da fonte dar uma "descarregada" não ocasionando aquele bump quando desligado, mas se os amplificadores tiverem proteção quanto a isso, exemplo a seria tip, ai não precisa se preocupar com isso
 
Back
Topo