Um fone pode ser um microfone?!

wanwan

Member
Fato Interessante,

Nesta semana estava ouvindo pelo fone (PFL), o ensaio do instrumentista na minha igreja.
Depois de um certo tempo tive a idéia de coloca o adaptador de plug P10 para P2 (plug de fone) na entrada de linha da mesa.

O interessante está por vim!!!

Pluguando o fone no adaptador aumentei o volume... O que aconteceu? Uhm, o meu fone de ouvido virou um microfone. E por mais que aumentasse o volume, a luz de pico não acendia.

O pior disso tudo é que o obreiro da projeção viu o que estava acontecendo e teve uma IDÉIA:
:idea: Compra um fone com cabo grande e coloca no púlpito! Ficaria melhor e mais discreto. :x / :evil:

É discreto ficaria....Entretanto melhor,...deixo sem palavras, Só Jesus! :roll:

Pra mim seria bem mais fácil colocar um microfone de lapela!

Mais prefiro o gooseneck por vários outros motivos.

Achei muito estranho o que aconteceu.
Aos nossos amigos com mais experientes...Gostaria de entender o que aconteceu? Porque o fone serviu de microfone?


Abraços,
Wanderson
 
WAnderson.

Faz isso novamente, filma e posta como se fosse um totorial!!!!
rsrsrsrs


Acredito que o princípio seja até o msm discutido nesse tópico
http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=4798&hilit=subkick

O " falante " do fone por alguma propriedade elétrica não imagino qual deve trabalhar acabar fuincionando como uma capsula.
Que fone vc usou?


Agora, pensando nessa sua lógica, se vc acionar o phanton power, será que ele vira um condencer?????
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Isso funciona com um lado só do fone (pelo menos comigo foi assim), não lembro agora se é L ou R. Não sei se tem alguma diferença nas ligações em relação ao stereo. Eu quando não tinha microfone, usava o fone para falar no Skype, funcionava numa boa, mas com a captação muito baixa.


Josué - InfoAudio
 
philip,
Foi um desses fone simples de mp3 que nem é meu...ja estava lá quando cheguei.

Josué - InfoAudio,
Hj vou testa com o outro(lado) do fone.
Vou fazer um teste com um fone maior e profissional. Depois escrevo e resultado.



Abraços,
wanwan
 
O princípio de funcionamento de alto-falantes é muito parecido com o de microfones dinâmicos.
Só funcionou de um lado, pois a conexão da mesa está preparada para receber sinal mono.
No caso do plug estéreo, apenas o pólo da ponta funcionou. O anel ficou sem contato.

Dá sim para usar fone como microfone. E também microfone como fone.
Porém, ambos com sonoridade péssima.
 
O que faz o mic funcionar ?
sao as vibraçoes dor ar produzida pela nossa fala. Então
se conseguirmos movimentar
o falante do fone ele vai converter as vibraçoes em sinal
elétrico ...um mic ligado no phone também produz som so que devido a construção da cápsula sai bem baixo ..
 
gabriel_renascer disse:
Só funcionou de um lado, pois a conexão da mesa está preparada para receber sinal mono.
No caso do plug estéreo, apenas o pólo da ponta funcionou. O anel ficou sem contato.


Boa observação. O porquê de só um lado funcionar. A entrada mic (padrão/on board) do computador com certeza deve ser mono.


Josué - InfoAudio.
 
deem uma olhada neste video.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://youtube.com/watch?v=mw1LYeRLqwY">http://youtube.com/watch?v=mw1LYeRLqwY</a><!-- m -->


Abraços
 
Como foi falado anteriormente, um fone-de-ouvido pode ser usado como microfone sim (claro que em situções extremas, por exemplo numa guerra: se o microfone do meu rádio der defeito e se a mensagem for urgente, retiro a cápsula do fone e conecto no lugar do microfone), isso devido ao princípio de funcionamento desse componente. Mas como eu disse, fazemos em situações extremas, pois cada componente é projetado para atender melhor o seu fim...
Grande abraço

______________________
3Sgt Comunicações EB
Operador de áudio PIB Sobradinho-DF
 
Teoricamente sim, mas não é projetado para tal.

Outro dia teve um tópico que falava da possibilidade de uso de um falante grande para microfonar um bumbo de bateria, seguindo o mesmo princípio de uso do fone.

Creio que muitos já devem ter feito a experiência no computador, de usar o fone de ouvido como microfone... padrão e quebra um galho... mas não em sonorização profissional!
 
Como foi falado, o processo de transdução (são transdutores) dos falantes é exatamente o inverso dos microfones, eles fazem o mesmo papel porem invertido.

Os Microfones pegam a variação da pressão do ar e transformam em sinal elétrico, os falantes pegam o sinal elétrico e transformam em variação da pressão do ar, dai quando uso um fone ou falante na entrada de linha da mesa ele faz o inverso manda o sinal em vez de receber o sinal, isso se dar porque a bobina do fone se movimenta gerando sinais positivos e negativos, que por sua vez é enviado pelo cabo e a mesa faz todo o resto.

Já usei algumas vezes o cubo do baixo para captar o bumbo da bateria, pense comigo, um cubo, com falante de 12 eu tenho uma cápsula grande que dará uma resposta melhor a ondas de comprimentos maiores, alem de passar pelo pré e mandar para a mesa. É show de bola, vale a pena tentar se você tiver uma linha de sub boa.
 
James disse:
Como foi falado, o processo de transdução (são transdutores) dos falantes é exatamente o inverso dos microfones, eles fazem o mesmo papel porem invertido.

Os Microfones pegam a variação da pressão do ar e transformam em sinal elétrico, os falantes pegam o sinal elétrico e transformam em variação da pressão do ar, dai quando uso um fone ou falante na entrada de linha da mesa ele faz o inverso manda o sinal em vez de receber o sinal, isso se dar porque a bonina do fone se movimenta gerando sinais positivos e negativos, que por sua vez é enviado pelo cabo e a mesa faz todo o resto.

Já usei algumas vezes o cubo do baixo para captar o bumbo da bateria, pense comigo, um cubo, com falante de 12 eu tenho uma cápsula grande que dará uma resposta melhor a ondas de comprimentos maiores, alem de passar pelo pré e mandar para a mesa. É show de bola, vale a pena tentar se você tiver uma linha de sub boa.

O inventor Do SUB-Kick hehe

Isso tá com cara de Magaiver...


Piadas a parte é exatamente isso mesmo, os altofalantes e microfones tem funções inversas com o mesmo tipo de componente...
 
gabriel_renascer disse:
Dá sim para usar fone como microfone. E também microfone como fone.
Porém, ambos com sonoridade péssima.

Bom, um microfone com fone seria legal.rsrs Fica uma dica aí para os fabricantes!!!
Pensando bem, hoje ja existem sistemas de pontos de ouvido sem fio (retorno).rsrs
 
Bom.
Justo e feito!!! Só um lado funciona. :p

A qualidade nem se compara a um microfone real. Acho que seria mesm para casos de emergência.Como foi ja citado acima.



Abraços,
wanwan
 
o fato de ter saido baixo é pq provavelmente o fone foi ligado em line que o sinal é menos amp que na entrada mic(suponho isto pq a maioria das mesas a entrada mic é xlr e line P10, a entrda do fone)
 
Back
Topo