Um palco sem amplificadores é funcional?

Boa tarde a a todos!

Estamos reestruturando o som da nossa igreja e uma questão tem nos atormentado: visando minimizar os problemas com volume, estamos estudando a possibilidade de aposentar os amplificadores de guitarra e baixo no palco e usar algum tipo de monitoração alternativa. O anúncio dessa possibilidade causou uma confusão geral por parte do baixista e guitarrista que alegam que não irão "sentir" o som dos instrumentos. Gostaria de saber algumas coisas:

- É possível montar um som que deixe nossos músicos plenamente satisfeitos?
- Quais equipamentos serão necessários para isso?
- A consistência do som ligando baixo/pedaleira da guitarra à mesa, via DI, será preservada sem o uso dos amps?
- Em nossa igreja dispomos de uma mesa analógica com 4 vias auxiliares, sendo duas usadas para os monitores. O PA é composto de caixas ativas + sub.

Um abraço e fico no aguardo!
 
O bom seria se tivesse uma sala onde pudesse por os amplificadores, afim de microfona-los, mantendo assim o timbre que os músicos gostam. Depois pegar um HA 4700 e por o retorno deles por fones.

Outra possibilidade são os DIs com simulação de cubo. Não os conheço mas o pessoal aqui tem relatado boas experiencias com eles. Fale para seus músicos irem em alguma loja e fazer o teste de algum DI especifico para o instrumento.
 
Toco baixo a pouco tempo, tenho pouca experiência. Mas já vi baixista dizer que o cubo não altera o timbre do baixo. Dizem que, ligado no amp, ele fica com o som melhor, mais pesado, mais pegada, etc. Acredito que seja ilusão. Se colocar outra maneira de monitorar, só tem a ganhar. Quanto a guitarra, não sei.
 
Na minha igreja, o baixo vai no pré-amp Hartke VXL Bass, que é um DI + pedal de baixo, possibilita ótimas configurações. Nosso baixista é muito tranquilo, mas ainda assim escolhi usar este pré, pois se ele quiser alguma regulagem, como faria no cubo, faz no pedal. E o preço é bom, na Musitech e na megadisconildo está uns 450,00.
Na guitarra, e eu toco guitarra, penso o seguinte: Se o seu ampli é TOP (JCM800, Bassman ou coisa do tipo) microfone ele, nem que seja na casa do vizinho, mas microfone. Se não, tira e coloca um pré-amp valvulado + simulador de caixa. Mas esqueça Behringer Mic100 ou Mic200. A EFX pedais tem ótimos pedais valvulados, e custam 500,00. Se o guitarrista tem boa pedaleira, tipo zoom g3, g5, boss gt, line6 hd, já tem ótimos simuladores de caixa. Se não, o DI G100 da behringer faz um trabalho razoável pra bom.
 
Então pessoal, quanto a simulação, temos a ciência dos simuladores de amplificação, mas minha maior preocupação é encontrar uma opção que consoga garantir ao máximo o feeling do amp para os músicos...
 
A melhor simulação que já ouvi de amplis de Guitarra foi a da line6 e mesmo assim não se compara ao som de um amplificador. (exceto se for meteoro). Mas levando em consideração que na Igreja o mais importante é o conforto auditivo para os membros, vale a pena investir.
O baixo a única diferença de ligar direto na mesa ou em cubo é que no cubo o baixista pode por o volume nas alturas e na mesa não rsrsrsrsrsrs. (isso levando em consideração que você tenha um PA que responda bem a faixa de frequência do Baixo) Compre um pedal para baixo que tenha compressor e um eq para o baixista poder regular de acordo com o seu gosto pessoal e seja feliz.
 
Back
Topo