Um projeto simplesmente DESAFIADOR!!!

beto_Magnificat

New Member
Boa noite, caríssimos!
Estamos reformando totalmente nossa Catedral, e portanto, graças a Deus, iremos mudar o sistema de sonorização!
A Igreja foi construída em 1877, e é pedra pra tudo que é lado! Para terem uma ideia, a parede mais fina mede 75 centímetros!

Medidas aproximadas da Catedral:
Nave (única): 17x35m
Presbitério: 11x15m
Coro (mezanino): 17x6m
Pé Direito: 12 m
Microfones:
Presbitério:
02 sem fio para o Altar e a Cátedra
01 condensador gooseneck no Ambão
01 sem fio para o Comentarista
01 mic para talkback altar-coro

Mezanino:
Coral com até 30 pessoas (04 mic condensadores)
03 solistas
Órgão digital (Hauptwerk)
Quarteto de Cordas (nas solenidades)
01 mic para talkback altar-coro

Vias de Monitor:
01 - Presbitério
02- Coral
03 - Organista
04 - Talkback Altar-Coro
Eventualmente, algumas celebrações da Catedral são transmitidas ao vivo pela rádio ou pela TV, para isto pedem uma via de saída.

A mesa, já escolhemos, será uma Behringer XR 18, por conta da funcionalidade e versatilidade. Agora temos o dilema na escolha e posicionamento das caixas; uma vez que como a Catedral é tombada como Patrimônio Histórico, devem ser as mais discretas possíveis, de maneira a não interferir negativamente na arquitetura e na estética do templo. Pensei neste sistema aqui: http://www.ninjasom.com.br/sistema-...tooth-spa-1521-x263-wh-soundcast-17218.aspx/p
O que acham? Já pensei em um cluster central, mas a arquiteta descartou a possibilidade, por causa dos ornamentos que tem o teto e a arcada principal. Por favor, me ajudem neste desafio! Seguem anexas algumas fotos da Igreja...
i.php

2.jpg
!
Que Deus os abençoe!
 
Este formato de caixa, com certeza já será um ponto positivo para a arquiteta, e você ainda pode pintar a caixa, com a cor que está na parede, deixando-as quase invisíveis no ambiente, mas tome cuidado, talvez seja melhor não pintar a frente da caixa. Não sei se esta marca que você deu como exemplo, cumpre bem o que esta topologia de caixa pode oferecer.
 
Oi o sistema tem um bom som e uma relação custo beneficio muito boa se não me engano te um um softer de alinhamento,
portanto precisa de um profissional indicado para alinha-lo. a empresa Lando caixas acustica fez um bom trabalho na catedral da sé em SP procure o saite da empresa .
 

Me desculpe, mas para uma igreja com tanta história e já tombada creio que um sistema desse seja muito, mas muito mesmo, abaixo da qualidade que deve ser aplicada ao projeto..... essa marca é OEM da ninja (china praticamente), eles copiaram de projetos da RCF (que são importadores.... agora interpretem do jeito que quiserem..... não comento sobre....). Veja as Evox8 da RCF, ou até mesmo a EVOX12, creio que seja bem melhor para a aplicação, ou até mesmo as NXL24a. Iria indicar também as K-Array (creio que um sistema KR202 já de conta), mas o orçamento deverá ser bem alto para o investimento neste caso... mas vc não teria problemas nenhum com realimentação....
 
Me desculpe, mas para uma igreja com tanta história e já tombada creio que um sistema desse seja muito, mas muito mesmo, abaixo da qualidade que deve ser aplicada ao projeto.....

Faço coro com esta observação, do mestre @tonreb.
Vc acha que sua igreja é um desafio? Vem tentar fazer um projeto pra minha, sem poder mudar o equipamento ( porque foi comprado a pouco tempo ), rrrrrrsssss.
Seja bem vindo @beto_Magnificat!
Seu projeto não deve ser tão difícil quanto parece a princípio uma vez que, embora vc tenha vários áreas de sonorização elas parecem estar bem delimitadas de modo que possamos posicionar mics, retornos e PA de maneira adequada, coisa que na minha igreja tá dificílimo...
Primeira coisa que pensei foi tb no sistema Evox12, mas acho que pelo tamanho de sua igreja precisaria de dois pares ( o segundo par para fazer delay ). Vou ter que dar uma olhada melhor no sistema da K-Array, que o @tonreb falou, mas se ele indicou saiba que vale a pena analisar a opção. Mas o que eu acho que te atenderia melhor, melhor mesmo, seria um Line Array se conseguisse convencer a arquiteta. Dá pra usar ele L+R, assim não impactaria no visual da arcada principal e eles poderiam ser na cor branca o os deixaria ainda mais discretos. Vc pode optar ainda por Vertical Array, já estes precisariam ser distribuídos pela igreja.
Não consegui visualizar o que vc chamou de presbitério e nem o mezanino.
Tem certeza que 18 canais vão te atender?
 
O NXL-24A atenderia com toda a certeza... só não sei se conseguiria ele na cor branca, que seria o ideal pra posicionar a frente das colunas da igreja... Usando vertical array garanto que a maioria não iria nem perceber as caixas...
 
No caso o NXL-24A é pra quem gosta de pressão como o Everton rsrs

O EVOX 8 ou 12 atenderia com toda certeza a programação musical de vocês....
 
Olá
Ouvi um sistema da Onneal, acho que eram 10x2 polegadas em vertical array, me surpreendi com o resultado. O fabricante melhorou muito alguns produtos. Longe, muito longe de um RCF, Bose, K-Array e outros. Para orçamentos limitador funcionam bem. A grande vantagem de um fabricante nacional é a manutenção.
Acredito que com 4 desse modelo de caixa, vertical array, 2 frete + 2 delay e dois subs cubra bem o ambiente. O alinhamento com processador será necessário para um resultado satisfatório.
Espero ter contribuído.​
 
Pessoal, estou de volta!
Agora sim, nosso projeto vai sair!
Estamos cogitando as caixas da JBL linha CBT:
Para o PA: CBT70j+cbt70je (3 pares)
Para o retorno do Altar: CBT 50 (1 par)
Para o retorno do Coral (mezanino): Monitores ativos de 12' (já temos)
Amplificadores: Next Pro R3 (2)
Processador: DBX Venu 360
Mesa: Soundcraft UI24R

O que acharam?
 
Amigo, chegou a orçar os sistemas que foram mencionados?

Não gosto de JBL, nos últimos anos estão se mostrando cada vez mais fracos com relação a timbre......
 
55 mil o sistema completo com as caixas da JBL. As EVOX sairiam muito caras, (+ou - 22 mil cada sistema) , e não tem na cor branca, o que dificultaria a aprovação do projeto pelo IPHAN. Eles são terríveis!
 
Vi em quatro lojas aqui em MS... Já vi em sites por 18 mil cada sistema, mas como é licitação (a verba é do Fundo para o Patrimônio Histórico), tem que ser fornecedor do estado. Aí, estoura o orçamento. Temos 58 mil para o material.
 
Digamos que com 55 mil você compra um sistema RCF (NXL24 + 8003/8004) ou um sistema FBT (CLA406 + Subline 18sa), que deve chegar na faixa de uns 35k, ainda sobra dinheiro pra bons monitores e uma mixer mais interessante que a XR18, veja os modelos da Soundcraft UI24r ou ate mesmo uma QU24 da Allen & Heath.

Te garanto que vai ser o melhor som da cidade, mesmo sem conhecer sua cidade :D:D:D:D
 
Minha preocupação é que vai ser LICITAÇÃO, porque a verba é pública. E, pelas regras, apenas fornecedores do estado podem concorrer. Aí tudo fica mais caro. Para se ter ideia, um SM 58 aqui, custa quase o dobro do que custa em SP! Para completar, na licitação não pode colocar marca! Tem que colocar as especificações, e qualquer produto que atenda aquelas especificações, seja uma Yamaha, seja uma Ciclotreco, entra, e ganha o MENOR PREÇO. Se o dinheiro não fosse público, comprava em SP tudo, e, como a Igreja tem isenção de impostos, daria para comprar equipamentos muito superiores pelo mesmo preço. Em suma, estamos amarrados. Algum dos colegas entende de licitação, e poderia nos ajudar?
 
Prezado Beto,

Será que vocês não conseguem nenhuma brecha na LEI 8666 para uma dispensa de licitação dessa compra? O artigo 24 trata desse assunto. Caso não tenha jeito, uma alternativa é a carta convite, me lembro que para compras abaixo de 80mil pode ser por carta convite o que limita os concorrentes... Não sou jurista, mas passo por situações similares em compras para nosso laboratório na universidade...

Uma dica para se livrar dos equipamentos de qualidade duvidosa é amarrar a potência, peso, dimensões e principalmente o SPL, geralmente marcas de baixa qualidade omitem essa informação.
 
Estou colocando as especificações neste estilo:

PROCESSADOR DE ÁUDIO DIGITAL, com, no mínimo três entradas e seis saídas analógicas XLR, eletronicamente balanceadas e com filtros de RF, painel de informações, possibilidade de auto equalização do sistema com o uso de um microfone de medição, processamento interno a 32 bits flutuantes, algoritmos de detecção e supressão de microfonias sem alteração na qualidade final do sistema, com funções de equalizador, crossover, compressor dinâmico, conectividade Ethernet RJ-45, para controle de todas as funções do equipamento através de software fornecido pelo fabricante, compatível com as plataformas Windows, Android e iOS. Voltagem automática (100-240 volts), pesando, no máximo, 3,2Kg. De primeira linha.

O que acham?
 
Back
Topo