Uma decepcionante surpresa...senta que lá vem história

MarceloCavic

Active Member
Prezados Amigos,

Ontem não havia culto na Igreja que estou indo e resolvi visitar uma outra Igreja. Um pouco longe de casa, mas é um templo que sempre tive a vontade de conhecer, afinal levou anos para ser construído e a arquitetura ficou muito boa.

Bom chegando ao local, estacionamento, elevador, entramos no templo, uma nave enorme para umas 5.000 pessoal, se apertar caberiam até mais. O templo estava praticamente vazio, cerca de 120 pessoas acompanhavam o culto, que era um trabalho extra feito com jovens.

Piso de Granito nos corredores, assentos dobráveis estofados, a disposição dos assentos é tipo estádio, com uma galeria enorme, o piso da área dos assentos todo em madeira, assim como palco, corrimãos e barras de proteção todos em aço inox, boa iluminação, bons banheiros e uma limpeza impecável.

O palco gigantesco e estrondoso, todo em madeira, cerca de 100 cadeiras para a orquestra, 120 para Pastores e Líderes, e um bom espaço para a banda, telões espalhados por todo o templo, televisões para quem fica baixo da galeria e tudo mais... O templo tem um pé direito de 8 andares.

Mas vamos ao que interessa, na hora que coloquei o pé dentro meu ouvido esquerdo me avisou, mas pra não ficar longe dos demais irmão me sentei onde estava a maioria das pessoas. O sistema principal de som estava desligado, são três cluster's com 6 caixas cada um, sendo 3 de médios graves e 3 em cima para as altas.
 
Re: Uma decpcionante surpresa...senta que lá vem hitória

Continuando.... Prometo que já vou terminar...

Estavam ligados apenas duas caixas de três vias, um sistema complementar L&R sobre o palco que tem a altura de 1,5m, respectivamente 15", 10" e TI, em baixo de cada uma um sub de 18" (aparentemente feitos a facão e bem surrados) e os sub's sob o palco também estavam ligados. Monitores Leac´s, caixas de reforço 8" para quem fica embaixo da galeria também Leac's

O som era de primeira vista considerado ruim, estava muito alto, mas o que mais me deu tristeza foi a reverberação do templo. "PELO AMOR DE DEUS" será que fizeram tudo aquilo sem pensar na Acústica, não tem uma cortina, um absorvedor, a estrutura é metálica e a parede dos fundos, linda por sinal é todinha de vidro temperado.

Não dava pra entender muita coisa, no meio do culto me levantei e fui me sentar ao lado, pra ficar meio que atrás da caixa, quando vi que deram um Karsect para a Missionária que trouxe a Mensagem. A mesa provalvelmente era uma LS9, ou uma M7CL, estava no monitor fazendo este pequeno PA apresentado acima, pois o som principal estava desligado que acredito ser controlado pela cabina que fica em boa localização na nave.

Mas vejam a incoerência: Mesa M7CL, Karsect, Leac's, Duas Ciclotrons de reforço para as laterais das galerias e o técnico comendo bola o tempo todo, microfonias, baterias morta, baixo altíssimo, etc.

Mas o que salvou o culto foi a mensagem genuína e 5 vidas aceitaram Jesus! Tudo isso mostra que por maior que seja o templo, ou por mais bonito, nossos pastores tem muito ainda o que se conscientizar. Para consertar o que foi feito terão que gastas pelo menos 4 vezes mais se fosse tudo incluso no projeto.
Como diria o Fernando, é só por Jesus mesmo!

Abç,

Marcelo
 
Re: Uma decepcionante surpresa...senta que lá vem hitória

...pois é, realmente a igreja pode ser linda, mas o som faz a diferença!!! um Karsect, rsrsrs ninguém merece né!!!!!
 
Mas na Bíblia deles fala que

"A fé vem pelo VER da beleza da igreja"

daí, o resultado era esse só.

Marcelão, talvez com 5.000 pessoas lá dentro, a reverberação fique aceitável. Mas em caso de reuniões menores, gente, só fazer em um salão menor. Com certeza deve ter algum salão lá que comporte umas 200 pessoas.

Um abraço,

Fernando
 
Com certeza deve ter algum salão lá que comporte umas 200 pessoas.

Tem sim, tem pelo menos uns cinco. Bem pensado. Sem contar que com isso dá pra se economizar alguns bons Quilowatts/hora. Para cada lâmpada acesa de 250W mulitiplicando por mais ou menos 600, imagine!

Abç,

Marcelo
 
Cara,essa igreja não é Universal não, é ?

Breve postarei fotos de minha igreja aqui,não é muito grande,mas,futuramente iremos dobrar o seu tamanho,ja foi feito até o projeto em 3D e está à amostra na propria igreja,certa vez disse ao pastor que fizesse primeiramente um projeto acústico para não gastarmos muito mais depois,maaaaaaaaaaaaaaaaas,vocês sabem como é,quando não se tem formação naquela determinada área ninguem nos dá ouvidos...

Lí certa vez na biblia que o jovem será mais sábio que o velho...é mais ou menos isso !

À propósito,tenho um irmão que trabalha em uma loja que vende e conserta alto-falantes,às vezes converso com ele sobre coisas que aprendo no ''SAV'',mas,ele diz:''Você acha que alguem pela internet vai passar alguma informação de graça pra você ?''
Ele não conhece o ''SAV'' e nem quer conhecer,acha que entende tudo sobre som(áudio),ai de mim discultir com ele...
 
Droga... vou ter que perguntar..... Que igreja é essa? (não é a Assembleia de DEUS do Brás não... é?!?rs)
 
''Você acha que alguem pela internet vai passar alguma informação de graça pra você ?''
Boa ideia que ele me deu...vamos passar a cobrar pelas informações a partir de agora ok? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Fala sério rapaz! Com o perdão da palavra: esse cara é um BURRO!
 
Gente,

acho que não importa que seja Universal, Assembléia de Deus, nem nada. O que o Marcelo descreveu serve exatamente para centenas, talvez milhares de igrejas espalhadas pelo país. Preocupação grande com o VER, preocupação com o OUVIR mínima.

É a versão moderna das grandes catedrais da Idade Média. Elas tinham o objetivo de impressionar os homens pelo VER. Quanto ao ouvir, era tudo em latim (língua morta) e mesmo que se escutasse algo, ninguém entendia nada mesmo...

vocês sabem como é,quando não se tem formação naquela determinada área ninguem nos dá ouvidos...

Hélio,

é dureza ganhar o respeito dos nossos líderes. Basicamente, isso demora muito para acontecer, leva anos, e geralmente só conseguimos isto com muito serviço bem feito.

À propósito,tenho um irmão que trabalha em uma loja que vende e conserta alto-falantes,às vezes converso com ele sobre coisas que aprendo no ''SAV'',mas,ele diz:''Você acha que alguem pela internet vai passar alguma informação de graça pra você ?''

Convide ele para o SomAoVivo. Ainda não temos ninguém tratando deste assunto, fale com ele terá a oportunidade de ser o primeiro, de ser a referência no assunto em um site que atinge o país inteiro.

E quem sabe isto não abre portas? Eu mesmo estou precisando de duas bobinas de 3 polegadas, com fio chato de alumínio, de 2 Ohms..., Kapton, para reformar falantes de uma caixa importada que tenho (e já está velhinha, bobina raspando...). Só que quero coisa muito, muito bem feita (o nível da caixa exige isso). Só não tive coragem ainda de pedir isto para ninguém, porque não conheço alguém realmente BOM nesta área.

Um abraço,

Fernando
 
Olá a todos.
Marcelo é bom observador, olhos e ouvidos atentos, são condições essenciais para um bom "operador de áudio"
Marcelo se tiver a oportunidade de visitar Minas Gerais da uma passada em Contagem e vamos tomar um café com pão-de-queijo, e é claro fazer uma visitinha na nossa igreja!

Concordo com vc Marcelo sobre dar nossas opiniões aos líderes, nesse caso os Pastores.
Nem sempre somos ouvidos, independentemente de termos ou não formação técnica na área.
Graças a Deus, meu Pastor ainda me ouve, pelo menos presta atenção enquanto falo, e depois na medida do possível, é claro, as coisas vão se ajustando.

Nesse final de semana, ouvi uma leitura bíblica, na linguagem de hoje que me chamou muita atenção!
No testo tradicional lemos: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda - : Provérbios 16:18 -
Na linguagem de hoje: O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. -

Acho que a falta de humildade, inclusive a minha, quando nos tornamos prepotentes e arrogantes ao ponto de sentirmo-nos iguais ou maiores que o próprio Deus, é a causa da nossa queda, então não damos ouvidos aos que realmente sabem das coisas, dai vem a nossa desgraça!
 
kra tive uma esperiencia igual a sua ja, aqui na minha cidade, a igreja é linda tudo bem legal mas confesso que não gostei da acustia não, na matéria que saiu na revista era de encher os olhos,realmente se tem na igreja ótimos equipamentos,não sei se é sempre assim mas no dia que fui o pastor dos jovem que tava ministrando a palavra usava um karsect tambem o garoto que tav operando a LS 9 tava perdidinho só por Deus. segue o link da materia da BACKSTAGE pra quem quiser ver.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.fzaudio.com.br/downloads/igreja_batista_nacional_de_campinas.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.fzaudio.com.br/downloads/igr ... mpinas.pdf</a><!-- m -->

Abraço.
 
Raphael Leal escreveu:

Marcelo, não tirou fotos não?

Não tirei, eu sou meio quadradão, achei que para tirar as fotos e colocar aqui preciso da autorização. Mas como disse você é mais uma em um milhão.

Helio escreveu:
Cara,essa igreja não é Universal não, é ?

Não, não é a IURD.

Tonreb escreveu:

Droga... vou ter que perguntar..... Que igreja é essa?

Bersan escreveu:
acho que não importa que seja Universal, Assembléia de Deus, nem nada. O que o Marcelo descreveu serve exatamente para centenas, talvez milhares de igrejas espalhadas pelo país. Preocupação grande com o VER, preocupação com o OUVIR mínima.

Acho que é bem por aí, só relatei o que vi e porque acho que é de nosso interesse, essa preocupação com o ver está sempre complicando a nossa vida...

Elmir Machado escreveu:

Marcelo se tiver a oportunidade de visitar Minas Gerais da uma passada em Contagem e vamos tomar um café com pão-de-queijo, e é claro fazer uma visitinha na nossa igreja

Opa, pode deixar que vou sim, acho que em Abril passarei duas semanas em BH a serviço, mas a gente combina, eita pão de queijo bom!

Puxa, quanto mais a gente aprende mais sofre, antes eu não tinha essa dificuldade para participar de cultos, se me verem perto da porta, ou em baixo de alguma coisa durante algum culto, pode ter certeza que o som está ruim. Vou fazer logo o meu protetor com a AudiCare, é bem carinho, mas vale à pena.

Abraço a todos.

Marcelo
 
marcos disse:
kra tive uma esperiencia igual a sua ja, aqui na minha cidade, a igreja é linda tudo bem legal mas confesso que não gostei da acustia não...

O que vc não gostou na acústica? Continua reverberando, está seco demais?

[]'s
 
David Fernandes disse:
marcos disse:
kra tive uma esperiencia igual a sua ja, aqui na minha cidade, a igreja é linda tudo bem legal mas confesso que não gostei da acustia não...

O que vc não gostou na acústica? Continua reverberando, está seco demais?

[]'s
bom ref. a acustica reverbara bastante ainda, na igraja onde eu ajudava meu amigo é show de bola não reverbera nada nada.
 
Fernando disse:

''Eu mesmo estou precisando de duas bobinas de 3 polegadas, com fio chato de alumínio, de 2 Ohms..., Kapton, para reformar falantes de uma caixa importada que tenho''

Cara,pelas informações que obtive hoje do meu próprio irmão ''sabe tudo'',Você não compra bobinas por polegada,é necessário medir com paquímetro e passar as medidas por milimetros,pois, tem que ser bem certinho.Ele tambem faz conserto e disse que uma bobina de kapton com fio chato de aluminio custa + ou - uns R$40,00 só a bobina...

Fernando,você é quem vai conserta-los ?
 
Helio,

estou mesmo precisando de alguém MUITO BOM, que SAIBA TUDO DE TUDO para consertá-los.

Mas para eu criar a coragem para mexer em uma caixa de primeira linha, preciso conversar diretamente com o sujeito, ver o que ele já sabe, ver algum trabalho dele. Ele terá que montar a bobina, e não sei se o rapaz é capaz...

Quem sabe se ele não estivesse por aqui, cadastrado, lendo e responde coisas aqui no SomAoVivo...

Um abraço,

Fernando
 
Fernando, o cara é realmente bom de serviço,trabalha com reformas de alto falantes à anos ja até me ensinou,mas,preferi deixar pra ele mesmo...

Fernando disse :

''Quem sabe se ele não estivesse por aqui, cadastrado, lendo e responde coisas aqui no SomAoVivo...''

Fernando,ele não tem nenhum acesso à internet e nem se interessa...foi oque eu disse em uma mensagem aqui atrás...ele acha que mensagens pela internet são pura ilusão e que ninguem vai passar boas informações...só porque ele conhece um engenheiro eletrônico que monta som automotivo como ninguem aqui em BH,o próprio engenheiro disse isso pra ele... (que ninguem vai passar boas informações)... então você ja viu como é !
 
Já tive vontade de postar isso, mas por não conhecer ninguém aqui, fiquei meio constrangido.
Com relação a parte funcional, fiquei feliz pela IURD ter solicitado uma revisão de seus templos depois do que aconteceu na renascer, e essa revisão já me fez ver 2 templos relativamente grandes ( capacidade para umas 1000 pessoas) tendo seus telhados trocados. ( Colocando a barba de molho).
Outro ponto, esses templos maiores dificilmente ouço pela rua o que estava acontecendo lá dentro.

E uma coisa que acho suuuuper legal. A caminho de casa, passando pela Av Ibirapuera, dentro do onibus reparo numa IURD, pequena uns 5 metros de frente por uns 10 13 de profundidade. Reparei que uma que tinha duas caixas do lado direto prezas a perede, uma no começo direcinada para o corredor no começo do templo e a outra quase na porta direcionata totalmente para a parede. , do lado direito tem uns quadrados q da pra se imaginar que sejam aboservedores até +- 1,20mts e do lado esquerdo carpete +- 1,20 acima disso difusores quadrados como esses ( foto retidada do google, no endereço <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=36299" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=36299</a><!-- m --> )

difusores.jpg


sou meio tímido, mas de vez enquando dá vontade de entrar la só pra entender se é isso msm que consigo ver de dentro do onibus e como é o som lá...
 
Hélio,

eu não sei da onde que imaginei que seu irmão morasse com você, e então você iria chamá-lo para ver a mensagem, e então ele ia criar ver o 'desafio' proposto e ia começar a responder.

Desculpe, viajei na maiosene. Comecei a escrever pensando em que ele lesse a mensagem...

Fernando
 
Back
Topo