Vitor Legaia

New Member
Bom dia, boa tarde e boa noite.
Não sei se postei no lugar certo, pois é minha primeira vez aqui.

Estou querendo colocar retorno para os instrumentistas em minha igreja, mas por fone de ouvido.
Só que... Peguei a igreja com uma treta danada.

Vou explicar as tretas:

Temos uma mesa de som Mxs 12SD da Ciclotron
Que é ligado nela:
2 microfones sem fio (Usa somente uma entrada)
7 microfones com fio.
E na entrada Aux. ligamos som para playback (seja do celular ou pc, com cabo P2 - RCA)
No Master outs estão ligadas duas caixas ativas, uma de 15 e uma de 12. E a saida Phones está ligado duas caixas de retorno passivas para os vocalistas.

Uma guitarra, ligada no amplificador da meteoro Nitrous GS 100

Um violão, ligado em um cabeçote LL 420 (entrada guitar acoustics)

Um teclado Psr- E353 também ligado no cabeçote (entrada Aux) (em breve ganha a sua própria caixa que será a Staner KS-150)

Um contrabaixo ligado em um amplificador da meteoro Nitrous CB 150

E uma bateria (que só é microfonada quando tem ar livre, usando 4 microfones dinâmicos)

Normalmente o Violão só é usado para músicas ensaiadas. Hinos da Harpa e oportunidades é o guitarrista que pega o tom. E ele usa a saída Line do amplificador na entrada Guitar Electric do cabeçote.

O cabeçote tem duas caixas passivas de 15.

Quando temos ar livre (normalmente de 4 em 4 meses) a situação toda muda.

Na voz continua a mesma coisa, as mesmas caixas.
A guitarra e contrabaixo também.

O violão e o teclado são ligados em uma mesa idêntica a da voz só que na saída é ligado duas caixas passivas de 15 (não me recordo o nome da marca do amplificador, só lembro que é "Pro-500")
E o cabeçote LL 420 é usado para microfonar a bateria, com as mesmas caixas de som usadas na igreja.


Então...
Ta uma loucura.
O que eu faço?
E como faço para colocar retorno de fone para, o baterista, guitarrista, violonista e tecladista? Com eles podendo escolher oque querem ouvir.

Desde já agradeço.
 
Seja bem vindo @Vitor Legaia!

Bem, com essas mesas não existe condição de fazer isso. Pra se ter retornos independentes, seja in ear (com fone) ou por caixa, a mesa deve ter saídas chamadas Auxiliares (Aux). Cada saída Auxiliar servirá para atender apenas 1 músico. Assim, você precisaria de 4 auxiliares para os músicos e pelo menos mais 1 para os vocais. Outra coisa, você não contou o baixista por algum motivo?

Com essa mesa, o mais próximo de uma saída auxiliar que você tem é a de efeitos (EFFECT).

Aliás, não tendo condições de trocar sua mesa pra fazer o que imagina, te recomendo utilizar essa saída EFFECT para fazer o retorno dos vocais (se ela não estiver sendo usada pra outro fim)! Como você já não a utiliza dessa forma, creio que não saiba como fazer isso... segue:

1) Use a saída SEND na seção EXTERNAL EFFECT para ligar no amplificador que alimenta as caixas passivas do vocal.
2) Em cada canal existe um knob EFFECT. Utilize ele pra dosar o quanto você quer desse canal no retorno dos vocais. Assim você consegue fazer uma mix independente da saída MASTER.


Qualquer dúvida estamos aí!
Deus te abençoe!
 
Back
Topo