Usar cubo de contra-baixo como Sub ativo.

Fabiio.1000 disse:
Poosso estar errado , mas se no lugar de resitores, divisores e os que foram falados, vc colocasse um equalizadoor atenuando todas as frequencias qe estão sobrando (( exemplo: acima de 250hz, vc tira tudo ! )).
Aos mais experientes é certo ? é errado .. ? funciona mas não é o recomendadoo ?

o que vcs me dizem ?
Mesmo atenuadas elas ainda estarão lá.
O melhor método pra isso é o uso de um crossover mais aí você cairá naquela de que acaixa não foi projetada pra isso.
Enfim,se você quer usar a caixa de baixo como grave do sistema tem que ser com as desvantagens que ela possui.
Caso você queira adicionar equipamentos para tornar essa reprodução mais próxima de ium sub,aconselho a compra de um crossover e de um sub ativo.
Existem no mercado subs ativos dotados de uma chave de corte como se fosse um crossover.
A vantagem é que já está lá,a desvantagem é que geralmente pra casar o sistema você tem que adquirir caixas de alta da mesma marca.
Outra coisa é que nesses casos você não tem como modificar a frequência de corte pois ela é fixa.
No caso de um crossover ativo,você tem a oportunidade de variar não só o corte como tambem a fase.
Em resumo,se for pra dourar a pílula,é melhor partir para a solução definitiva.

William de Araújo
 
Equalizador Atenua, não corta.

Para isso tem divisor de frequencia e equalizador.

Pense no equalizador como adição e subtração.

E o divisor como já diz o nome como divisão, irá separar faixas de audio, mantendo-as ativa no caso de passivo ou eliminando no caso de ativo.

Abraço
 
Opa! é isso aí pessoal. Tô aprendendo muita coisa com essas trocas de opiniões.
A idéia de usar o Cubo de Baixo como uma caixa de grave foi uma forma de improviso com certeza. Claro que não iria obter o mesmo resultado que uma Caixa projetada especificamente para atuar como uma caixa de Grave. A ideía da "Caxinha de corte de frequencias médias e altas" tambem foi uma idéia totalmente desprovida de conhecimentos técnicos. Apenas através de uma lógica, certa ou errada adquirida através de leituras e curiosidade. Então. se fizermos esta caixinha, colocarmos dentro divisores ou bloqueadores de frequencias (capacitores? do tipo que são colocados nas caixas de som de 2, 3 vias), sei lá, que impeçam as frequencias medias e altas de chegarem ao Cubo e se estas frequencias não voltam para a potencia de origem e são dissipadas em forma de calor, então minha "Caixinha" dará certo para o que estou querendo. Não quero que este cubo de contrabaixo funcione exatamente como uma caixa de grave ou sub-grave, mas se eu conseguir, de uma forma praticamente sem custo, fazer um dispositivo simples que corte ou diminua as frequencias medias e altas de chegarem ao cubo irei melhorar ainda mais o meu improviso, não? O som, pelas minhas experiências até agora não está ruim mas se posso melhorar de forma simples e barata, porque não o fazê-lo. Se não, o meu objetivo de certa forma foi alcançado.
Por favor, continuem enviando suas opiniões. E muito bom poder adquirir conhecimento com pessoas experiente como vocês. Muito obrigado pessoal.
 
Olha,vou te dar uma idéia já que você quer mesmo usar a caixa de baixo.
Adquira no mercado um divisor Nenis de duas vias.
Faça da seguinte forma.
Corte os fios que saem do amplificador do cubo e ligue na entrada do divisor.
O falante da caixa você vai ligar na saída de grave do divisor.
Na saída de agudos,você vai ligar um resistor de 6,8 Ohms por 30 Watts de potência.
Não sei se dará o resultado que você espera mas é uma alternativa.
Certamente a caixa só dará graves e você terá uma carga para "consumir com os agudos"
Boa sorte.

William de Araújo.
 
nilrosewilliam disse:
Olha,vou te dar uma idéia já que você quer mesmo usar a caixa de baixo.
Adquira no mercado um divisor Nenis de duas vias.
Faça da seguinte forma.
Corte os fios que saem do amplificador do cubo e ligue na entrada do divisor.
O falante da caixa você vai ligar na saída de grave do divisor.
Na saída de agudos,você vai ligar um resistor de 6,8 Ohms por 30 Watts de potência.
Não sei se dará o resultado que você espera mas é uma alternativa.
Certamente a caixa só dará graves e você terá uma carga para "consumir com os agudos"
Boa sorte.

William de Araújo.

Não seria mais fácil adquirir um divisor de frequência só pra grave com corte especifico uns 200Hz talvez!? <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-433477024-divisor-frequencia-crossover-p-subwoofer-vai-so-pancada-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ancada-_JM</a><!-- m -->
Vou fazer um esquema parecido pra mim pois tenho duas caixas com drive de titânio e auto falante de 10", já que estou pensando em comprar cubo para baixo pra aprender a tocar contrabaixo já vou aproveita-lo para ouvir meus CDs a diferença é que já tenho um equalizador e consigo atenuar ainda mais as frequências altas.
Deus abençoe
 
Acho impróprio e arriscado de danificar o cubo de baixo...

Sem protecoes, indicação de cliping, cortes de frequencias adequado, nivel de entrada adequado no cubo (as entrada tem pré amplificação pra instrumento) etc..

Melhor usar os falantes do PA fullrange mesmo na minha opinião..
 
Olá Cláudio,


o pessoal já lhe respondeu bem. Como visto, possível é. O problema é que os cubos tem limites pequenos (potência mesmo), e você só deve utilizá-lo nessa forma em ambientes pequenos, para pouca gente. Os cubos não tem circuitos como limiters, luzes de CLIP, e geralmente não sabemos quando é hora de parar, o que possibilita cairmos facilmente no excesso.

Aqui no SomAoVivo temos várias histórias em que o cubo salvou o pessoal, dando um "gás" nos graves, assim como gente que queimou o cubo, ao exagerar na dose.

Compre um subgrave.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo