uso de alto falantes de 4 ou 8 ohm, tem mesmo desenpeho?

jenilson

Member
Se eu usar dois esx 155 de 4 ohm por canal em um amp que da 3000w em 2 hom, 1500 por canal, eu terei o mesmo desempenho
Se eu usar os mesmo falantes só que em 8 hom, no mesmo amp só que em 4 ohm?
Agradeço a todos que poder mi ajudar.
 
Olha, a corrente circulante num falante de 4ohms (bem que podia ter o símbolo ômega aqui) acho que não tem, tem?...bem, a corrente é maior do que a que circula em um falante de 8ohms, algumas Empresas mudam a bitola do fio do falante e não só o número de voltas de um de 4ohms em relação aos de 8ohms, para evitar um bando de fenômenos decorrentes etc etc e minimizar essas diferenças... parece que a Snske assim o faz(falta confirmação), tem gente que jura de pé junto que os de 4ohms rendem menos, vai entender...

Quanto a experiência com falantes de 4ohms, eu já toquei festa com dois arlen trio de 12"+ti rsss e o pessoal se amarrou no som, sorte que a festa era pequena, uma potência de 400w beliscando o clip o tempo todo, eles tinham baixo spl acho que 92, pois bem, depois troquei por Snakes de 8ohms, aí ficou pedrada, não sei como seria se fosse também de 4ohms. Então minha experiência com falantes de 4ohms parou por aí.
 
Pelo que entendi você quer ligar os dois falantes de 4 ohms em serie totalizando 8 ohms, e ligar os falantes em um amp de 4 ohms é isso?
De qualquer forma o resultado vai ser diferente...observe:

Se um amplificador fornece 3000w em 2 ohms, ele vai fornecer aproximadamente 1500w em 4 ohms e 750w em 8 ohms, é aproximadamente a metade( você pode verificar a potência correta do amplificador com a respectiva carga(2,4,8 ohms) nas especificações do aparelho.

Logo se aumenta a resistência, diminui o desempenho do AMPLIFICADOR.
O desempenho dos falantes dependem de outros fatores...

Por exemplo se você tem um falante de 750w em 4 ohms, você não DEVERIA, liga-lo em um amplificador que forneça 3000w em 4 ohms, pois poderá queimar o seu falante, se ultrapassar muito a sua potencia admissível que é de 750w, é recomendado que se utilize um amplificador do dobro da potência do falante "na respectiva resistência do falante".
Ex: Falante de 750w de 4 ohms ligado em um amplificador que forneça 1500w em 4 ohms.

Se você submeter o falante a uma potência continua maior do que ele admite( potência admissível), ele queimará...
O dobro de potência recomendado é para os picos, transientes da música, mas são momentos é não continuo, na prática o falante suporta picos maiores do que a sua potência admissível, por alguns instantes e não continuamente!
O mesmo serve para amplificadores, eles podem fornecer mais potência que a nominal em uma devida resistência( alto falante no caso) , mas isso é por alguns segundos, caso você exija que o amplificador forneça uma potência do que ele pode fornecer, ele queimará( é por isso que serve as luzes de clip, para indicar que o amp chegou no limite), essa é a famosa potência PMPO, esse assunto já foi discutido no site e inclusive existe um artigos muito bons sobre o assunto,( caso não intenda leia, as vezes não é possível explicar tudo em um poste, e nem o meu objetivo é escrever um artigo aqui).

Agora "desempenho", ou seja som, isso depende de outros fatores( sensibilidade), são os mesmos falantes em associações diferentes, a sensibilidade é a mesma o que muda é potência que o amplificador disponibiliza.
A busca é CASAR A POTÊNCIA E IMPEDÂNCIA dos falantes e amplificadores, para aproveitar o máximo do desempenho dos dois.

Mas para que eu te diga se perde desempenho ou não, você deve fornecer mais informações como potência dos falantes e resistência, assim como potência do amplificador nas respectivas resistências, 2,4 e 8 ohms, ou seja o melhor desempenho é sempre o casamento de potência e impedância, caso isso não seja possível, certamente o desempenho será menor...

Abraço.
 
E que eu tenho um amp de 3000 w em 2 ohm, se eu colocar 2 falantes de 4 ohm por canal vai casar a impedância certinha, e se eu colocar os quatro de 8 ohm em um só canal vai casar certinho também, por isso eu quero saber se o mesmo falante de mesma potencia só que de impedância diferente tem o mesmo rendimento nesta configuração que eu citei a cima.
 
Graça e Paz Jenilson, sim, desde que vc ligue os falantes em paralelo,isso é regra vc divide a resistência pelo número de falantes,ou seja 4ohm divide por 2 falantes, vc terá 2 falantes 4ohm trabalhando em 2ohm, quanto ao desempenho fica a critério dos itens usados, vc diz que o ampi manda 1500wats por canal, seguindo uma idéia aqui do sav,os falantes devem ter a metade da potência ou 750wats, outro fator é a sensibilidade, o spl dos falantes, quanto maior melhor,se os falantes são 8ohm,vc poderá usar até 4 por canal as regras são as mesmas, bem acho que é isso, grande abraço...
 
Para ajudar...

Depois de muito ler os depoimentos e de até mesmo ver com a própria Snake, quero formalizar aqui uma informação adquirida.

Vou usar 8 caixas T18 com os HPX2180 da Snake, e uma StudioR X8 para cada 4 caixas, onde cada HPX receberá 2000 rms devidamente processado.

Pergunta enviada a Snake: <[email protected]>

Boa tarde

Estou para fazer uma compra de 8 unidades do subwoofer HPX2180 onde existe a opção em 4 ohms e também em 8 ohms.
Vendo as especificações técnicas do manual a unica coisa que muda é a impendância, posso considerar que não muda nada nos demais itens e a qualidade e eficiência é igual ?

Meu projeto nos amplis, está casando melhor se for com falantes de 4 ohms, mas eis a dúvida, optanto pelos de 4 ohms, terei rendimento, igual, superior ou inferior comparado com os de 8 ohms?

Resposta:
Boa noite,

Com relação aos parametros para 4 ou 8 ohms, pode considerar os mesmo. o rendimento é o mesmo.

Só existe essa diferença de impedancia para melhor casamento com o seu amplificador. Os dois possuem o mesmo redimento/resultado.

---
Atenciosamente,

Leonardo
Departamento Técnico
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.snakepro.com.br/v2">http://www.snakepro.com.br/v2</a><!-- m -->
<!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

---
Abraço a todos 8)
Deig
 
Segundo o Deig, o suporte técnico da Snake escreveu:

“Com relação aos parametros para 4 ou 8 ohms, pode considerar os mesmo. o rendimento é o mesmo.

Só existe essa diferença de impedancia para melhor casamento com o seu amplificador. Os dois possuem o mesmo redimento/resultado”
.


Isso é possível?

Atualmente, no site da Snake encontra-se o datasheet para outro modelo de sub de 18", HPX6180, para as versões em 8 e 4 ohms.

http://snakepro.com.br/site/profissional/img/pdfs/falantes/linha_hpx/INFORMATIVOS%20SNAKE%20HPX6180%20%204%20ohms.pdf

http://snakepro.com.br/site/profissional/img/pdfs/falantes/linha_hpx/INFORMATIVOS%20SNAKE%20HPX6180%208%20ohms.pdf

Vejam a diferença no valor da frequência de ressonância.

HPX6180-8 ohm
Fs: 33.7 Hz

HPX6180-4 ohm
Fs: 49.24 Hz

A diferença é significativa, e acredito que 49.24 Hz seria um valor meio alto para um falante considerado como subwoofer.

Pelas simulações rápidas que fiz utilizando o EASY BOX do Prof H. Sette, o rendimento do HPX em 8 ohms nas baixas frequências é melhor do que o de 4 ohm.

Considerou-se para ambos falantes:
Vb = 187 l itros e Fb = 38 Hertz,
de acordo com a recomendação sugerida pela Snake.

HPX6180-8 ohms
[attachment=710]

HPX6180-4 ohms
[attachment=711]

Estou estudando a possibilidade de substituir o falante da nossa caixa de sub pelo ESX155 em 4 ohms. Pelas simulações que fiz, usando os parâmetros desse falante em 8 ohms, o resultado ficou bem melhor do que o falante atual e bem parecido com o o resultado do WPU1509 em 8 ohms para qual ela foi projetada. Mas, infelizmente, não encontrei os parâmetros do ESX155 em 4 ohms e na pesquisa sobre os mesmos acabei caindo neste tópico.
 

Attachments

  • HPX18-8ohm.png
    HPX18-8ohm.png
    15.7 KB · Visitas: 53
  • HPX18-4ohm.png
    HPX18-4ohm.png
    16.8 KB · Visitas: 56
No datasheet* do ESX155, encontra-se as informações:

impedância nominal: 4 ou 8 ohms
Re: 5 ohms

O Re para versão desse falante em 4 ohm pode ser 5 ohms também?


Falo isso porque no 15pw5 Re = 3.3 e 5.5 ohms para as versões em 4 e 8 ohms respectivamente.

* http://www.snakepro.com/pdf/specs/snk_altofalante_esx155.pdf
 
Alto falante de 4ohms bate muito mais que de 8ohms, ja tive experiencia com 6 selenium 18 pol 450w, dois de 4ohms e os outros quatro 8ohms, os de 4ohms dá um grave muito mais forte, um amigo tem 2 eros 18 sds 800w 4ohms e 4 eros 18 sds 800w 8 ohms, todos em w-horn, e os dois de 4ohms batem pelos quatro de 8ohms.
 
Ricardo,

Apenas por curiosidade, você comparou o falante wpu1809 em 8 ohm para uso profissional com tornado de 18" em 4 ohm para uso automotivo? Em termos de timbre e musicalidade, qual você achou melhor?

Somente com essas poucas observações, você não pode generalizar que falantes de 4 ohms batem mais que os de 8 ohms. E não tem como afirmar isso porque o desempenho do falante depende de vários fatores como o volume da caixa e dos seus parâmetros TS.

Muito obrigado
 
Matheus Mendonça disse:
Ricardo,

Apenas por curiosidade, você comparou o falante wpu1809 em 8 ohm para uso profissional com tornado de 18" em 4 ohm para uso automotivo? Em termos de timbre e musicalidade, qual você achou melhor?

Somente com essas poucas observações, você não pode generalizar que falantes de 4 ohms batem mais que os de 8 ohms. E não tem como afirmar isso porque o desempenho do falante depende de vários fatores como o volume da caixa e dos seus parâmetros TS.

Muito obrigado
Os dois selenium eram 1805, a diferença é que um era 4ohms e o outro 8ohms, as caixas eram as mesmas, especificaçoes dos falantes tambem.
E em relaçao aos eros eram os mesmos tambem 18 sds 800w, a diferença somente na impedancia, as caixas as mesmas tambem, as w-horn.
 
Ricardo Pinheiro disse:
Alto falante de 4ohms bate muito mais que de 8ohms, ja tive experiencia com 6 selenium 18 pol 450w, dois de 4ohms e os outros quatro 8ohms, os de 4ohms dá um grave muito mais forte, um amigo tem 2 eros 18 sds 800w 4ohms e 4 eros 18 sds 800w 8 ohms, todos em w-horn, e os dois de 4ohms batem pelos quatro de 8ohms.

Com o mesmo amplificador? Se sim, é óbvio que vai tocar mais forte. O de 8ohms teria que ser testado com um amplificador com o dobro da potência...
 
Olá Pessoal,

Sobre a diferença dos parâmetros TS entre as versões de um dado modelo de falante em 4 e 8 ohms, tenho observado que alguns fabricantes nacionais discriminam apenas o valor da resistência da bobina Re (ex. 2.8/5 ohm para as impedâncias 4/8 ohm) e mantêm os demais parâmetros.

Isso pode ser verificado, por exemplo, no site da Oversound e da Eros nos links a seguir.

http://www.oversound.com.br/produtos/alto-falantes/pro/sub-15c/
Impedância Nominal: 4 / 8 Ohms
Frequência de Ressonância: Fs 35 Hz
Resistência da bobina: Re 2,8/5,5

http://www.eros.com.br/produto-interno.html?cod=152
RESISTÊNCIA, RE 2.7 ou 5.7.

Em relação ao SUB 15C da Oversound, mandei um e-mail ao suporte técnico perguntando se foram medidos todos os parâmetros da versão do SUB 15C em 4 ohms ou somente o Re. E questionando como seria possível os demais parâmetros serem os mesmos sendo que o Qes é diretamente proporcional ao Re e o

Qts = Qes x Qms/(Qes + Qms) depende também implicitamente do Re.

Vejam a resposta do suporte técnico da OVS.

Olá Matheus,
desculpe a demora em responder, é que precisei montar um SUB 15 C atual para verificar informações...
E referente ao site, já estamos tomando providências para acertar as informações...
Segue espelho da curva de impedância do LMS em anexo...


[attachment=744]

Conforme o esperado, os parâmetros são bem diferentes da versão do SUB 15C em 8 ohms, por exemplo, Fs=46 Hz contra 35 Hz da versão em 8 ohms.

Não sei porque, mas tenho observado que, em geral, a frequência de ressonância da versão do falante em 4 ohms é maior do que a em 8 ohms. Em fabricantes como a Selenium, por exemplo, eles conseguem manter mais ou menos o mesmo valor de Fs entre ambas versões, porém eles revestem o cone da versão em 4 ohm com uma tinta especial. Acredito que seja para aumentar a massa do cone e, com isso, diminuir o valor de Fs.

Parabéns ao suporte técnico da Oversound, vejam a data do gráfico: 14 de novembro deste ano.

Empresas nacionais como a Hinor e a Selenium, divulgam um datasheet específico para cada versão de falante.
 

Attachments

  • SUB 15 C 4 ohms.png
    SUB 15 C 4 ohms.png
    18.6 KB · Visitas: 51
Upando o tópico. Só uma pequena enquete, quem puder vote sua preferência por favor :

1. Selenium 15swp 600w 8o 40~3000Hz 97,0spl 0,48qts;
2. Oversound 15-st 800w 4o 25~1500Hz 97,5spl 0,34qts.

PS: lembrando que será empurrado por um Crown XLS1000 1100w em 4Ohms ou 700w em 8ohms.
 
Um falante de 18" 1000wRms 2Ohms ligado á uma potência de 1000wRms à 2Ohms, terá o mesmo rendimento que um falante 18" 1000wRms 4Ohms ligado á uma potência de 1000wRms à 4Ohms e que um falante 18" 1000wRms 8Ohms ligado à uma potência de 1000wRms à 8Ohms. E logicamente um amplificador que entregue 1000wRms à 2Ohms ele irá entregar 500wRms à 4Ohms e 250wRms à 8Ohms. Então se ligar um falante de 1000W 4Ohms na potencia citada, seria o mesmo que ligar um falante de 18" 500wRms 4Ohms. Pelo que sei é assim que funciona... abraços
 
Back
Topo