Uso de caixa virada de costas para o público

biritonio

Member
Estou tocando com o falante voltado para a parede no fundo do templo
na posição de monitor. É exatamente isso que eu disse, a caixa fica tocando para a parede,
não fica voltada para o público ou para mim. Fica a um palmo da parede.

A caixa é muito pesada pra colocar em pedestal ou deixar fixo no templo para evitar roubos, e não posso
deixar ela no chão com o falante voltado para o público para não causar problemas auditivos naqueles que sentam nas
primeiras fileiras do templo. A caixa é sky 700, e estou usando apenas uma por enquanto.

Foi a solução que encontrei aproveitando a grande reflexão ambiente, houve um agradável aumento nos graves e
Estou me guiando pelo som espacial que circula de forma praticamente igual.

Mas fiz 5 horas de testes antes ouvindo na posição do público, no equalizador eu desenhei um sorriso
para tocar o playback e para a voz eu fiz um arcoíris entre 400hz e 8khz, conseguindo assim, captar a região principal da voz,
zerando todas as outras frequencias corrigindo assim até a afinação vocal.

Uso meus próprios equipamentos pois não deixam estranhos mexerem no que está lá.
Uso a sondcraft efx e o xsm ciclotron, eles usam um pequeno xenyx behringer.
Efeito lexicon pra que? Nunca vou precisar usar ali, que pena!

Ouvi muito elogios com relação a melhora no som, coisa que não estavam
conseguindo com duas caixas novik voltadas para o público.
Estavam expondo as pessoas da primeira fileira a níveis sonoros perigosos e ainda por cima
com som embolado.

Voceis acham fiz mal ? Se bem que é até humilhação para os músicos que estão lá, de ver que
apenas uma caixa melhorou o som absurdamente tocando de costas.
 
nossa cara, desculpa mas nao entendi muito bem. A sky 700 esta virada para parede mas ele esta servindo como PA é isso? pode colocar fotos do seu templo para nos termos mais noção?
 
Também fiquei meio confuso em relação ao posicionamento do PA... mas se entendi bem, é o mesmo efeito de se conversar com alguém de costas para você! ou seja, não se é o certo, se está com alto nível de pressão sonora no ambiente bem mais viável que você trabalhe com o volumes menos intensos assim podendo "alinhar" sua caixa em relação a cobertura para o publico. Quanto ao Sorrisão... não faça isso! pois fazendo isso você tem "graves" e "agudos " altos e uma discrepância enorme nas médias. Caso você ainda não tenha muita intimidade com os equalizadores melhor que deixe "flet" os faders dele ou desligue deixe no by pass... Aliás tens caixa boa uma mesa que não é ruim...
 
Exatamente isso! Uma caixa só é o PA e retorno.
Com o sorriso no equalizador eu pretendo evitar disputa de frequência com os médios da voz, pois a maior parte dos play backs não foram feitos para colocar voz por cima, é uma orquestra sinfônica tocando para si mesma. Canto com o dedo nos faders pois sou o operador e cantor ao mesmo tempo.
Volumes muito baixos não agradam, foi o jeito encontrado de se propagar o som, é como se o áudio subisse pelas paredes e fizesse uma curva no teto caindo sobre o público.
Não sei como se posta fotos aqui.
 
Com relação a usar somente a mesa, eu prefiro o equalizador por poder fazer uma equalização mais cirúrgica,
é uma equalização que a gente vê.
 
Está no vídeo, no equalizador eu faço um arco entre 400hz e 8 khz . Na mesa o botão de graves é zerado e o agudo e médio fica em flat. Se a voz parecer robótica, é só achatar um pouquinho a ponta do arco que fica entre 2khz.
 
biritonio, creio que tenha algum problema bem serio ai..... não é normal utilizar essa equalização não.......
 
No caso do equalizador no PA a intenção é que todas as frequencias dentro da resposta de frequencia da caixa soem com a mesma intensidade assim podendo dizer que se tem um sistema "flat", uma coisa que lhe digo é que com este tipo de "equalização" você está desperdiçando a qualidade do seu sistema!
 
É isso mesmo, a equalização arcoíris corrige até afinação, e serve para todos os tipos de ambientes, vozes e microfones,
ficando pra lá de inteligível e natural. Ou seja, cada um que usar o mic colocará nele a própria característica de sua voz e sem excessos silábicos.

Só pude testar no falante 15, não sei como se comportaria em polegadas menores, talvez, neste caso, o arcoíris deva se expandir,
mas a regra é a mesma. cortar 100% dos graves e 30% dos agudos no equalizador gráfico.

O que fiz foi copiar a frequência daqueles antigos carros de som que passavam na rua.

O templo? Meu conterrâneo Carlos Sec, eu não me sinto a vontade para falar sobre onde congrego, mas posso visitar a sua
congregação se for necessário.

O som, que já era baixissímo aqui, mandaram abaixar ainda mais, enfim, estou numa denominação onde só aceitam música ambiente,
triste isso! Pois terei de voltar a virar o falante para o público para ganhar pelo menos em directividade e dar um reverbizinho pra reduzir a pressão,
sobre aqueles que sentam nos primeiros lugares.

Sem volume, aquele grave todo não fará sentido e agora sim é que terei de descaracterizar todo o expectro da música afim de agradar gregos,
visto que, para alguns troianos como eu, estava ótimo.
 
Lembrando que essa experiência de equalização é somente para a voz, para outras origens sonoras a equalização vai do gosto ou necessidade de cada um.
Imagine se precisássemos de um equalizador para cada instrumento? o rack ficaria bem alto e pesado enh!
Eu mando os dois masters para apenas uma caixa de som, o botão pan do canal do mic é direcionado para a parte de cima do EQ e o pan do instrumental para
a parte de baixo, ou seja, é o pan quem determina qual canal receberá aquela equalização.
O mp3 é tocado em dois canais, L e L..... e não L R como de costume.
O som do mic cortou na hora do evento, não sei o que está acontecendo, mexo no cabo e ele volta a funcionar depois de muita luta.
 
Equalização para comprimir, para corrigir afinação? Reverb para reduzir pressão? Acho que alguns conceitos estão se confundindo.

Queria conhecer sua igreja para dar uma ajuda no que for necessário porque esse tipo de equalização não é normal mesmo. Mas tudo bem, entendo e respeito sua posição de cautela.

Se está funcionando para você, só me resta desejar boa sorte.
 
Caixas de som não foram projetadas para trabalhar dessa forma. Se você conseguiu uma melhora utilizando-a desse jeito é porque alguma coisa no som estava muito errada, talvez por excesso de SPL, equalização mal feita ou ainda uso de processadores de forma inadequada. Recomendo que busque identificar o motivo de tal aberração, começando por colocar todos os equalizadores e processadores em flat, inclusive os da Sky 700, com a sala vazia e em baixo volume. Se o som não lhe agradar, faça SUAVES ajustes na equalização da mesa até atingir a sonoridade ideal. Faça ajustes finos quando a sala já estiver com pelo menos metade de sua ocupação completa. Se tiver um RTA e um microfone de medição, use-o. Certifique-se o o ocupante da primeira fileira não esteja recebendo mais do que 90 Db SPL.
 
Olha realmente muito estranho. Uma coisa aprendi, se não sabe mexer em um equalizador deixe ele em flat pior do que esta so fuçando....
A função de um equalizador e como a palavra diz IGUALIZADOR ou seja, deixar as frequencia iguais som o flat. Nao dessa forma que esta fazendo.
Um som ambiente não tem nada haver com um som ao vivo. Creio que poça estar havendo algumas falta de informação ai.
Creio que a igreja deve ser muito pequena pois se uma sky 700 ja supri tudo e virada de costas para o publico. Acho que foi exagero na hora da compra.

Faço as palavras do Kadu as minhas, boa sorte.
 
Tenho uma sugestão:

Existem várias apostilas aqui na sessão de downloads. Recomendo ler e estudar primeiro, porque de tudo o que falou, não concordei com nada em momento algum!

Desculpe, mas não procede.
 
Biritonio, aproveite que o Carlos mora ai perto e chama ele pra conhecer seu sistema, creio que assim já "mate" algumas duvidas e ainda conhece mais um cara feio!rs
 
Back
Topo