Uso de equipamento de 220V/50Hz na rede de 60Hz.

andry110

Well-Known Member
Ola amigos!
Ontem um dos nossos collegas do forum me procurou e fez a pergunta:
se podemos usar equipamento europeu(220V/50Hz) na nossa rede que 'e de 60 Hz.

Nao 'e uma pergunta rara e decidi abrir um topico para esclarecer uns pontos importantes (em resumo , sem muita teoria :) ).
Primeiramente , tem que saber qual tipo de equipamento .Se for relogio (timer),algo motorizado (ventilador , bomba da agua,etc) pode acontecer que voce vai precisar de um conversor pois esse equipamento usa frequencia AC da tomada como referencia de pulso.Com 60 Hz voce tera um relogio bem acelerado :) .
Em seguida, para equipamentos como caixa de som que usa uma fonte estabilizada para alimentacao de amplificador 'e bastante improvavel algum tipo de mal funcionamento pois irregularidade de "transformacao" (devido a frequencia diferente o transformador que tem fisica alterada) seria compencada pelo estabilizacao da fonte.
E por ultimo.
Ha algum tipo de perigo? Dentro das condicoes da rede boa - improvavel.Com oscilacao de energia - o mesmo nivel de preocupacao que seria no caso de 110V/60Hz ou 220V/60Hz pois o que mais queima nosso equipamento seriam :
- surtos;
- falta de aterrameto;
- desbalanceamento de neutro (principalmente no clima humido e com grampos de metal inadequado :) );
- carga indutiva de fase sobrecarregada (devido problemas de fornecimento de energia !) ,
- etc ..
Espero que os mestres de eletrica vao se pronunciar sobre o caso.
Abrcs,
andry110
 
Olá amigos,

É basicamento isso mesmo Andry, para motores, relógios e sistemas com temporizador com certeza vai dar problema, mas para fontes estabilizadas isso não acontece, talvez em algum aparelho muito antigo possa haver alguma alteração pois os circuitos são muito rudmentares, mas nos aparelhos atuais não acontece isso.

Neste fórum explicam isso: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.htforum.com/vb/archive/index.php/t-18020.html">http://www.htforum.com/vb/archive/index ... 18020.html</a><!-- m -->

Ps. Não sou mestre em eletricidade, mas é isso.
 
Se Deus permitir, a popularização das fontes Class-D, com 50/60Hz e variação de 85-260Volts, vai acabar com todos os problemas. Já não era sem tempo!

Fernando
 
Bom, não é há pouco tempo que eu vejo vários aparelhos, mesmo simples, com as inscrições "50/60 Hz".

O ponto que eu pergunto é: de fato as fontes (ao menos as modernas) trabalham bem com 50 Hz independente de qq coisa, ou elas são mesmo projetadas p/ isso (o que leva a crer que a falta de preparação p/ tal frequência causaria problemas)?

Algo que reforça minha dúvida é que certa vez eu li, não lembro onde, que mesmo com todos os problemas da rede elétrica brasileira, a manutenção firme dos 60 Hz era um compromisso bastante forte das distribuidoras de energia, o que leva a pensar que uma variação desse valor seria bem prejudicial.

Pelo menos p/ mim, leigo.
 
TSA disse:
Algo que reforça minha dúvida é que certa vez eu li, não lembro onde, que mesmo com todos os problemas da rede elétrica brasileira, a manutenção firme dos 60 Hz era um compromisso bastante forte das distribuidoras de energia, o que leva a pensar que uma variação desse valor seria bem prejudicial.

A estabilidade de frequecia de AC (tanto 50 , como 60 Hz ) 'e importante pois esta influenciando diretamente na eficiencia de transformacao de energia transmitida.'E fisica..
Para "usuario de tomada final" importancia de precisao de AC se refere a funcionamento dos aparelhos que usam como referencia AC.Por exemplo ... aparelho de TV :) que sincroniza vertical com metade do ciclo de AC fazendo 30 Hz - igual a frequancia de frame.Em geral todo e qualquer equipamento que funciona com AC vai sentir mudanca de 50 para 60 .Agora,se o equipamento usa AC para transformar em DC - nem tanto ou nao vai sentir mesmo.

Abrcs,
andry110
 
Olá Andry,

Realmente equipamentos que possuem retificadores internos não sentirão diferença. Talvez mude alguma coisa no riple do lado CC, mas os bons retificadores têm riple praticamente zerados.

Para motores muda bastante, pois a frequência é diretamente proporcional à velocidade: V=120.f/P

Eu mesmo tenho um amplificador CROWN 220V/50Hz e nunca percebi diferença.

Abraços,
 
Opa Andry.. boa pergunta..

Realmente, aparelhos que utilizam o referencial de frequência da rede alternada sentirá diferenças em seu funcionamento.
Agora, aparelhos com fonte DC é muito improvável que aconteça algo.

Fontes comuns com transformadores e reguladores de tensão possuem uma ponte de diodos para retificar e capacitores para estabilizar a tensão. A diferença entre 50 e 60 Hz é muito pouca para fazer com que os capacitores da fonte não consigam estabilizar a tensão. Aliás, usar 60 Hz é até melhor para estabilizar a tensão retificada, pois os picos de tensão estão mais próximos um do outro.
 
Me deem uma força. Comprei um grupo gerador da marca dynagen gg2700 CL, 2.2kva 4000w. so que nao possuia manual nem etiquetas. e quando liguei geraou certinho, porém em 50hz. ele vai para uma chacara alimentar lampadas e uma geladeira...será que roda? tenho como mudar isso no gerador? pode queimar algo?



Da um help ai.


valeuuu
 
Back
Topo